Camisa LGBTQIA+ e vitória: relembre o último Vasco x Brusque em São Januário
O Vasco da Gama venceu o Brusque no último encontro na Colina Histórica, com direito a estreia da camisa em apoio à causa LGBTQIA+.
Na noite desta quinta-feira (24), às 19h, o Vasco da Gama encara o Brusque, em São Januário, pela nona rodada da Série B. A última vez que os times se enfrentaram na Colina Histórica foi marcante principalmente por um fator extracampo, o lançamento da camisa LGBTQIA+.
O jogo em questão aconteceu em 27 de junho de 2021, há quase 1 ano, pela sétima rodada da Segundona. A camisa em apoio à causa foi divulgada na mesma semana e o confronto seria a primeira vez que o elenco a utilizaria. A reação, no entanto, não foi tão boa por uma ala da torcida.
Trata-se de um assunto que ainda divide opiniões, mas o Cruzmaltino resolver abraçar o movimento de inclusão. Porém, seguindo no extracampo, Leandro Castan que era o capitão vascaíno na época, se envolveu numa polêmica às vésperas do confronto, ao compartilhar uma passagem da bíblia que indicava uma contraversão ao colorido da comunidade apresentado na camisa.
A atitude não pegou nada bem para o zagueiro, que passou a ser persona non grata de muitos torcedores. Inclusive, recentemente, Castan voltou a abordar o assunto e reconheceu que aquilo atrapalhou sua relação com a massa vascaína. Atualmente, o jogador defende o Guarani, que também disputa a Série B.
Vitória
Sobre a partida em si, quem levou a melhor foi o Vasco, mas não foi fácil. O Gigante saiu na frente com gol de Germán Cano, que comemorou levantando uma bandeira em apoio à causa LGBTQIA+, só que o Brusque empatou posteriormente com Edu. Pouco tempo depois, Léo Matos marcou o segundo para os donos da casa e ficou assim mesmo: 2×1.
A efeito de curiosidade, na outra vez que os times se enfrentaram, agora na casa dos catarinenses, o Cruzmaltino voltou a vencer, agora por 1×0, gol solitário de Nenê. Com o ótimo retrospecto recendente a seu favor, ainda mais considerando que o Brusque não vence fora de casa pela Série B desde setembro do ano passado, o Gigante vai em busca da vitória para seguir no G4.
Rapaz, dane-se o preconceito. A camisa ficou show de bola, bonita pra caralho. Foda é que tem sido difícil encontrar à venda.
Leandro Castan estava certo !
Se fosse eu me recusaria a vestir essa camisa .