Chance de permanência do Vasco supera a do Botafogo ser campeão do Brasileiro

O Vasco da Gama aparece com 36,1% de chance de seguir na Série A, enquanto caiu para 35,2% a probabilidade do Botafogo levantar o troféu.

Praxedes em ação pelo Vasco contra o Botafogo
Praxedes em ação pelo Vasco contra o Botafogo (Foto: André Durão/ge)

O ditado popular diz que “quem tem um amigo, tem tudo”. Mas no Clássico da Amizade, que terminou com a vitória do Vasco sobre o Botafogo por 1 a 0, mostrou que nem sempre a sabedoria popular está alinhada ao futebol. De acordo com a Bola de Cristal do Brasileirão, ferramenta desenvolvida pelo GLOBO em parceria com a UFMG, hoje o cruz-maltino tem 36,1% de chance de ser voltar à Série B, enquanto o líder do campeonato viu sua probabilidade de título despencar para 35,2%.

Os times atravessam momentos opostos no Brasileirão: enquanto a equipe comandada por Lucio Flavio terminou o primeiro turno com 47 pontos conquistados e uma vantagem de 13 pontos em relação ao vice-líder, o Vasco somou apenas 16, e passou boa parte das primeiras 19 rodadas na zona de rebaixamento. O Botafogo terminou o primeiro turno com 91,3% de chance de título, enquanto o cruz-maltino chegou a 66,7% de risco de ser rebaixado.

Trocas no comando fizeram a situação das duas equipes cariocas se alterarem drasticamente: depois da saída de Castro, o interino Claudio Caçapa segurou a vantagem do Botafogo, mas Bruno Lage teve sequência ruim e fez a gordura derreter. Em sua primeira experiência como treinador principal, Lucio Flavio tem números ainda piores: em seis jogos, ele tem 38,8% de aproveitamento, contra 42,2% do antecessor.

Já a chegada do argentino Ramón Diáz ao Vasco, bem como os reforços da janela de transferências do meio do ano — Vegetti, Medel, Paulinho Paula, Payet e Praxedes são hoje peças-chave do elenco — fizeram o ano do cruz-maltino ter uma guinada total. O time tem a quinta melhor campanha do returno, com 21 pontos conquistados nos 39 possíveis, em um aproveitamento de 53,9%. No mesmo período, o Botafogo somou apenas 12 pontos, número que só é superior ao de América-MG e Coritiba, lanterna e vice-lanterna do Brasileirão.

Fonte: O Globo

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
3 comentários
  • Responder

    São Paulo se garantiu na série A com a vitória sobre o inútil Bragantino e o Flamengo ajudou ainda mais o Botafogo na conquista do título.

  • Responder

    Vasco tem 38% de chance de se manter na série A e Botafogo tem 63% de chance de ser Campeão. Vasco precisa de 46 pontos e Botafogo de 68.

  • Responder

    Não devemos fazer comparações.
    partir do jogo com o Vasco dos que estão lá em cima estou torcendo para o Botafogo.

Comente

Veja também
Torcida do Vasco em São Januário no clássico contra o Botafogo
Torcida do Vasco aplaude o Criciúma e protesta contra a 777 Partners em São Januário

Em tarde desastrosa, o Vasco da Gama perdeu de goleada para o Criciúma e a torcida protestou contra o time em São Januário.

Ramón Díaz durante Vasco x Fortaleza
Ramón Díaz não é mais técnico do Vasco

A saída acontece após a goleada sofrida pelo Vasco da Gama para o Criciúma na tarde deste sábado (27), em São Januário.

Jogadores do Vasco em jogo contra o Criciúma em SJ
Humilhante! Vasco é goleado pelo Criciúma em São Januário: 4 x 0

A partida foi válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na qual o Vasco da Gama sofreu uma goleada em casa.

Dimitri Payet visivelmente bem no treino desta sexta-feira
Relacionados do Vasco contra o Criciúma

Confira os jogadores do Vasco relacionados para o jogo contra o Criciúma neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro.

Carlos Eduardo Mansur
Comentarista do GE apostam na vitória do Vasco sobre o Criciúma

Todos os oito comentarista do Grupo Globo apostaram que o Vasco da Gama vencerá o Criciúma, em São Januário, pelo Brasileirão.