Carlos Osório defende contrato da venda da SAF do Vasco à 777 Partners

Ex-vice presidente do Vasco da Gama, Carlos Osório dá detalhes do contrato e defende venda da SAF à 777 Partners.

Carlos Roberto Osório
Carlos Roberto Osório (Foto: João Pedro Isidro/Vasco)

Ex-vice-presidente do Vasco, Carlos Osório defendeu o contrato da venda da SAF à 777 Partners. O clube tirou a empresa do comando do futebol em maio do ano passado, após conseguir uma liminar. O imbróglio judicial ainda está em curso.

Nada indicava que aquela empresa fosse sofrer um colapso econômico-financeiro, como acabou sofrendo. Então, naquele momento do negócio, não havia nenhuma indicação, ao contrário, nós tínhamos assessores, empresas de consultoria de primeira linha, nível mundial, dando ok para que o negócio seguisse.

O que aconteceu

O ex-presidente Jorge Salgado e Carlos Osório compareceram à posse de João Paulo Magalhães como novo presidente do Botafogo. O evento aconteceu na noite da última quinta-feira, na sede do Alvinegro.

O Vasco assinou o contrato com a 777 em setembro de 2022. A empresa adquiriu 70% das ações da SAF, e o clube ficou com os outros 30%. O pré-acordo com a empresa havia sido firmado em fevereiro, em viagem de Salgado a Miami.

“Temos de separar esse processo olhando a linha do tempo. Quando o negócio foi feito, nós tínhamos absoluta confiança na 777, todas as informações do background check, todos os técnicos, KPMG, consultoria, auditoria, enfim, o Vasco buscou todas as precauções para atrair o investidor com condições financeiras e ambição. Naquele momento, tínhamos absoluta confiança no investidor. Depois que comprou o Vasco, comprou o Hertha Berlin, comprou um clube na França, comprou um clube na Austrália. fez um aporte importante para o Everton [da Inglaterra]”, disse.

“Depois que eles entraram e o tempo começou a andar. No pagamento do aporte de setembro de 2023, tivemos um primeiro problema, um atraso, que ensejou inclusive em uma notificação do clube. Eles honraram e ficaram, rigorosamente, em dia, mas acendeu uma preocupação e o clube se posicionou. Então, esse é um processo. Grandes negócios estão sujeitos, infelizmente, a esse tipo de coisa. Não é o que nós gostaríamos, mas o importante é que o arcabouço jurídico do negócio protegeu e protege o Vasco, e permite que o clube dê essa virada na busca de um novo investidor”.

Atual presidente do Vasco, Pedrinho já fez críticas à antiga diretoria. Em coletiva realizada em novembro do ano passado, o mandatário chegou a citar nominalmente o ex-presidente Salgado, o ex-CEO Luiz Mello — levado ao clube por Salgado —, o ex-VP financeiro Adriano Mendes e até Júlio Brant, que não integrava a diretoria, mas é um ator político do clube.

À época, Pedrinho ressaltou que foi aberta uma investigação sobre o contrato do Vasco com a 777. “Se não acontecer uma investigação, vamos normalizar o que foi feito aqui. O cenário é esse”, disse, na ocasião.

“Estamos absolutamente tranquilos com o que foi feito. Estamos tristes, evidentemente, com o desfecho desse nosso primeiro investidor, mas o clube está protegido, a administração tomou as medidas necessárias, e o clube tem um contrato em vigor que permite que ele siga em direção ao futuro”.

Osório afirmou estar à disposição para esclarecimentos para o Conselho Deliberativo. “Tanto eu quanto o presidente estivemos na comissão que foi montada pelo Conselho Deliberativo, conversamos, apresentamos as informações necessárias, e estaremos lá quantas vezes forem necessárias”.

Vasco x 777

O Vasco associativo retomou o controle da SAF da 777 Partners em maio do ano passado. A liminar foi concedida pelo juiz Paulo Assed Estefan, da 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro.

(…) DEFIRO a cautelar requerida e SUSPENDO os efeitos do CONTRATO DE INVESTIMENTOS e do ACORDO DE ACIONISTAS, que concedem o atual controle da VASCO DA GAMA SOCIEDADE ANÔNIMA DO FUTEBOL à. Com isso, estão suspensos, também, os direitos societários (políticos e patrimoniais) da 777 CARIOCA LLC e devolvido o controle da companhia ao CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA, afastando-se os conselheiros indicados pela 777 CARIOCA LLC do Conselho de Administração da SAF (…)
Trecho da decisão do juiz Paulo Assed Estefan

A liminar ainda afastou todos os integrantes da 777 do Conselho de Administração da SAF. Antes da decisão, ele era composto por cinco cadeiras da empresa: Josh Wander, Andres Blazquez, Donald Dransfield, Nicolas Maya e Steven Pasko. E duas do associativo: Pedrinho e Paulo César Salomão. O quinteto americano está fora e o clube agora tem o poder de indicar os substitutos.

O juiz Paulo Assed Estefan classificou as operações da 777 Partners como “estranhas”. Cita, por exemplo, um “saque a título de empréstimo” logo após um dos aportes ao Vasco.

O Vasco teve como objetivo garantir que as ações da SAF não fossem penhoradas ou dadas como garantia em caso de falência ou insolvência da 777. O clube indicou o artigo 477 do Código Civil.

