Chances do Vasco de permanecer na Série A diminuem após derrota contra o Flamengo

Vasco da Gama está na 17ª posição, dentro da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, com 30 pontos conquistados.

Vegetti em ação pelo Vasco contra o Flamengo
Vegetti em ação pelo Vasco contra o Flamengo (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

Após uma goleada histórica, com o 7 a 1 em Porto Alegre, o Internacional maximizou suas chances de permanecer na Série A de 82% para 90%, ao mesmo tempo em que colocou o Santos em muitas dificuldades, com as chances de a equipe alvinegra seguir na Série A em 2024 caindo de 61% para 46%.

Vale lembrar que as chances de o Santos ficar na Série A já foram de 23% após a rodada 23, mas depois subiram a 74% após a rodada 26. Essa parece ser a tendência nesta reta final da competição: instáveis, e por isso ameaçadas de irem para a Série B, as equipes vão ver suas chances variarem muito de rodada a rodada.

Com o truinfo no clássico regional em casa sobre o Fortaleza por 2 a 0, o Bahia aumentou suas chances de ficar na Série A de 77,5% para 88%. Já o Cruzeiro saiu vitorioso por 1 a 0 fora de casa no clássico estadual contra o Atlético-MG e aumentou seu potencial de seguir na Série A de 74% para 85%.

Chances das equipes de permanecer na Série A
Chances das equipes de permanecer na Série A (Foto: Infoesporte)

O Corinthians conseguiu o empate em casa no último lance contra o América-MG e como deixou de conquistar dois pontos em casa, suas chances de ficar na Série A diminuíram de 80% para 74%. Já o América-MG, apesar do ponto conquistado fora, viu seu potencial de permanência cair de 1,9% para 1,6%.

Ao perder o clássico local como visitante para o Flamengo por 1 a 0, o Vasco diminuiu seu potencial de permanecer na Série A de 68% para 60%. O Goiás empatou fora com o Cuiabá em 1 a 1, e suas chances caíram de 59% para 58%.

Em parceria com o economista Bruno Imaizumi, analisamos todas as finalizações cadastradas pelo Espião Estatístico em 4.079 jogos de Brasileirões desde a edição de 2013, que servem de parâmetro para medir a produtividade atual das equipes no ataque e na defesa a partir da expectativa de gol (xG), métrica consolidada internacionalmente. Os dados ajudam a calcular as chances de cada equipe vencer os jogos restantes, fazendo 10 mil simulações para cada partida a ser disputada, o que resulta nos percentuais do quadro abaixo. A metodologia empregada está explicada no final do texto.

As projeções do Espião Estatístico apontam que o Botafogo já está garantido na Libertadores do ano que vem. Os grandes destaques da rodada foram o Flamengo, que aumentou suas probabilidades de terminar o Brasileirão entre os seis primeiros de 81% para 92%, e o Palmeiras, que aumentou suas chances de 66% para 82% ao derrotar fora de casa o Coritiba.

Chances de G6 do Campeonato Brasileiro
Chances de G6 do Campeonato Brasileiro (Foto: Infoesporte)

Com o empate do Botafogo em casa contra o Athletico-PR em 1 a 1 e a vitória em casa do Bragantino sobre o Fluminense por 1 a 0, o Botafogo teve reduzidas suas chances de 90% para ainda confortáveis 81% e na prática, hoje, apenas o Bragantino poderia sonhar em surpreender nesta reta final ao dobrar suas chance de título de 7,2% para 14,7%.

Chances de título
Chances de título (Foto: Infoesporte)

Metodologia

Apresentamos as probabilidades estatísticas baseadas nos parâmetros do modelo de “Gols Esperados” ou “Expectativa de Gols” (xG), uma métrica consolidada na análise de dados que tem como referência as finalizações cadastradas pelo Espião Estatístico em 4.058 jogos de Brasileirões desde a edição de 2013.

As variáveis consideradas no modelo são: (1) a distância e o ângulo da finalização em relação ao gol; (2) se a finalização foi feita cara a cara com o goleiro; (3) se foi feita sem a presença do goleiro; (4) a parte do corpo utilizada para concluir; (5) se a finalização foi feita de primeira, ajeitada ou carregada; se o chute foi feito com a perna boa ou ruim do jogador; (6) a origem do lance (pênalti, escanteio, cruzamento, falta direta, roubada de bola, lateral etc); (7) se a assistência foi feita de dentro da área; (8) a posição em que o atleta joga; (9) indicadores de força do chute; (10) o valor de mercado das equipes em cada temporada a partir de dados do site Transfermarkt (como proxy de qualidade do elenco); (11) o tempo de jogo; (12) a idade do jogador; (13) a altura do goleiro em jogadas originadas de bolas aéreas; (14) a diferença no placar no momento de cada finalização.

