Carlos Brazil destaca êxito da base do Vasco e elogia trabalho de William Batista 

Crias do Vasco da Gama levantaram o troféu do Campeonato Carioca Sub-20 após vencerem o Flamengo nos pênaltis neste fim de semana.

Carlos Brazil comemora o título Carioca ao lado do CEO Luiz Mello (segurando o troféu), o técnico William Batista (à direita) e Eduardo Húngaro (à esquerda)
Carlos Brazil comemora o título Carioca ao lado do CEO Luiz Mello (segurando o troféu), o técnico William Batista (à direita) e Eduardo Húngaro (à esquerda) (Foto: Matheus Lima/Vasco)

Diferentemente do time profissional, a base do Vasco tem colecionado conquistas e figura entre as melhores do Brasil. No último sábado, a categoria sub-20 ganhou o Campeonato Carioca sobre o Flamengo, consolidando ainda mais o trabalho que vem sendo desenvolvido, principalmente nos últimos cinco anos. O período coincide com a chegada de Carlos Brazil, que foi contratado em 2018 com a missão de reformular as categorias de base.

Desde então, o Vasco vem conquistando títulos, mesmo tendo desfalques de jogadores importantes que rotineiramente reforçam a equipe profissional. Além do Carioca deste ano, o time sub-20 foi campeão estadual em 2020, ano em que ganhou a Copa do Brasil e a Supercopa, títulos inéditos para o clube. Quando não ganhou, o Cruz-Maltino chegou em decisões, como nos Cariocas de 2022, 2019 e 2018, OPG de 2021 e 2019, Copa RS de 2019 e Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2019. Em entrevista ao Lance!, Carlos Brazil divide os méritos do sucesso com toda a equipe.

– O mérito é de todos. Não existe o sucesso de uma pessoa só. Sempre fui contra isso. O sucesso é da equipe de trabalho e nunca pensei diferente. Eu faço a minha parte e todos fazendo a sua parte, dentro de uma engrenagem, o sucesso vai acontecer. Processos e recursos humanos são as coisas mais importantes de uma gestão. Eu como o líder do processo, preciso apenas ter a confiança de todos, para que eles acreditem naquilo que a gente planeja, mas participem também deste planejamento.

O destaque também é visto na categoria sub-17. Atualmente o Vasco é o atual bicampeão carioca (2021 e 2022) e campeão da Copa Rio (2022). Assim como no sub-20, a categoria mais nova também chegou nas finais da Copa do Brasil de 2022, Brasileiro de 2021, Copa Rio de 2021 e Carioca de 2018.

Durante 1 ano e meio, Carlos Brazil não esteve à frente das categorias de base do Vasco. Em junho de 2021, o dirigente recebeu uma proposta do Corinthians e foi trabalhar no clube paulista, mas a passagem durou menos de seis meses. O gerente retornou ao Cruz-Maltino em dezembro para trabalhar na categoria profissional. Foi o responsável por montar o elenco da Série B de 2022 e apesar do acesso, sofreu com as críticas dos torcedores, já que a campanha sofreu altos e baixos.

A conquista do Carioca faz Carlos Brazil recuperar o prestígio e coloca em evidência o trabalho de excelência feito na categoria sub-20.

– O principal mérito dessa geração foi acreditar no trabalho da nova comissão técnica. Era preciso que os meninos acreditassem. Da minha parte acho que era mais fácil. A gente já tinha um trabalho desde 2018, ficamos afastados 1 ano e meio, mas a maioria deles já nos conhecia. Acreditaram no projeto, em fazer mais do que vinham fazendo, acreditaram neles e no próprio talento, que faz com que o trabalho evolua naturalmente – afirmou Carlos Brazil, que completou.

– Foi uma campanha realmente fantástica, apenas uma derrota. Foram campeões invictos da Taça Guanabara e ganhando a maioria dos clássicos. Entendiam que era uma competição importante para a gente, por não ter disputado o Campeonato Brasileiro, mas isso é uma outra história e temos uma crítica muito grande a isso. Eles abraçaram a ideia e foi um sucesso total, um título fantástico, que traz uma energia positiva para o Vasco de uma maneira geral.

Carlos Brazil aproveitou para elogiar o técnico William Batista, que está invicto no comando da equipe sub-20 do Vasco. Para o gerente geral, o treinador tem tudo para ser um grande treinador no futebol brasileiro.

– William teve uma importância fundamental. Essa mudança no projeto, a chegada, a reconstrução de toda a comissão, fez dele uma pessoa muito importante para os meninos. Mais do que um excelente treinador, ele é um ser humano especial. Ele dá lições a cada dia, tem uma energia muito boa, que fez com que os meninos acreditassem mais ainda. Tenho certeza que terá muito sucesso na carreira, demonstrou isso no profissional, deixando uma coisa positiva por lá. Tenho certeza também que no futuro ele será um treinador de ponta no futebol brasileiro. Não tenho dúvida que ele tem todo o conhecimento para isso. Mas tudo tem seu tempo. O retorno dele para o sub-20 foi fundamental para os meninos terem a certeza de que tinham um comandante ao lado deles, que acreditou neles e no projeto.

A decisão de sábado, em São Januário, foi acompanhada por Emiliano Díaz, filho e auxiliar do téncico Ramon Díaz. Carlos Brazil afirmou que pretende se reunir com a nova comissão técnica do time profissional, para tratar sobre a transição dos jogadores da base.

– Eles chegaram agora nesta semana, tem muito trabalho por lá. Tenho certeza que buscaram informações dos meninos com a equipe que trabalha lá. Vão ter tempo para estarem comigo para conversarmos sobre os meninos. Positivo ele ter ido ao jogo, isso demonstra todo o interesse da comissão para conhecerem o Vasco e todos os jogadores que eles podem aproveitar em um futuro próximo. Acho muito legal e espero que possamos nos encontrar o mais breve possível para trocarmos ideias e conversar mais sobre o processo de formação do clube. Tem bastante trabalho pela frente e vamos ajudar no que for possível para fazer a transição dos meninos cada vez melhor – finalizou.

Fonte: Lance!

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    O cara só faz merda, não faz absolutamente nada, basta ver no profissional, e ainda quer segurar o troféu!

Comente

Veja também
Ramón Díaz é demitido do Vasco
Demitido pelo Twitter, Ramón Díaz reclama em esclarecimento: ‘Merecíamos respeito’

Ramón Díaz se manifesta após demissão do Vasco da Gama na noite deste sábado (27), logo após a goleada em São Januário.

Vegetti em ação pelo Vasco contra o Criciúma
Notas dos jogadores do Vasco contra o Criciúma

Notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida deste sábado, contra o Criciúma, pela quarta rodada do Brasileiro.

Dinamite é homenageado pelo Vasco em camisa de Payet
Vasco homenageia Dinamite em camisa de Payet

No duelo diante do Criciúma, o Vasco da Gama homenageou o ídolo Roberto Dinamite mais uma vez e personalizou a camisa 10 de Payet.

Vegetti em jogo contra o Criciúma
Vegetti perde 1º pênalti pelo Vasco

Centroavante do Vasco da Gama, Vegetti desperdiçou cobrança de pênalti na goleada sofrida para o Criciúma.

Jogadores do Vasco contra o Madureira
Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.