Campello se manifesta sobre rebaixamento, possível investigação, e rebate Osório

Alexandre Campello falou sobre o rebaixamento do Vasco da Gama, rebateu Carlos Osório, e falou sobre a possível investigação.

Alexandre Campello em sua época de presidente do Vasco
Alexandre Campello em sua época de presidente do Vasco

O agora ex-presidente do Vasco Alexandre Campello se manifestou pela primeira vez neste sábado, por meio de nota oficial. Incomunicável até então, o médico ortopedista divulgou texto sobre o rebaixamento – no qual pediu desculpas pelo novo fracasso no futebol -, mas também reagiu a críticas e, principalmente, se disse perplexo e indignado com as palavras do vice-presidente de Salgado, Carlos Roberto Osório.

Na coletiva dessa sexta-feira, Osório disse que o Vasco havia sido saqueado por anos e anos, sem fazer referências a nomes e gestões anteriores. Campello lembrou que parte da nova diretoria de Salgado esteve ao seu lado no último triênio – neste caso, sem citar, fazia menção a Adriano Mendes, que foi vice de Campello e agora é o novo vice de finanças de Salgado.

– O Sr. Osório deveria ser mais específico. Quais dos últimos anos? Saqueado por quem? Se ele tem informações a respeito, deveria abri-las a todos os vascaínos. Ao fazer uma afirmação desta gravidade e de forma vaga, como o fez, o Sr. Osório adota uma postura leviana e irresponsável, que em nada se coaduna com o cargo que ocupa. Primeiro por jogar para terceiros a missão de decifrar o que e sobre quem ele está falando; segundo, como consequência da primeira, por incentivar a quem ouve a imaginar de que todos aqueles que passaram pela gestão “nos últimos anos” “saquearam” o Clube – destacou o ex-presidente do Vasco no texto.

Campello também tratou do inquérito que pode ser aberto pelo Conselho Deliberativo na reunião de 4 de março. Seis sócios pediram abertura de procedimento administrativo disciplinar para análise das ações de Campello e mais três ex-presidentes de poderes durante o processo eleitoral.

Sobre a queda, Campello disse que não fugia da responsabilidade, mas a dividiu com gestões anteriores – desta vez, ele próprio não fez referências diretas a quais gestões e gestores se referia.

– Não me eximo da responsabilidade que cabe a mim e a nossa gestão pela queda à Série B. Mas sabemos bem que o quarto descenso nas últimas dez participações do Vasco na primeira divisão do Campeonato Brasileiro é resultado de um processo antigo de deterioração administrativa e financeira do Clube, que ainda exigirá muito tempo para ser contornado – escreveu Campello.

Processo administrativo disciplinar

Os seis associados citaram a perda do direito de votação, depois de realizarem o recadastramento na gestão Campello. Pela maioria dos votos da Junta Deliberativa, a decisão foi pelo afastamento dos anistiados – com votos de Roberto Monteiro, ex-presidente do Conselho Deliberativo, Silvio Godói, ex dos Beneméritos, e Edmilson Valentim, ex do Conselho Fiscal. Faues Mussa, então presidente da Assembleia Geral, e Alexandre Campello, da diretoria administrativa, foram votos vencidos.

O artigo 81, XV, prevê competência do Conselho Deliberativo para “promover inquéritos destinados a esclarecer e apurar ocorrências de interesse social, e julgar as conclusões da das Comissões designadas para tal fim.”

Campello foi incluído no pedido de investigações dos associados, pois não seguiu procedimento regular, o que incluiria a defesa dos sócios para recuperarem direito ao voto. Também lembram que, depois, o quarteto aprovou a entrada de não recadastrados na lista de votantes.

Se o Conselho Deliberativo aprovar abertura do procedimento administrativo disciplinar, será formada Comissão de Justiça, com prazo para direito de defesa de cada um dos investigados. As penas previstas, de acordo com o estatuto, vão de advertência, suspensão de seis meses e até eliminação do quadro social do clube.

