Campeão Brasileiro pelo Vasco, Marco Aurélio Ayupe lança livro sobre sua carreira

Ex-lateral direito do time do Vasco da Gama, Marco Aurélio Ayupe lança livro contando sua trajetória no futebol.

Marco Aurélio Ayupe nos tempos de Vasco
Marco Aurélio Ayupe nos tempos de Vasco (Foto: Reprodução Internet)

A carreira e a vida do ex-lateral-direito Marco Aurélio Ayupe, que defendeu clubes como Vasco, Corinthians e Grêmio nos anos 1980 e 1990, vão virar livro no interior de Minas Gerais.

“Ayupe: de Roça Grande para o Mundo da Bola”, escrito por Nei Medina, será lançado nesta segunda-feira, em São João Nepomuceno. A cerimônia acontece de 18h30 às 22h, no Museu Municipal, onde ficava a antiga Praça da Estação Ferroviária.

O ex-jogador se diz ansioso para ler o conteúdo do livro. No entanto, ele conta que até tentou e não conseguiu ver a história dele contada por Nei Medina.

“Eu nem consegui ler o livro, porque me emocionei. É uma história de superação, de alcançar objetivos”.

— Fiquei muito feliz pela iniciativa e tenho certeza que todos que adquirirem o livro vão se surpreender com as histórias e com tudo que foi a minha carreira. Hoje as pessoas mais jovens me conhecem a partir do meu projeto aqui em São João, sabem que sou ex-alleta, mas não sabem da história lá atrás, como tudo começou e como alcancei o meu objetivo como atleta profissional — disse.

Ayupe foi revelado pelo América-RJ e teve passagens por clubes grandes do futebol brasileiro, como Vasco, Grêmio, Corinthians, Portuguesa, além de integrar seleções de base. Campeão do Brasileiro em 1989 pelo Cruz-Maltino, onde ficou por 10 anos, da Copa do Brasil em 1994 pelo Tricolor Gaúcho e do Paulistão, em 1997, pelo Timão, ele se diz satisfeito com a trajetória que construiu no futebol profissional.

— Foi uma carreira vitoriosa. Vim de um distrito (Roça Grande, São João Nepomuceno). Saí de casa muito cedo, com 12 anos, onde dormia com a minha mãe. Tivie muitas dificuldades no início da minha carreira, de ficar longe da minha casa, dos meus pais, dos meus amigos. Mas tive apoio muito grande do Jorginho, lateral da Seleção. Me levava para a casa dele, foi um pilar muito grande. Passei por 14 clubes e tenho portas abertas neles, na maioria com títulos. Só no Vasco, foram 10 anos. Alcancei os objetivos de ser campeão, de jogar com grandes atletas, de integrar todas as seleções brasileiras de base, de conduzir a tocha olímpica. Agradeço muito a Deus por ter me dado essa oportunidade — declarou.

Atualmente, Ayupe tenta devolver ao futebol parte do que o esporte o proporcionou. Ele é o responsável pela formação de atletas no Núcleo Esportivo São João Nepomuceno. O ex-lateral-direito, que atende a cerca de 200 garotos, entre 11 e 20 anos, se diz realizado por poder ajudar pessoas que, como ele, têm o sonho de jogarem futebol e aprenderem alguns valores importantes na vida.

— O Núcleo faz parte da minha vida, da minha história. Já faz 20 anos que estou à frente deste projeto, revelando alguns atletas para o futebol brasileiro e do exterior. É muito bacana, mas o nosso maior objetivo não é esse. É formar o cidadão de bem, com caráter, disciplina, compromisso dentro da escola, respeito ao próximo. Esse é o nosso objetivo, o resto é consequência — contou.

Apaixonado pelo resgate da história geral e do esporte em São João Nepomuceno, Nei Medina assina a obra. Autor do livro sobre a carreira do ex-meia Adil Pimenta, que jogou por Corinthians, Cruzeiro, Grêmio e Bahia, o escritor de 58 anos explica que se interessou por contar a história de Ayupe por alguns motivos.

— É uma carreira de coragem, de desafios e uma carreira vitoriosa, por todos os lugares por onde passou, por tudo que ele conquistou. É um cara simples, que conquistou todos os objetivos dele com comprometimento, disciplina, respeito às pessoas. É um cara exemplar, homem de família, orientador das crianças. Ele não é um formador de atletas, é um formador de cidadãos — destacou.

O livro “Ayupe: de Roça Grande para o Mundo da Bola” será vendido por R$ 30. Os interessados podem entrar em contato com Mei Medina pelo telefone (32) 9952-2703.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Treinador Renato Gaúcho
Renato Gaúcho impõe condições para acertar com o Vasco

Renato Gaúcho não abre mão de levar sua comissão técnica para o Vasco da Gama, especialmente dois auxiliares.

Vegetti perde pênalti contra o Atlético-GO
Jornalista revela insatisfação de Vegetti sobre reajuste salarial no Vasco

O atacante Vegetti recebe R$ 578 mil mensais e tem sondagens para ganhar mais do que o dobro no Vasco da Gama.

Treinador Renato Gaúcho
Renato Gaúcho pode reencontrar velhos conhecidos no Vasco

Renato Gaúcho se reunirá com o Vasco da Gama na segunda-feira e pode concretizar seu retorno ao comando do Clube.

Tomás Cuello, atacante do Athletico-PR
Cuello se torna prioridade do Vasco para 2025

Cuello terminou a temporada valorizado no Athletico-PR e preenche os requisitos do Vasco da Gama para a posição.

Vegetti em Vasco x Internacional
Vegetti se manifesta após especulações sobre saída do Vasco

Atacante do Vasco da Gama, Vegetti se manifestou em rede social após ter o nome cogitado em vários clubes brasileiros.