De cada cem finalizações da meia-lua, por exemplo, apenas sete viram gol. Então, uma finalização da meia-lua tem expectativa de gol (xG) de cerca de 0,07. Cada posição do campo tem uma expectativa diferente de uma finalização virar gol, que cresce se for um contra-ataque por haver menos adversários para evitar a conclusão da jogada. Cada pontuação é somada ao longo da partida para se chegar ao xG total de uma equipe em cada jogo. Essa variação indica as chances de os times vencerem cada adversário e, a partir daí, é calculada a chance de os clubes terminarem o campeonato em cada posição.

O modelo empregado nas análises segue uma distribuição estatística chamada Poisson Bivariada, que calcula as probabilidades de eventos (no caso, os gols de cada equipe) acontecerem dentro de um certo intervalo de tempo (o jogo). Para chegar às previsões sobre as chances de cada time terminar o campeonato em cada posição foi empregado o método de Monte Carlo, que basicamente se baseia em simulações para gerar resultados. Para cada jogo ainda não disputado, realizamos dez mil simulações.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Responder

    Chances de permanecer:(lembrando que o Vasco só precisa vencer todos os jogos em casa e empatar 1 fora)

    São Paulo – 45%
    Cuiabá – 44%
    Internacional – 41%
    Bahia e Cruzeiro – 40%
    Corinthians – 39%
    Goiás – 36%
    Vasco e Santos – 35%
    Coritiba – 23%
    América – 22% lembrando que caso vença todos os jogos restantes chegaria a 49 pontos e rebaixaria no processo: Santos, Goiás, Vasco e Coritiba.

  • Responder

    Chances cada vez menores! O Cruzeiro está indo, o Bahia sobre- saindo, Vejam onde está o Cuiabá. E o Vasco naufragando!
    Mesmo com contratações, enriquecendo o elenco, mas sem conquistas vitoriosa. Pra vencer o Fortaleza aqui suaram, sofreram… O Bahia foi até lá, e venceu por 2.
    O Santos vem aqui, e dá baile, ontem perdeu por 7. Fala sério, até quando vão ficar cegos, quando amargarem mais uma SEGUNDONA? Os rubro-negro já estão aguardando esse dia.
    Tira daí esses Postes-idolos, envia a estátua do Roberto para o túmulo dele, a do Romário para o jardim da casa dele. Duvido que ele irá querer…
    Vamos pensar no Vasco hoje, e esquecer o que já passou não tem sentimentos, emoções, é lutar pra vencer e permanecer.

Comente

Veja também
Rafael Paiva é o novo técnico do Sub-20 do Vasco
Saiba quem é Rafael Paiva, técnico interino do Vasco

Treinador do Sub-20, Rafael Paiva irá assumir o comando do Vasco da Gama de forma interina, após a saída de Ramón Díaz.

João Victor em ação pelo Vasco contra o Fluminense
João Victor não enfrenta o Fortaleza pela Copa do Brasil

Zagueiro do Vasco da Gama, João Victor foi expulso contra o Água Santa, na fase anterior da competição nacional.

Cadu Neves renova com o Vasco até dezembro de 2024
Vasco empresta Cadu Neves para a Portuguesa-RJ

Goleiro do Sub-20 do Vasco da Gama, Cadu Neves vai defender as cores Portuguesa-RJ, que irá disputar a Série D em 2025.

Ramón Díaz em jogo contra o Deportivo Maldonado
Ramón Díaz exigiu reforços à 777 Partners antes de deixar o Vasco; veja os nomes

Ramón Díaz se reuniu recentemente com Josh Wander e solicitou a chegada de reforços para resolver os problemas do elenco.

Pedro Martins e Ramón Díaz
Reunião com Pedro Martins pode resultar em permanência de Ramón Díaz no Vasco

Pedro Martins, o novo executivo, assume a direção hoje com a missão de tentar reverter pedido de demissão de Ramón Díaz.