Confira a íntegra da nota abaixo:

“Vascaíno

É notório que o Club de Regatas Vasco da Gama atravessa, há décadas, um momento extremamente delicado do ponto de vista financeiro, esportivo e político. O rebaixamento ao segundo escalão do futebol brasileiro vem de muitos anos. Não me eximo da responsabilidade que cabe a mim e a nossa gestão pela queda à Série B. Mas sabemos bem que o quarto descenso nas últimas dez participações do Vasco na primeira divisão do Campeonato Brasileiro é resultado de um processo antigo de deterioração administrativa e financeira do Clube, que ainda exigirá muito tempo para ser contornado.

Recolocar o Vasco da Gama à altura de seu real tamanho requer trabalho árduo, muitas vezes silencioso. À atual gestão, que recebeu de nós TODAS as informações para dar início ao seu mandato da maneira mais tranquila possível, em um processo de transição elogiado publicamente por seus integrantes, urge virar a chave do discurso raso, nitidamente de campanha, parecendo ter o intuito de ganhar tempo e afagos enquanto não consegue entregar resultados concretos.

Por esta razão, não posso deixar de expressar minha perplexidade e indignação com a declaração proferida, ontem (26/2), pelo primeiro vice-presidente geral, Sr. Carlos Roberto Osório, ao dizer que “o Clube foi saqueado nos últimos anos”. O Sr. Osório deveria ser mais específico. Quais dos últimos anos? Saqueado por quem? Se ele tem informações a respeito, deveria abri-las a todos os vascaínos. Ao fazer uma afirmação desta gravidade e de forma vaga, como o fez, o Sr. Osório adota uma postura leviana e irresponsável, que em nada se coaduna com o cargo que ocupa. Primeiro por jogar para terceiros a missão de decifrar o que e sobre quem ele está falando; segundo, como consequência da primeira, por incentivar a quem ouve a imaginar de que todos aqueles que passaram pela gestão “nos últimos anos” “saquearam” o Clube.

O mais curioso é que, ao estimular esta interpretação, o Sr. Osório lança suspeições a esmo sobre integrantes da atual Diretoria Administrativa que participaram de gestões pretéritas do Clube, a começar pelo núcleo do Departamento Financeiro.

Eu tenho plena convicção de que não participei de qualquer saque. O mesmo se estende aos componentes da Diretoria Administrativa no triênio 2018-2020.

Em respeito não apenas a mim, mas a todos que passaram pela gestão do Clube “nos últimos anos”, urge que o Sr. Osório se retrate e, ao mesmo tempo, seja mais específico em suas declarações. Até em benefício próprio, para que não alimente a leitura de que, na falta de algo concreto a anunciar aos vascaínos, o primeiro vice-presidente geral do Clube, com a capacidade retórica que lhe é peculiar, lança ao vento divagações ocas.

Não bastasse isso, também no dia de ontem, tomei conhecimento de que fui citado como alguém a ser “investigado” por atos administrativos supostamente cometidos durante o processo eleitoral. Essa “investigação” estaria vinculada à composição da lista de sócios aptos a votar ou serem votados no pleito de 2020, mais precisamente à inclusão ou não de anistiados.

Pois bem, em nome da verdade dos fatos, não tenho o menor problema em explicar novamente o que já disse reiteradas vezes. Por ocasião da Assembleia Geral Extraordinária referente à apreciação da proposta de eleições diretas, votei, no âmbito da Junta Eleitoral, pela inclusão dos anistiados. Fui voto vencido.

Posteriormente, quando a Junta Eleitoral voltou a se reunir por ocasião da Assembleia Geral Ordinária, não me posicionei sobre o tema por saber que, mais uma vez, seria voto vencido. Como disse publicamente à época, estava claro e flagrante, que os então presidentes do Conselho Deliberativo, Roberto Monteiro, do Conselho de Beneméritos, Silvio Godoi, e do Conselho Fiscal, Edmilson Valentim, estavam decididos a alijar os referidos associados da lista eleitoral.

Pergunto; como eu poderia ser contra a inclusão dos anistiados na lista eleitoral se foi a nossa gestão que, logo em seus primeiros meses, liderou um processo de recadastramento e anistia com objetivo de ampliar a participação dos sócios e propiciar um processo decisório mais democrático?

