CAPRRES do Vasco cria intercâmbio e atende atletas da NBA

O Centro de saúde do Vasco, CAPRRES, tem sido procurado por atletas de outros esportes e vem desenvolvendo um intercâmbio com a NBA.

Projeto criado em janeiro de 2015, o CAPRRES (Centro Avançado de Prevenção, Recuperação e Rendimento Esportivo) já rende frutos no Vasco e começa a se tornar referência fora do clube. Com a filosofia de integrar fisiologia, fisioterapia, preparação física, nutrição e psicologia, e com equipamentos de última geração, o centro de saúde tem sido procurado por atletas de outros esportes e, através de seu coordenador científico, Alex Evangelista, vem desenvolvendo um intercâmbio com a NBA, a famosa liga norte-americana de basquete.

Recentemente, o profissional esteve nos Estados Unidos a convite do Golden State Warriors – que atualmente ostenta a melhor campanha da competição – para trocar experiência com os profissionais americanos e, principalmente, transmitir o trabalho executado no Cruzmaltino chamado de “reabilitação acelerada”, que já lhe rendeu um livro sobre o assunto e foi fundamental na recuperação, por exemplo, do volante Guiñazu, que passou por uma cirurgia no joelho esquerdo em janeiro, tinha a previsão de retorno em 45 dias e voltou com pouco mais de duas semanas.

Na equipe da Califórnia, atletas como o brasileiro Leandrinho, e os norte-americanos Wardell Curry e Harrison Barnes foram um dos que estiveram sob os cuidados do vascaíno.

O desejo principal do Warriors é que se desenvolva um trabalho para manter o padrão físico do time por toda a temporada, sem o risco de um alto índice de lesões musculares ao fim dela, algo comum nos mais diversos esportes. Evangelista, na ocasião, explicou a importância dos treinamentos preventivos, algo que vem sendo executado com os jogadores do Vasco, elenco que tem apresentado um baixo número de lesionados.

Beneficiado com o CAPRRES, Guiñazu chegou a elogiar o centro de saúde publicamente no jogo seguinte a sua recuperação.

“O principal é falar para que todo mundo veja. Chegou um cara aqui no clube (Alex Evangelista) que veio com uma ideia original e sensacional, o Caprres. Isso tem cuidado da nossa saúde, da nossa nutrição… Estamos treinando sem sentir dor, então é parabéns para todos. Isso tem que sair, tem que ser divulgado”, disse na ocasião à Rádio Globo.

Recentemente, o meia Fellype Gabriel, ex-Botafogo e atualmente no Al Sharjah (EAU), esteve no Vasco para ficar sob os cuidados do centro de saúde. Ele se recupera de uma cirurgia no joelho esquerdo.

A dupla bicampeã de vôlei de praia Bárbara e Ágatha é outra que costuma ser auxiliada pelo Caprres.

Leandrinho abre portas e Kobe Bryant se rende ao trabalho

Quem verdadeiramente abriu portas para Alex Evangelista na NBA foi o ala-armador Leandrinho. Em 2013, quando ainda defendia o Boston Celtics, o brasileiro sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, lesão esta que já havia afetado Kobe Bryant e Rajon Rondo.

Sob os cuidados de Alex, Leandrinho surpreendeu e se recuperou em oito meses, bem mais rápido que os outros dois astros. O retorno precoce chamou a atenção dos profissionais da liga norte-americana e um primeiro convite foi feito para se realizar um intercâmbio.

Desde então, Evangelista mantém contato e, quando Kobe Bryant veio ao Brasil, em junho de 2013, fez questão de encontrar o vascaíno para realizar uma avaliação. 

Uol

Comente

Veja também
Sem renovação à vista, 3 volantes podem deixar o Vasco

Sem renovação à vista, Hugo Moura, Tchê Tchê e Jair vivem situação indefinida no Vasco, que busca reforço para o meio-campo.

Cartola: Andrés Gómez lidera ranking dos convocados da Copa

Destaque do Vasco da Gama, Andrés Gómez é o líder em pontuação no Cartola 2026 entre os convocados para a Copa do Mundo.

Vasco é o clube brasileiro com mais gols na história da Copa do Mundo

O Vasco da Gama é um dos clubes do planeta com mais gols na história da Copa do Mundo; Clube lidera entre os brasileiros.

Vasco busca reforços pontuais e prepara saídas para aliviar folha salarial

Vasco da Gama monitora mercado da bola em busca de contratações e trabalha com a saída de alguns jogadores do atual plantel.

Persistência de Lamacchia traz esperança para a SAF do Vasco

Apesar dos entraves recentes, o empresário Marcos Lamacchia segue interessado em adquirir a SAF do Vasco da Gama.

Veja todos os jogadores da história do Vasco convocados para a Copa do Mundo

Do pioneiro Bellini ao uruguaio Martín Silva, a história do Vasco da Gma nas Copas começa bem antes de Andrés Gómez.

Vasco lança nova camisa ‘Ritmo de Copa’ em homenagem a Portugal

Peça desenvolvida em parceria com a Traktor celebra referências culturais, históricas e esportivas ligadas à fundação do Vasco da Gama.

CBF estaria pressionando Lamacchia a desistir da compra da SAF do Vasco

Influência política na CBF coloca negócio entre o empresário Marcos Lamacchia e o Vasco da Gama sob risco de não se concretizar.

GB retorna ao Vasco e deve ser emprestado novamente

Atacante de 21 anos emprestado pelo Vasco não seguirá no Fortaleza, que comunicou a decisão ao Clube e aos representantes do jogador.

Vasco acerta renovação de contrato com JP até o fim de 2028

Vasco da Gama renova contrato de JP até 2028. Meio-campista da base teve vínculo ampliado e segue nos planos do Clube.