Cedae, Ferj e Band lançam campanha de sustentabilidade no Carioca

O intuito da campanha é reflorestar uma área do tamanho do Maracanã, e o Campeonato Carioca será o meio de espalhar a mensagem.

Gramado do Maracanã recebe cuidados
Gramado do Maracanã recebe cuidados (Foto: Luã Vitor / Maracanã)

Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), Band e a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) uniram forças e utilizarão o Campeonato Carioca para reforçar a mensagem de sustentabilidade e garantir o reflorestamento de uma área com tamanho equivalente ao do estádio do Maracanã.

Batizada de “Plantando Gols”, a iniciativa vai garantir o plantio de dez mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, para cada gol marcado na competição. O pontapé inicial será dado no clássico entre Fluminense e Vasco, às 18h, no Maracanã. Capitães dos times trocarão mudas de ipês, antes do sorteio para a escolha de lado de campo. Os gols marcados até agora no campeonato também serão contabilizados para se transformar em árvores cultivadas.

A previsão é de que o cultivo ocorra no dia 10 de abril. As mudas serão plantadas em Queimados, em um terreno às margens do rio Guandu, por integrantes do programa socioambiental Replantando Vida, da Cedae, que também é responsável pela produção sete viveiros mantidos pela companhia, utilizando mão de obra de apenados do sistema prisional do Estado.

“O Carioca é o campeonato estadual mais charmoso e, agora, também o mais verde. Trata-se de mais uma ação que comprova que o futebol carioca vai além das quatro linhas. Nós, Federação e clubes, estamos na defesa do meio ambiente, marcando um golaço. E que os artilheiros funcionem muito mais no Campeonato Carioca”, disse o presidente da Ferj, Rubens Lopes.

“A tabelinha entre Cedae, Ferj e Band representa uma vitória para o meio ambiente e para a população do Rio, porque contribui para a segurança hídrica, para a ressocialização de apenados e para a recuperação de áreas degradadas. E quando a gente combina isso com um esporte tão popular, ajuda a chamar a atenção das pessoas para estas questões”, acrescentou o coordenador do Replantando Vida, Alcione Duarte.

“A Band, como a emissora oficial do Campeonato Carioca, está empenhada nessa iniciativa, essencial no processo de restaurar a relação humana com a natureza. E, neste momento, o futebol com a força mobilizadora imensa que tem pode ajudar a formar uma nova geração de protetores e defensores ambientais”, finalizou o diretor geral da Band Rio, André Marini.

Fonte: MKTEsportivo

Mais sobre:BandCedaeFERJ
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
João Victor em São Januário
Panela de gringos e João Victor querendo sair marcaram desgaste de Ramón Díaz em SJ

Ramón e Emiliano já vinha sendo questionado no Vasco da Gama por comportamentos e escolhas dentro e fora de campo.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Ramón e Emiliano teriam ficados surpresos com o ‘sim’ do Vasco ao pedido de demissão

Ramón e Emiliano Díaz esperavam que a diretoria do Vasco da Gama tentassem demovê-los da ideia de deixar o Clube.

Ramón Díaz é demitido do Vasco
Sormani aprova saída de Ramón Díaz e sugere nomes ao Vasco

O jornalista Fábio Sormani afirmou que o técnico Ramón Díaz teria que ser demitido do Vasco da Gama após o Brasileiro de 2023.

Ramón Díaz durante treino do Vasco
Lideranças do elenco tentaram evitar saída de Ramón Díaz

Apesar das tentativas dos jogadores do Vasco da Gama, a demissão de Ramón Díaz aconteceu logo após o final do jogo em São Januário.

Conselho Deliberativo do Vasco em reunião na Sede Náutica da Lagoa
João Carlos Nóbrega cita 5 motivo e pede desligamento do quadro social do Vasco

Benemérito e sócio do Vasco da Gama há mais de 30 anos, Nóbrega entende que o Clube não existe mais, sendo uma mera caricatura.