Chegada de Nuno Moreira faz Coutinho crescer no Vasco

Coutinho melhora desempenho após chegada de Nuno Moreira e tem 4 participações em gols nos 4 jogos que atuou ao lado do português.

Coutinho comemorando gol contra o Fluminense
Coutinho comemorando gol contra o Fluminense (Foto: Matheus Lima/Vasco)

Philippe Coutinho e Nuno Moreira só atuaram juntos em quatro jogos pelo Vasco, mas os efeitos da dupla já são perceptíveis no time. Não é cedo para atestar que a presença do português potencializou a grande referência técnica vascaína. O camisa 11 teve duas de suas melhores atuações ao lado do reforço do clube para a temporada. A partida contra o Melgar foi mais um exemplo.

O empate em 3 a 3 teve um gosto ainda mais amargo pela ótima atuação que Coutinho e Nuno tiveram. Quando os dois deixaram o campo aos 25 minutos do segundo tempo, o Vasco vencia por 3 a 1 e controlava a partida, comandado pelos dois jogadores, que vêm se entendendo bem no lado esquerdo do ataque vascaíno.

Coutinho abriu o placar logo aos três minutos de jogo contra o Melgar em um golaço com a assinatura do meia ex-seleção brasileira. O corte para dentro e o chute de chapa no ângulo é uma jogada que apareceu pouco no futebol do meia no ano passado, que sofria sem conexões no ataque do Vasco.

Depois que Nuno chegou, o meia subiu de produção. Não só pelos dois gols feitos desta maneira, “à lá Coutinho”, mas pelo apoio que tem na região que mais gosta de atuar. Carille tem aproveitado o lado esquerdo do Vasco, com aproximações de Nuno e Piton com o camisa 11, e tem dado certo.

E o efeito foi rápido. Logo na estreia de Nuno Moreira no Vasco, contra o Nova Iguaçu, pela Copa do Brasil, Coutinho marcou duas vezes e teve uma de suas melhores atuações neste retorno ao clube de São Januário. Carille, de imediato, já havia identificado que o português ajudou o meia brasileiro.

– O que mais me deixa feliz é o quanto o Coutinho cresceu dando essa liberdade de ser um armador. Ter um jogador que sabe movimentar, posicionar e trabalhar com poucos toques, que foi o caso do Nuno hoje, cresceu muito o futebol do Coutinho. O Nuno é um jogador muito bom para o equilíbrio da equipe. Um meia que faz o jogo ser rápido através de passes e não de drible – disse Carille depois de Vasco x Nova Iguaçu.

A partida contra o Melgar teve ainda mais influência de Coutinho. Ele marcou o gol que abriu o placar, deu linda assistência de trivela para Vegetti e tabelou com Nuno, que deu passe para Vegetti marcar o terceiro do Vasco. O empate dos peruanos ter saído depois que a dupla saiu não foi por acaso. Eles são os jogadores do atual elenco que têm capacidade de reter a bola no ataque e trabalhar jogadas.

Nos quatro jogos ao lado de Nuno Moreira, Coutinho tem quatro participações diretas em gols (três bolas na rede e uma assistência). Em 2025, o meia já marcou cinco vezes em 12 jogos. Em 2024, foram apenas três em 18 partidas.

Com esperanças em sua nova dupla, o Vasco não tem tempo de descansar e já inicia a preparação nesta quinta-feira para a partida contra o Corinthians, no sábado, na Neo Química Arena. O jogo válido pela segunda rodada do Brasileirão será às 18h30 (de Brasília).

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Vasco tenta reverter péssimo retrospecto recente contra o Flamengo

São apenas duas vitórias, com 11 empates e 17 derrotas nos últimos 30 jogos entre Vasco da Gama e Flamengo, retrospecto péssimo.

Vegetti busca 1º gol contra o Flamengo em 2025

O atacante do Vasco da Gama enfrentou o Flamengo em três oportunidades, não venceu nenhuma delas, nem balançou as redes.

Saiba quantas vezes o Vasco fez mais de 60 pontos no BR de pontos corridos

Marca muito negativa, que demonstra que o Vasco da Gama pouco conseguiu ser competitivo desde o início do formato de disputa.

Preço médio de ingressos para jogos do Vasco é um dos maiores no BR; veja ranking

O Palmeiras lidera a lista de clubes que cobra ingressos mais caros no Brasileiro, e o Vasco da Gama também cobra caro.

Carille terá dura tarefa em duelo contra o Flamengo

Fábio Carille terá que vencer o Flamengo para dar fim a um jejum de 10 anos sem vencer o rival no Brasileiro e se garantir no cargo.

Diego Souza manda recado ao elenco do Vasco antes de clássico

Torcedor do Vasco, Diego Souza é sincero ao mandar forte recado aos jogadores do Clube, antes do clássico.

Relembre a última vez que Vasco venceu o Flamengo no Brasileiro

A última vez que o Vasco da Gama venceu o Flamengo pelo Brasileiro foi em 2015, com gols de Nenê e Rodrigo.

Confira o que está em jogo para o Vasco no clássico deste sábado

Vitória do Vasco diante do Flamengo colaria fim a um jejum de quase 10 anos e daria sobrevida ao técnico Carille.

Paulo Nunes aponta fragilidade e projeta posição do Vasco no Brasileiro

Paulo Nunes apontou as dificuldades que o time do Vasco enfrenta e demonstra preocupação com o time no Brasileiro.

Rayan sobe de produção e briga por posição no Vasco

O jovem atacante Rayan vem entrando bem nos jogos e começa a brigar por vaga no time titular do Vasco da Gama.