CBF mostra ao Vasco imagens e áudios do VAR no lance do gol do Internacional

A CBF mostrou a dirigentes do Vasco da Gama as imagens e áudios do VAR no lance do gol do Internacional, do último domingo.

Jogadores do Vasco esperando árbitro conferir o VAR
Jogadores do Vasco esperando árbitro conferir o VAR (Foto: Código 19/Agência O Globo)

Em reunião nesta sexta-feira, a comissão de arbitragem da CBF mostrou a representantes do Vasco as imagens e áudios do VAR no lance do gol do Internacional. O vídeo mostra que o sistema de linha de impedimento confunde as linhas do campo com a linha da sombra e, por isso, perde a referência para verificar o lance. Não há checagem de fato do impedimento pelo vídeo e a decisão da arbitragem do campo é mantida. O problema não foi inédito.

No domingo passado, o volante colorado Dourado fez um gol de cabeça em cruzamento na área em jogo contra o Vasco. Logo em seguida, o árbitro Flávio Rodrigues passa a esperar a checagem do VAR para saber se o jogador estava impedido.

Em cerca de três minutos, as imagens do VAR mostram os operadores tentando traçar a linha de impedimento. Mas sempre que há uma tentativa: o sistema considera como linha lateral a fronteira entre a sombra e o gol. Com isso, causa uma distorção no sistema e nas referências de campo que impede a correta verificação.

Os árbitros do VAR repetem para Flávio Rodrigues que não conseguem traçar a linha. Tentam fazer as paralelas do campo na mão, mas não conseguem uma referência. Após mais de três minutos de tentativas, eles desistem e avisam que não dá para checar o impedimento. Durante esse período, os auxiliares de vídeo não tentam checar no olho o impedimento. Isso contraria a informação dada pela CBF de que o lance tinha sido checado no vídeo.

Ao final, com o fracasso do sistema, os árbitros do VAR avisam para Flávio Rodrigues que é para manter a decisão de campo do auxiliar de arbitragem (bandeira), isto é, de validar o gol. As imagens mostram que Dourado está encoberto por Cuesta, entre outros jogadores, na visão do auxiliar de campo.

Por isso, dirigentes do Vasco continuam com a impressão de que Dourado estava impedido. O clube seguirá com sua ação no STJD para tentar anular a partida com a alegação do lance do VAR.

O Vasco está na zona de rebaixamento do Brasileiro, um ponto atrás do Bahia, a duas rodadas do final do Brasileiro. Enfrenta o Corinthians, no domingo.

Durante a reunião, a comissão de arbitragem admitiu que não foi a primeira vez que houve o problema de descalibragem do VAR. Isso já tinha ocorrido em outras partidas, mas não afetou um lance decisivo como no caso do jogo Vasco x Internacional.

Depois da descalibragem do sistema do VAR, a CBF conseguiu resolver alguns minutos depois. Ou seja, voltaram a funcionar as linhas de impedimento ainda durante a partida. A confederação também mostrou que o sistema estava funcionando antes da partida e só descobriram o problema das linhas na hora do gol do Internacional.

Fonte: Rodrigo Mattos

3 comentários
  • Responder

    Vejam bem! Só o que me lembro: o Vasco foi prejudicado no jogo contra o Flamengo no primeiro turno (erro grosseiro da arbitragem), contra o São Paulo no segundo turno (tb. erro grosseiro) e toscamente, covardemente, contra o Bahia em jogo recente! O jogador do Bahia deu um coice indecente e sem bola no Benitez e só simplesmente falta. Logo em seguida, o zagueiro do Vasco, na tentativa de fazer o gol, disputando a bola com o arqueiro adversário, levantou bem a perna e o atingiu no rosto, mas lembrem-se: em disputa da bola!!!!! Resultado? expulsão do jogador do Vasco. Bem, não ficou só aí. Posteriormente, numa disputa acirrada na área, um jogador do Vasco sofreu falta violenta dentro da área: PÊNALTI, sem qualquer sombra de dúvida! O que o soprador fez? Simplesmente, sem consultar VAR e nem ninguém, nem mesmo o sacudidor de bandeira chamado de bandeirinha e alegou que a bola havia saído! Consequência: 2 pontos perdidos! É possível? Então qual o recurso? Que a CBF nomeie, sempre, juiz e bandeirinhas internacionais para os jogos do Clube de Regatas Vasco da Gama!

  • Responder

    Como assim?? Querem Garfa mesmo?

    O jogador (Careca), estava a frente , igual aquele lance de Márcio Araújo no carioca.

    Absurdo esse Bandeira tem olho onde? No cú

    • É! Deve ser lá mesmo!

Comente

Veja também
Técnico do Melgar projeta jogo contra o Vasco

Wálter Ribonetto, técnico do Melgar, revelou suas expectativas para o duelo contra o Vasco da Gama nesta quarta-feira.

É hoje! Vasco enfrenta o Melgar às 19h pela Copa Sul-Americana

O Vasco da Gama enfrenta o Melgar no Estadio Monumental Virgen de Chapi, nesta quarta-feira, em estreia na Sul-Americana.

Definida a arbitragem para Melgar x Vasco pela Sul-Americana

Confira a arbitragem para o jogo entre Melgar e Vasco da Gama nesta quarta-feira, pela estreia na Sul-Americana 2025.

Escalação do Vasco contra o Melgar

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o Melgar, nesta quarta-feira, pela estreia na Sul-Americana.

Vasco tem retrospecto favorável contra times peruanos; veja números

Com 80% de aproveitamento contra times peruanos, o Vasco enfrenta o Melgar nesta quarta-feira pela estreia na Sul-Americana.

Veja como chega o Melgar para o duelo contra o Vasco

Melgar é o atual líder do Peruano, com 100% de aproveitamento, e encontra o Vasco pela 1ª vez na Sul-Americana.

Léo Jardim projeta jogo contra o Melgar e revela já sentir efeitos da altitude

Léo Jardim espera jogo difícil contra o Melgar, mas disse que a equipe está preparada para fazer uma boa partida.

Vasco vence o Mazagão no jogo de ida das quartas da Copa do Brasil Sub-17

O Vasco venceu o Mazagão por 3×1, no estádio Glicério Marques, pelo jogo de ida das quartas da Copa do Brasil Sub-17.

Carille deve repetir escalação do Vasco para enfrentar o Melgar

O técnico Fábio Carille deve repetir a equipe que venceu o Santos para a estreia na Sul-Americana, contra o Melgar.

Com a presença da torcida, Vasco treina em Arequipa antes de enfrentar o Melgar

Cerca de 40 torcedores locais, acompanharam o treino do Vasco da Gama no Estádio Municipal de Sachaca, nesta terça.