Cedae, Ferj e Band lançam campanha de sustentabilidade no Carioca

O intuito da campanha é reflorestar uma área do tamanho do Maracanã, e o Campeonato Carioca será o meio de espalhar a mensagem.

Gramado do Maracanã recebe cuidados
Gramado do Maracanã recebe cuidados (Foto: Luã Vitor / Maracanã)

Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), Band e a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) uniram forças e utilizarão o Campeonato Carioca para reforçar a mensagem de sustentabilidade e garantir o reflorestamento de uma área com tamanho equivalente ao do estádio do Maracanã.

Batizada de “Plantando Gols”, a iniciativa vai garantir o plantio de dez mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, para cada gol marcado na competição. O pontapé inicial será dado no clássico entre Fluminense e Vasco, às 18h, no Maracanã. Capitães dos times trocarão mudas de ipês, antes do sorteio para a escolha de lado de campo. Os gols marcados até agora no campeonato também serão contabilizados para se transformar em árvores cultivadas.

A previsão é de que o cultivo ocorra no dia 10 de abril. As mudas serão plantadas em Queimados, em um terreno às margens do rio Guandu, por integrantes do programa socioambiental Replantando Vida, da Cedae, que também é responsável pela produção sete viveiros mantidos pela companhia, utilizando mão de obra de apenados do sistema prisional do Estado.

“O Carioca é o campeonato estadual mais charmoso e, agora, também o mais verde. Trata-se de mais uma ação que comprova que o futebol carioca vai além das quatro linhas. Nós, Federação e clubes, estamos na defesa do meio ambiente, marcando um golaço. E que os artilheiros funcionem muito mais no Campeonato Carioca”, disse o presidente da Ferj, Rubens Lopes.

“A tabelinha entre Cedae, Ferj e Band representa uma vitória para o meio ambiente e para a população do Rio, porque contribui para a segurança hídrica, para a ressocialização de apenados e para a recuperação de áreas degradadas. E quando a gente combina isso com um esporte tão popular, ajuda a chamar a atenção das pessoas para estas questões”, acrescentou o coordenador do Replantando Vida, Alcione Duarte.

“A Band, como a emissora oficial do Campeonato Carioca, está empenhada nessa iniciativa, essencial no processo de restaurar a relação humana com a natureza. E, neste momento, o futebol com a força mobilizadora imensa que tem pode ajudar a formar uma nova geração de protetores e defensores ambientais”, finalizou o diretor geral da Band Rio, André Marini.

Fonte: MKTEsportivo

Mais sobre:BandCedaeFERJ
Comente

Veja também
Edmundo relembra saída do Vasco em 1993
Edmundo defende venda da SAF do Vasco para o grego Marinakis

Ídolo do Vasco da Gama, Edmundo afirmou que o Clube precisa se reestruturar financeiramente para poder lutar por títulos.

Marinakis e Radrizzani têm interesse na SAF do Vasco
Novo investidor da SAF do Vasco pode desembolsar até R$ 1 bilhão

Diretoria do Vasco da Gama já sinalizou que pretende ter um investimento inicial de R$ 350 milhões por uma possível compra de 31% das ações.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Reunião do Conselho do Vasco é interrompida após confusão

Encontro dos Conselho Deliberativo do Vasco da Gama discutia a aprovação do plano de recuperação judicial do Clube.

Elenco do Vasco treina no CT Moacyr Barbosa
Saiba a data de reapresentação dos jogadores do Vasco em 2025

Elenco do Vasco da Gama entrou de férias após o fim do Brasileiro e terá praticamente um mês de descanso até a volta aos treinamentos.

Maicon e Léo, zagueiros do Vasco, em ação contra o Palmeiras
Vasco dá prioridade a contratação de um zagueiro que chegue para ser titular

Com problemas na defesa nos últimos anos, Vasco da Gama mapeia o mercado em busca de um zagueiro que seja a referência