Célio Taveira Filho ex-Vasco brilhou no Nacional

Em 1966, Célio Taveira Filho deixou o Vasco e foi defender o clube uruguaio, onde tornou-se uma referência, sagrando-se campeão em 1969.

Nesta quinta-feira, o Nacional será o rival do Vasco, que busca a primeira posição no Grupo 5 da Libertadores. Mas historicamente, o clube uruguaio pode se dizer “amigo” do futebol do Brasil. Em sua sede, na cidade de Montevidéu, não faltam imagens de ídolos brasileiros e que também deixaram sua marca no país vizinho. No entanto, há também alguns personagens que podem ser considerados “vilões” verde-e-amarelos.

Na galeria de fotos exposta em sua sede, localizada perto do Estádio Gran Parque Central, constam jogadores que se destacaram no Brasil e que também fizeram história pelo Nacional. Nos corredores do local – que além de abrigar a parte administrativa do clube serve como museu e sala de troféus – há imagens dos brasileiros Domingos da Guia, que foi campeão em 1933, e Manga, que defendeu o Nacional na década de 60.

Célio Taveira Filho é a ligação direta entre Vasco e Nacional. Ele foi o maior artilheiro vascaíno na década de 60, quando marcou cem gols – segundo os registros oficiais. Em 1966 deixou São Januário e foi defender o clube uruguaio, onde tornou-se uma referência, sagrando-se campeão em 1969.

Em relação aos uruguaios, o maior destaque é Hugo de León, zagueiro que foi campeão mundial pelo Nacional em 1980 e 88 e conquistou o mesmo título pelo Grêmio, em 83. Rodolfo Rodriguez, que brilhou no Santos, também está eternizado no time campeão intercontinental em 1980. Há também uma imagem de Loco Abreu, que é torcedor fanático do clube e é ídolo do Botafogo.

Mas os personagens que ligam o Nacional ao futebol brasileiro não são apenas heróis. O quinteto formado por Rodolfo Pini, Julio Pérez, Aníbal Paz, Eusebio Tejera e Schubert Gabetta fez parte da seleção do Uruguai que venceu o Brasil na final da Copa do Mundo de 1950, no Maracanã. Os dois últimos foram titulares da Celeste.

Já classificado para as oitavas de final da Libertadores, o Vasco enfrenta o Nacional às 21h50m (de Brasília), no Estádio Gran Parque Central. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o duelo em Tempo Real.

globo esporte

Comente

Veja também
Galdames comemorando gol contra o Água Santa-SP
Galdames fica em 6º lugar em torneio de poker

Sem espaço no Vasco da Gama, Galdames participa de torneio de poker durante folga do elenco e fica na 6ª colocação.

Pedro Moreira, advogado do Vasco, em julgamento do STJD
STJD recusa pedido do Vasco e mantém data na Copa do Brasil

O STJD rejeitou os pedidos de Vasco da Gama e Corinthians e manteve as datas dos jogos de volta da semifinal da Copa do Brasil.

Jornalista Osvaldo Pascoal, da ESPN
Comentarista elege torcida do Vasco como diferenciada do Brasil

Em programa da ESPN, Osvaldo Pascoal elogia a torcida do Vasco da Gama e afirma que ela complementa o time.

Pablo Galdames em treino do Vasco no CT Moacyr Barbosa
Galdames perde espaço no Vasco e joga apenas 58 minutos no 2º semestre

Volante chileno do Vasco da Gama, Galdames não tem recebido muitas oportunidades com o técnico Rafael Paiva.