Destaco ainda que as eleições foram conduzidas pela nossa gestão de forma transparente e honesta, e que eu, tal como apontou um dos candidatos, não fiz uso da “máquina política” em benefício próprio.

Diante destes fatos, causa-me surpresa não apenas que seis conselheiros, sabe-se lá com que motivações, tenham incluído meu nome em uma requisição para a abertura de inquérito, mas, sobretudo, que o atual Conselho Deliberativo concorde em discutir esse pedido.

A impressão que se tem é de que falta coragem ao Conselho Deliberativo para punir os verdadeiros agentes políticos que, ao longo de três anos, por puro revanchismo, prejudicaram veementemente o Clube sob a necessidade única de causar desconfortos políticos, esportivos e financeiros à gestão anterior. Espero que eles tenham, de fato, o destemor tantas vezes alardeado durante a campanha eleitoral de marchar rumo aos reais adversários do Vasco.

Durante três anos, mesmo diante de tantas dificuldades, tornamos o Vasco da Gama um Clube muito melhor do que encontramos. Os resultados esportivos, infelizmente, não acompanharam outras mudanças significativas realizadas durante a nossa gestão e que serão sentidas já pela atual Diretoria Administrativa e pelas próximas que virão. Pedimos sinceras desculpas pelo rebaixamento no campo. Torcemos pelo presidente Jorge Salgado e seus pares. Todos nós, vascaínos, confiamos a eles a missão de seguir nesse caminho de reconstrução do Clube. O momento é delicado, mas pede serenidade. Generalizações devem ser evitadas sob pena de se cometerem injustiças e atuar exatamente como os que querem banir.

Muitos vascaínos se dedicaram ao longo dos últimos três anos para oferecer o seu melhor ao Clube. Generalizar é desrespeitoso e tira a própria credibilidade de quem está no controle momentâneo da narrativa.

Esperamos que a atual gestão não use de gestos irresponsáveis e acusações sem fundamento como cortina de fumaça para encobrir o impacto do rebaixamento, que dói em todos nós, e a ausência, até o momento, de medidas, sobretudo, financeiras prometidas ao longo da campanha eleitoral.

O Vasco precisa de ação e trabalho, não de parolagem irresponsável.

Alexandre Campello da Silveira”

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
13 comentários
  • Responder

    Campello, é melhor você ficar calado. Afinal, você como poste do Eurico, o grande responsável pela triste história do Vasco desde o último real presidente do clube, o Calçada, nada mais fez do que continuar a política suicida de seu padrinho que, afinal, tomou o cargo do eleito Júlio para entrega-lo a você que nada entendia de futebol e, o pior, com sua aquiescência e traição, pois você era parceiro do Júlio. Este é um caso estúpido da ambição humana. Hoje, por sua causa e do seu padrinho, o Eurico, o Vasco é um clube humilhado que está jogando por terra toda a sua bela história anterior! Portanto, cale-se! Nós, que amamos o Vasco, jamais o perdoaremos!

  • Responder

    É triste ver nosso VASCÃO tão maltratado pelo conselho e diretoria que entra, venderam o o Paulinho o Douglas Luiz, e o dinheiro não entrou na conta do Vasco, foi direto para conta Carlos Leite, isto sem Cobrar dinheiro do Luan para o Palmeiras é-o Matheus Vidal dado para o Corinthia. Torcida aí do Rio pressionar estes hospedeiros que só querem prejudicar o nosso time, nenhum deles são vascaíno não.

  • Responder

    Campelo é um grandessíssimo FILHO DA PUTA foi uma catástrofe e pior do que a pandemia do Coronavírus 19 que deixou entubado e quase morto o Gigante da Colina. Agora de maneira sínica e covarde aparece para dizer este festival de merda. VOCÊ SIM É O ÚNICO CULPADO PELA QUEDA DO VASCO. PASSOU TRÊS ANOS DE BRAÇOS CRUZADOS VENDO O TIME SE AFUNDANDO E VOCÊ EM PORTUGAL SUGANDO O RESTINHO DO TIME. VOCÊ MERECIA SER CONSIDERADO PERSONA NON GRATA DO VASCO E UM VERME PARA NÓS TORCEDORES. DESAPAREÇA FILHO DA PUTA DE SÃO JANUÁRIO PARA SEMPRE. É isso aí, Marden Góes.

