Chega de mulas cansadas! É hora de sacodir a poeira no Vasco

Em péssimo fim de ano, o Vasco da Gama precisa começar o processo de reformulação antes mesmo do término da temporada.

Galdames em ação pelo Vasco contra o Palmeiras
Galdames em ação pelo Vasco contra o Palmeiras (Foto: Peter Leone/Agência O Globo)

O Vasco da Gama continuou sua saga de ser saco de pancadas na reta final do Campeonato Brasileiro. Em situação quase definida em relação ao Z4, a equipe vascaína perdeu de forma vexatória para o Corinthians, e a chance de vaga na Libertadores praticamente escapou. O que resta é garantir presença na Sul-Americana.

A

n

Não me entenda errado: considerando os últimos anos, com Séries B, luta direta contra Z4 na Série A, chegar no final do ano relativamente tranquilo está longe de ser o pior dos cenários. No entanto, o contexto de derrotas alarmantes, com atuações péssimas, decepciona o torcedor, ainda mais levando em conta um elenco com folha salarial tão alta.

A sequência negativa de derrotas custou o emprego de Rafael Paiva, que foi muito importante, mas atingiu seu limite no trabalho. Entretanto, o Gigante precisa de mais mudanças, que de preferência que comecem a acontecer de imediato. A possibilidade de testar a garotada nas três rodadas restantes, particularmente, me anima bastante. Os rumores de que a diretoria já está no mercado também.

Mudanças já!

m

Na derrota para o Corinthians principalmente ficou claro que alguns atletas não podem mais vestir a camisa do Vasco. É delicado citar nomes de forma direta por uma questão de ética, mas são casos evidentes como o de Pablo Galdames, Léo e, sendo mais ousado, Dimitri Payet, por exemplo, que não tem feito um bom ano.

O francês tem muita qualidade técnica, mas o custo-benefício tem estado longe de ser dos melhores se considerar o alto salário que recebe e quantas partidas é decisivo. A idade avançada pesa e, pelo menos nessa reta final de temporada, testaria outras opções. Na defesa, é momento de testar nomes como Luiz Gustavo, Lyncon e Leandrinho. Quem sabe não se firmam para 2025? Cabe ao interino Felipe fazer as mudanças acontecerem.

O

Comente

Veja também
Felipe se torna o 14º ex-jogador do Vasco a comandar a equipe; veja a lista

No recorte deste século, Felipe será o 14° ex-jogador a assumir o comando do Vasco da Gama; veja outros nomes.

Saiba os motivos que fizeram Pedrinho apostar em Felipe para técnico do Vasco

Presidente do Vasco da Gama, Pedrinho demitiu Rafael Paiva e elegeu Felipe como interino para as últimas rodadas do Campeonato Brasileiro.

Embate entre Vegetti e Paiva teria acelerado ‘fritura’ do treinador no Vasco

Desavença de Rafael Paiva com o atacante Vegetti foi decisiva para a saída do treinador do comando Cruzmaltino.

Vasco se reapresenta sob comando de Felipe e novidades na comissão técnica

Técnico interino do Vasco da Gama, Felipe irá assumir a equipe nas últimas três rodadas do Campeonato Brasileiro.

Vasco deve dar chance a jovens da base na reta final do Brasileiro

Interino do Vasco da Gama, Felipe irá escalar um time mais jovem nas últimas três rodadas do Campeonato Brasileiro.

Sair da versão mobile