Carlos Fonseca defende que haja divisão de ativos entre Vasco e SAF

Presidente do Conselho Deliberativo do Vasco da Gama, Carlos Fonseca deve convocar reunião discutir o tema até o fim do ano.

Jorge Salgado e Carlos Fonseca em reunião do Vasco
Jorge Salgado e Carlos Fonseca em reunião do Vasco (Foto: João Pedro Isidro)

O debate no Conselho Deliberativo sobre a instituição do clube-empresa no Vasco deve ser norteado pela divisão dos ativos entre a associação e a SAF (Sociedade Anônima do Futebol) a ser criada. Esta é a opinião de Carlos Fonseca, presidente do Conselho Deliberativo, que pretende convocar sessão para tratar do tema até o final do ano.

Serão transferidos apenas os direitos dos jogadores? Os contratos de patrocínio? E os sócios-torcedores? Tudo isso depende de estudo, algo que demanda tempo.

– Não é só isso (jogadores). Por exemplo: os sócios. Eu entendo que o sócio-torcedor pode ir para a SAF e o estatutário deve ficar na associação Club de Regatas Vasco da Gama. Eu considero essa preocupação pertinente. Então, acredito que a reunião a ser convocada vai tratar desses temas. O que vai? O que fica? – disse o dirigente.

No entender de Carlos Fonseca, o processo iniciado com o envio do documento, por parte da direção do presidente Jorge Salgado, para a instituição do clube-empresa foi apenas o primeiro passo. O Conselho de Beneméritos também o recebeu e irá se posicionar.

– O que o Conselho Deliberativo, em ocorrendo, vai aprovar agora serão os estudos contábeis e jurídicos, enfim, todos os estudos necessários para a divisão dos ativos. Posteriormente, com a divisão definida, se volta para a apreciação – acrescentou Carlos Fonseca.

Segundo o defendido pela direção, o Vasco manterá controle da empresa a ser criada. A ideia é arrecadar dinheiro com emissão de títulos. Mas há, sim, possibilidade de venda no futuro.

Veja abaixo a entrevista completa de Carlos Fonseca

Qual será o rito adotado pelo Conselho Deliberativo na aprovação da constituição da SAF?

Entendo que o Vasco sempre pôde abrir empresa dentro das determinações de sociedade sem fins lucrativos. A lei da SAF criou a exceção que agora os clubes podem constituir empresa visando ao lucro. Então, o Vasco sequer precisaria pedir autorização ao Conselho para abrir a empresa. Só ver, por exemplo, que o estatuto já fala da possibilidade de filial… O que o Vasco está querendo, na verdade, é abrir uma empresa e transferir ativos do clube para a empresa. É essa transferência de ativos para a SAF que temos de debater e que precisa de autorização do Conselho.

E como isso será feito?

Vai depender da reunião, que deve ser convocada até o fim do ano. Os conselheiros já estão analisando o tema, conversei com as bancadas sobre isso. No meu entender, pode ser deliberado por maioria simples. A diretoria administrativa está fazendo um estudo sobre quais ativos vão e quais ficam. No documento, por exemplo, ela já excluiu a possibilidade de transferir para a SAF as sedes da Lagoa e do Calabouço, assim como todo o complexo de São Januário. Então, o que vai? Não é algo simples de se fazer, depende de estudo e de consultoria, e isso demanda tempo.

Em tese, os ativos que vão para a SAF são os jogadores…

Não é só isso. Por exemplo: os sócios. Eu entendo que o sócio-torcedor pode ir para a SAF e o estatutário deve ficar na associação Club de Regatas Vasco da Gama. Eu considero essa preocupação pertinente. Então, acredito que a reunião a ser convocada vai tratar desses temas. O que vai? O que fica?

É provável, então, que haja uma construção política no Conselho para fazer essa divisão?

A aprovação da SAF, em ocorrendo, deverá conter uma recomendação de apresentação ao Conselho Deliberativo e ao Conselho de Beneméritos dos ativos que serão transferidos. O que Conselho Deliberativo, em ocorrendo, vai aprovar agora serão os estudos contábeis e jurídicos, enfim, todos os estudos necessários para a divisão dos ativos. Estima-se que seriam de 60 a 90 dias necessários. Posteriormente, com a divisão definida, se volta para a apreciação.

A possibilidade de venda do futebol do Vasco ou de parte do futebol do Vasco, sim, depende de aprovação do Conselho?

O que está em debate não é a venda do clube. Isso não existe no documento. Aliás, está bem claro que o Vasco como associação terá o controle da SAF. O documento fala na possibilidade das debêntures (títulos de dívida). Agora, sim, nesse processo todo, um dos pontos possíveis no futuro é a venda. Se chegar nesse passo, a proposta deverá ser aprovada pela Assembleia Geral (sócios do clube), sendo razoável a apreciação do Conselho Deliberativo acerca dos termos da venda para encaminhamento. Vejo como muito responsável essa preocupação, mas isso não é o presente. Só devemos nos preocupar quando e se houver proposta de venda.

O senhor entende que é o momento de o Vasco debater a constituição da SAF?

Acredito que, além das alternativas que se abrem de imediato para o clube, na hipótese de recomendação do Conselho de Beneméritos, aprovação do Conselho Deliberativo e boa avaliação da maioria da comunidade vascaína, será dada uma boa sinalização ao mercado de que o Vasco tem interesse legítimo em participar do processo de transformação em clube-empresa. Mas, como disse, esse é apenas um primeiro passo e não há venda ou proposta a ser avaliada agora. O Vasco está dizendo que concorre por investimentos no Brasil dos principais grupos que operam futebol no mundo. Esses grupos sérios podem até ser mais do que cinco, mas não chegam a dez. Quem não fizer esse debate corre o risco de viver no modelo associativo para sempre em um mercado completamente diferente.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Carlos Fonseca
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Goleiros do Vasco em treino no CT Moacyr Barbosa
Conheça a rotina de treino dos goleiros do Vasco

No Dia do Goleiro, a Vasco TV preparou um vídeo especial mostrando a rotina dos goleiros Léo Jardim, Keiller, Pablo e Phillipe Gabriel.

Barbosa enfrentava o Pelé na decisão do Torneio Rio-SP de 1959
No Dia do Goleiro, relembre grandes expoentes da posição no Vasco

26 de abril se comemora o Dia do Goleiro e o Vasco da Gama já teve grandes nomes na posição, que ficaram marcados na história.

Léo Jardim como novo uniforme de goleiro
Léo Jardim reage ao novo uniforme de goleiro, que estreará contra o Criciúma; veja

Destaque do Vasco da Gama, Léo Jardim conheceu o novo uniforme de goleiro pessoalmente e deu sua opinião sobre a camisa.

Rayan comemorando gol contra o Internacional
Rayan melhora após voltar a posição que se destacou na base do Vasco

Destaque do Vasco da Gama, Rayan deve ganhar sua primeira chance entre os titulares no Campeonato Brasileiro 2024.

Anderson Leonardo, do Grupo Molejo
Vasco lamenta a morte do cantor Anderson Leonardo, do Molejo

O Vasco da Gama lamentou a morte doe Anderson Leonardo, vocalista do Grupo Molejo, aos 51 anos, vítima de câncer.