Camisa ‘Vasco SBT’ se torna raridade entre colecionadores

Virou raridade entre colecionadores a camisa do Vasco da Gama com a marca do SBT, uma das grandes polêmicas de Eurico.

Se você ama futebol, provavelmente também possui um interesse todo especial pelas camisas históricas do esporte. Aqui no Brasil são várias, mas uma das peças mais raras pertence ao Vasco da Gama. Ela apareceu em apenas uma partida, mas não foi um jogo qualquer: era a final da Copa João Havelange, o campeonato brasileiro de 2000, e foi usada no último título de Série A conquistado pelo Gigante da Colina.

Mais precisamente, a peça foi usada em 2001. E isso explica boa parte da polêmica. Vasco da Gama e São Caetano eram os finalistas. No jogo de ida, empate por 1 a 1, e no duelo de volta realizado em São Januário, o encontro foi interrompido depois que o alambrado da casa vascaína desabou. Foram 168 feridos, mas apesar do acontecido o dirigente Eurico Miranda insistia para que a partida fosse retomada. Com a negativa, não poupou críticas à TV Globo, que transmitia a final. Insatisfeito pela cobertura do acontecido e com o adiamento daquela decisão.

A finalíssima seria realizada somente em 2001. Em 18 de janeiro e no Maracanã. Na véspera, pessoas da TV Globo já sabiam que Eurico Miranda estava preparando alguma coisa, mas a incredulidade foi geral quando o Vasco entrou em campo com o logo do SBT, canal televisivo rival, mesmo sem receber nada em troca. O Cruz-Maltino tinha como parceiro a marca de sabão em pó Ace, e a trocou apenas para provocar a Globo. Ou melhor: Eurico Miranda, pessoalmente foi o autor de uma peça que, com os anos, passaria a ser um Santo Sudário dos colecionadores de peças futebolísticas.

Em campo, e com o SBT na camisa, O Vasco venceu por 3 a 1 e ficou com a taça. Autor do primeiro gol (Jorginho Paulista e Romário completaram para a equipe carioca, Adãozinho diminuiu para o São Caetano), Juninho Pernambucano confessou que os jogadores ficaram surpresos quando chegaram ao vestiário e viram aquela camisa.

“A gente chegou no vestiário e o uniforme estava lá pronto. Nós não temos nada a ver com isso, fica até complicado fazer qualquer comentário. Nós ficamos brincando com a situação, alguns jogadores ficaram imitando o Silvio Santos no vestiário”, revelou em entrevista realizada no ano de 2001 para a revista Placar. Dono do SBT, Silvio Santos estava nos Estados Unidos quando soube da inusitada homenagem e não escondeu o sorriso ao ver a sua empresa na transmissão da rival: “Há-ae, guarda essa fita que eu quero ver quando chegar”, teria afirmado de acordo com relatos.

Eurico Miranda e Romário

Raridade entre os colecionadores

“No meio do colecionismo de camisa do futebol, a do SBT é realmente uma raridade. E quando a gente fala em raridade, são camisas de 30, 40 anos atrás. De 20, 25 anos para trás, poucas camisas viraram raras, porque a camisa tem que ter uma história por trás. E essa do SBT tem uma história”, explica André Moura, colecionador de camisas e dono da Moura Sport, que produz réplicas de peças famosas do futebol nacional e internacional com extrema qualidade.

“Essa camisa ficou emblemática entre os colecionadores, é uma das poucas camisas dos últimos 20, 25 anos a ter esse peso. Não apenas por ter sido camisa de título, a João Havelange de 2000, mas pela história. Até hoje o torcedor do Vasco da Gama tem o desejo de ter essa camisa. É uma camisa que a gente vende constantemente”, contou para a Goal Brasil.

“Essa camisa virou o que a gente chama de um Santo Sudário do colecionismo nacional. E é uma camisa tão famosa, que torcedores de outros clubes, têm o interesse de conhecer essa história. Chama muito a atenção”.

Camisa do Vasco com logomarca do SBT

Levando em consideração as camisas retrô que não são feitas de algodão, o uniforme de um único jogo que rendeu título é a mais vendida. E após o falecimento de Eurico Miranda, o grande responsável pela peça, na terça-feira (13), o número de pedidos aumentou consideravelmente.

“Foi um dia meio agitado, a gente entende que a camisa do SBT é uma recordação que a pessoa que gosta do Eurico Miranda vai levar para casa. Realmente, você olha para o SBT na camisa e você lembra do Eurico Miranda. Muitas pessoas já entraram em contato com a gente, e acho que a gente vai até fazer uma força tarefa para suprir essa necessidade da galera”.

De fato, nenhuma camisa envolvendo os gigantes do futebol brasileiro – e quiçá do mundo – tem uma história tão ligada a um único dirigente.

Goal

1 comentário
  • Responder

    A 9 do VIOLA é minha! Amo essa camisa. Obrigada André.

Comente

Veja também
Vasco divulga bastidores da vitória contra Audax Italiano; assista

Vasco da Gama revela bastidores da vitória diante do Audax Italiano, pela Sul-Americana, com imagens de vestiário e comemoração.

Hugo Moura visita vascaíno atingido por bala de borracha após clássico

O volante Hugo Moura visitou torcedor do Vasco da Gama ferido após clássico contra o Flamengo; jovem perdeu visão de um dos olhos.

Vasco bate o Santos e assume vice-liderança do Brasileirão Sub-20

Vasco da Gama vence o Santos por 3 a 1 em São Januário, retoma vice-liderança do Brasileirão Sub-20 e segue na cola do Palmeiras.

Renato supera aproveitamento de início de Diniz no Vasco; veja números

Renato Gaúcho chega a marca de 15 jogos pelo Vasco da Gama, melhora o desempenho da equipe e tem aproveitamento superior a Fernando Diniz.

Vasco conquista 1ª vitória fora do país na história da Sul-Americana

Com a vitória de virada diante do Audax Italiano, Vasco da Gama quebra jejum de mais de 20 anos na Sul-Americana.

Artilheiro em 2026, Spinelli acirra briga no ataque do Vasco

Autor de um dos gols do Vasco da Gama contra o Audax Italiano, Spinelli assume artilharia e acirra disputa no ataque.

STJD mantém absolvição e Thiago Mendes reforça o Vasco contra o Athletico-PR

Após novo julgamento, Tribunal Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) mantém decisão inicial e Thiago Mendes está liberado.

Hinestroza dá sinais de evolução e começa a justificar expectativa no Vasco

Atacante colombiano do Vasco da Gama, Hinestroza ainda não emplacou no Clube, mas parece iniciar reação dentro de campo.

Joias da base do Vasco se destacam contra o Audax Italiano; veja lances

Vasco da Gama viu jovens da base se destacarem na partida contra o Audax Italiano, pela Copa Sul-Americana.

Nuno Moreira chega ao 3º jogo seguido com participação em gols; veja números

Meia português do Vasco da Gama, Nuno Moreira tem voltado a se destacar na temporada com gols e passes decisivos.