A ação também citava processos de fraude que a 777 tem respondido no exterior. Houve também uma referência sobre um suposto afastamento de Josh Wander e Steve Pasko do Conselho de Futebol da empresa. Ela apontava também que os 30% comprados pela 777, com os aportes já realizados, estão preservados.

A “A-CAP” — seguradora que tomou o controle dos ativos da companhia norte-americana — assumiu o controle de ativos da 777. A empresa que era majoritária na SAF do Cruz-Maltino abriu processo de falência.

Por conta de um acordo, a A-CAP é obrigada a avisar ao Vasco sobre qualquer negociação. Além disso, uma eventual transação precisa ter a anuência do Cruz-maltino, situação que o deixa seguro judicialmente mesmo com as notícias mais recentes.

Fonte: UOL


5 comentários
  • Responder

    JORGE SALGADO E OSÓRIO…. ESSES DOIS SENHORES TEM QUE SER BANIDOS DO ASSOCIATIVO DO VASCO DA GAMA. TEMBEM TEM QUE SEREM INVESTIGADOS CRIMINALMENTE.

  • Responder

    JORGE SALGADO E OSÓRIO…. ESSES DOIS SENHORES TEM QUE SER BANIDOS DO ASSOCIATIVO DO VASCO DA GAMA. TEMBEM TEM QUE SEREM INVESTIGADOS CRIMINALMENTE.

  • Responder

    FALA SÉRIO, SERÁ QUE ALGUÉM NORMAL QUE SE DIZ VASCAÍNO PODE DIZER QUE ESSA MERDA DE CONTRATO COM 777 FOI FOI BOM PARA O VASCO.

    DIZER UMA ESTUPIDEZ DESSA SÓ TEM DOIS MOTIVOS, OU O CARA É LITERALMENTE CONTRA O VASCO, QUER VÊ O FIM DO NOSSO TIME OU COMEU MUITO
    DINHEIRO AO LAD0 DESSE CRETINO FILHO DA PUTA CHAMADO JORGE SALGADO A PIOR DESGRAÇADOS QUE PODERIA TER ACONTECIDO COM O VASCO.

    NÃO SEI COMO O SITE DIVULGA
    UMA SEMELHANTE BOSTA DESSA.
    ESSE TIPO DE GENTE NÃO TEM O MENOR AMOR, RESPEITO E CARINHO PELO NOSSO VASCÃO.

    É ISSO AÍ MARDEN GÓES, ETERNAMENTE VASCAÍNO CONTRA TUDO E CONTRA TODOS.😠😫😠😫😠😫😠😫😠😫😠😫

  • Responder

    Se não é Pedrinho o vasco tava mergulhado em mais dívidas.
    Osório aqui pra nós, a gestão salgado e companhia foi a pior de tds os tempos.

  • Responder

    FALA SÉRIO, SERÁ QUE ALGUÉM NORMAL QUE SE DIZ VASCAÍNO PODE DIZER QUE ESSA MERDA DE CONTRATO COM 777 FOI FOI BOM PARA O VASCO.

    DIZER UMA ESTUPIDEZ DESSA SÓ TEM DOIS MOTIVOS, OU O CARA É LITERALMENTE CONTRA O VASCO, QUER VÊ O FIM RO NOSSO TIME PU

Comente

Veja também
Futuro de Marino Hinestroza no Vasco deve ser definido em breve

Em baixa no Vasco da Gama, Marino Hinestroza deve ter futuro definido em breve e a tendência é um retorno ao futebol colombiano.

Ex-atacante do Vasco encaminha acerto com o Cuiabá

Ex-atacante do Vasco da Gama, Fábio Gomes, que atua no futebol mexicano, está perto de um acerto com o Cuiabá.

Renato Gaúcho aparece em campanha de cortes de carne; veja

Técnico do Vasco da Gama, Renato Gaúcho estrela campanha de cortes de carne, em comemoração ao Dia dos Namorados; veja vídeo.

Torcida organizada do Vasco faz protesto contra Felipe Maestro

Torcida organizada do Vasco cobram explicações sobre investimentos, criticam contratações e aumentam pressão sobre a diretoria.

Pedrinho e Lamacchia se unem para acelerar planejamento do Vasco

Presidente do Vasco da Gama, Pedrinho mantêm conversas diárias com Lamacchia para definir prioridades no elenco e projetos de infraestrutura.

Editora Panini cobra valor milionário do Vasco na Justiça

Empresa pede inclusão de crédito já no processo de reestruturação financeira do Vasco na 4ª Vara Empresarial do Rio.

Vasco lamenta morte do ex-zagueiro Brito, ídolo e campeão pelo Clube

Defensor revelado pelo Vasco da Gama, Brito também marcou época com a camisa da Seleção Brasileira de 1970.

Ação contra a 777 revela negociação do Vasco com José Lamacchia pela SAF

Documentos anexados à cobrança revelam encontros entre a 777, o Vasco da Gama e José Roberto Lamacchia para discutir o acordo.

Morre Brito, ex-zagueiro do Vasco e titular do Brasil na Copa de 70

Ex-zagueiro do Vasco da Gama, Brito foi titular em todos os jogos da campanha do tricampeonato do Brasil na Copa do Mundo.

Vasco vence o Cuiabá e se garante nas quartas do Brasileirão Sub-20

Vasco da Gama vence o Cuiabá por 2 a 1, e garante classificação antecipada às quartas do Brasileirão Sub-20.