CBF mostra ao Vasco imagens e áudios do VAR no lance do gol do Internacional

A CBF mostrou a dirigentes do Vasco da Gama as imagens e áudios do VAR no lance do gol do Internacional, do último domingo.

Jogadores do Vasco esperando árbitro conferir o VAR
Jogadores do Vasco esperando árbitro conferir o VAR (Foto: Código 19/Agência O Globo)

Em reunião nesta sexta-feira, a comissão de arbitragem da CBF mostrou a representantes do Vasco as imagens e áudios do VAR no lance do gol do Internacional. O vídeo mostra que o sistema de linha de impedimento confunde as linhas do campo com a linha da sombra e, por isso, perde a referência para verificar o lance. Não há checagem de fato do impedimento pelo vídeo e a decisão da arbitragem do campo é mantida. O problema não foi inédito.

No domingo passado, o volante colorado Dourado fez um gol de cabeça em cruzamento na área em jogo contra o Vasco. Logo em seguida, o árbitro Flávio Rodrigues passa a esperar a checagem do VAR para saber se o jogador estava impedido.

Em cerca de três minutos, as imagens do VAR mostram os operadores tentando traçar a linha de impedimento. Mas sempre que há uma tentativa: o sistema considera como linha lateral a fronteira entre a sombra e o gol. Com isso, causa uma distorção no sistema e nas referências de campo que impede a correta verificação.

Os árbitros do VAR repetem para Flávio Rodrigues que não conseguem traçar a linha. Tentam fazer as paralelas do campo na mão, mas não conseguem uma referência. Após mais de três minutos de tentativas, eles desistem e avisam que não dá para checar o impedimento. Durante esse período, os auxiliares de vídeo não tentam checar no olho o impedimento. Isso contraria a informação dada pela CBF de que o lance tinha sido checado no vídeo.

Ao final, com o fracasso do sistema, os árbitros do VAR avisam para Flávio Rodrigues que é para manter a decisão de campo do auxiliar de arbitragem (bandeira), isto é, de validar o gol. As imagens mostram que Dourado está encoberto por Cuesta, entre outros jogadores, na visão do auxiliar de campo.

Por isso, dirigentes do Vasco continuam com a impressão de que Dourado estava impedido. O clube seguirá com sua ação no STJD para tentar anular a partida com a alegação do lance do VAR.

O Vasco está na zona de rebaixamento do Brasileiro, um ponto atrás do Bahia, a duas rodadas do final do Brasileiro. Enfrenta o Corinthians, no domingo.

Durante a reunião, a comissão de arbitragem admitiu que não foi a primeira vez que houve o problema de descalibragem do VAR. Isso já tinha ocorrido em outras partidas, mas não afetou um lance decisivo como no caso do jogo Vasco x Internacional.

Depois da descalibragem do sistema do VAR, a CBF conseguiu resolver alguns minutos depois. Ou seja, voltaram a funcionar as linhas de impedimento ainda durante a partida. A confederação também mostrou que o sistema estava funcionando antes da partida e só descobriram o problema das linhas na hora do gol do Internacional.

Fonte: Rodrigo Mattos

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
3 comentários
  • Responder

    Vejam bem! Só o que me lembro: o Vasco foi prejudicado no jogo contra o Flamengo no primeiro turno (erro grosseiro da arbitragem), contra o São Paulo no segundo turno (tb. erro grosseiro) e toscamente, covardemente, contra o Bahia em jogo recente! O jogador do Bahia deu um coice indecente e sem bola no Benitez e só simplesmente falta. Logo em seguida, o zagueiro do Vasco, na tentativa de fazer o gol, disputando a bola com o arqueiro adversário, levantou bem a perna e o atingiu no rosto, mas lembrem-se: em disputa da bola!!!!! Resultado? expulsão do jogador do Vasco. Bem, não ficou só aí. Posteriormente, numa disputa acirrada na área, um jogador do Vasco sofreu falta violenta dentro da área: PÊNALTI, sem qualquer sombra de dúvida! O que o soprador fez? Simplesmente, sem consultar VAR e nem ninguém, nem mesmo o sacudidor de bandeira chamado de bandeirinha e alegou que a bola havia saído! Consequência: 2 pontos perdidos! É possível? Então qual o recurso? Que a CBF nomeie, sempre, juiz e bandeirinhas internacionais para os jogos do Clube de Regatas Vasco da Gama!

  • Responder

    Como assim?? Querem Garfa mesmo?

    O jogador (Careca), estava a frente , igual aquele lance de Márcio Araújo no carioca.

    Absurdo esse Bandeira tem olho onde? No cú

    • É! Deve ser lá mesmo!

Comente

Veja também
Pedrinho é o presidente do Vasco
Pedrinho repetiu 9 vezes a frase ‘não posso falar’ em coletiva

O presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, limitou as declarações sobre a SAF para não quebrar cláusulas de confidencialidade.

Maicon em entrevista coletiva no CT Moacyr Barbosa
Maicon detalha preparação e garante Vasco melhor no Brasileiro 2024

Zagueiro, reserva do Vasco da Gama atualmente, ressaltou que o período sem jogos é importante para aprimorar a condição física dos atletas.

Estádio do Maracanã
Consórcio se manifesta sobre proibição de garrafa d’água no Maracanã em Nova Iguaçu x Vasco

Consórcio Maracanã foi notificado pelo Governo Federal sobre denúncias relacionadas à hidratação do público em Nova Iguaçu x Vasco da Gama.

Abel Braga durante entrevista coletiva
Abel Braga relembra passagem pelo Vasco e comenta saída de Alexandre Mattos

Abelão foi diretor técnico do Vasco da Gama em 2023, deixando o Gigante em meio à demissão de Paulo Bracks.

Payet com o terço dado por vascaíno
Payet entregará camisa do Vasco a Lula e a Macron

O meio-campista do Vasco da Gama, Dimitri Payet, entregará as camisas durante jantar em São Paulo nesta quarta-feira.