  • Responder

    Pior Presidente da História do Vasco. Esse cara é um bosta. Não sabe nada de gestão de um clube. Esse roubou demais o Clube e deixou bem no fundo do poço, sendo um pouco mais fundo.

  • Responder

    Vc traíra, incompetente e soberbo, tem culpa sim e MTA….esperar o q de um cara q mete a faca nas costas de um aliado, como fez com Júlio Brant, nas eleições anteriores. É um misto de Judas e psicopata. KD o dinheiro da venda do Paulinho, KD a grana da adesão histórica q a torcida fez, gerando recorde em sócios. Vc é um desastre, um déspota e se esse inquérito for coisa séria e não pra inglês ver, com ctz seu nome vai estar lá. Indigno, está tentando mais um vez se eximir de culpa, típico da sua pessoa, e enganar a torcida com falácias e arrogância. Espero q vc seja homem e suma do Vasco, desapareça e honre o q tem no meio das pernas. Traíra.

  • Responder

    Ortopedista kkk qual quer um é presidente do Vasco kkkk

  • Responder

    Quando fez aquela covardia com o Júlio Brant,eu já sabia que ia ser miserável esse mandato do Campello e eu falo isso não é porque o Vasco caiu pra B não digo por causa da desonestidade que ele ele fez se o cara é capaz de virar adversário do seu parceiro automaticamente ele não ia se importar com o Vasco queria somente deixar o clube nesta situação escondendo as faucatruas passadas vimos ,que ele ,quis admistrar sozinho pra não ter testemunhas.

  • Responder

    Esse ridículo é uma piada. 3 anos ele só piorou a situação do Vasco . Pra mim ele nem homem é. Um bosta isso que ele é

  • Responder

    Seu golpista safado vc é esse salgado saia fora do vasco,salgado vc é igual a o filho da puta do campello!só querem destruir o vasco

    • A punição deveria ser era cadeia seus pilantra.

  • Responder

    Seu golpista safado vc é esse salgado saia fora do vasco,salgado vc é igual a o filho da puta do campello!só querem destruir o vasco vão se fuder

  • Responder

    Sai um entra outro. Só faltam se matar pra se elegerem, depois dividem a culpa pela incompetência com herança maldita, mas com certeza viveram e viverão do bônus obtido durante sua gestão. Pobre torcedores, estamos fadados a sangrar.

  • Responder

    Sai canalha entra canalha. Só faltam se matar pra se elegerem, depois dividem a culpa pela incompetência com herança maldita, mas com certeza viveram e viverão do bônus obtido durante sua gestão. Pobre torcedores, estamos fadados a sangrar.

Comente

Veja também
Hugo Moura durante a apresentação pelo Vasco
Hugo Moura explica escolha pelo Vasco e projeta casa cheia contra o Criciúma

Apresentado de forma oficial no Vasco da Gama, Hugo Moura revelou que está feliz de retornar ao Rio e projetou encontro com a torcida.

Torcedores eternizam o ídolo Dinamite na pele
Torcedores eternizam Dinamite na pele em tatuagem; Vasco TV mostra

Dois torcedores do Vasco da Gama visitaram o Studio da Colina para homenagear o ídolo Roberto Dinamite na pele.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Vasco pode ter novidades em todos os setores contra o Criciúma

O técnico do Vasco da Gama, Ramón Díaz, está ensaiando mudanças na defesa, no meio e no ataque para o jogo contra o Criciúma.

Fábio Gomes comemorando gol pelo Vasco sobre o Criciúma pela Série B 2022
Série B, drama até o fim e Fabio Gomes herói: relembre o último Vasco x Criciúma

Adversários neste sábado, Vasco da Gama e Criciúma protagonizaram jogo emocionante no último encontro, pela Série B de 2022.

Puma Rodríguez em campo contra o Fluminense
Puma se torna última opção e fica atrás de improvisados no Vasco

O lateral-direito do Vasco da Gama, Puma Rodríguez, soma apenas quatro jogos em 2024, e aparece atrás até de jogadores de improvisados.