Câmara de vereadores do Rio aprova PL do potencial construtivo de São Januário

O projeto do potencial construtivo de São Januário foi aprovado por unanimidade entre os parlamentares nesta terça-feira.

Projeto para reforma de São Januário
Projeto para reforma de São Januário

A Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro aprovou nesta terça-feira, em segunda discussão, o projeto de lei do potencial construtivo da reforma de São Januário, estádio do Vasco. O projeto foi aprovado por unanimidade entre os parlamentares, com 44 votos a favor, e seguirá para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes.

A aprovação de Paes deve ser apenas formalidade. O prefeito do Rio de Janeiro já se declarou favorável ao projeto diversas vezes. Nesta terça, ele comemorou a decisão da Câmara nas redes sociais.

Eduardo Paes comemora decisão da Câmara

Em entrevista coletiva após a votação na Câmara, Pedrinho ressaltou o longo processo até a aprovação e explicou os próximos passos da reforma de São Januário.

– Eu sempre faço uma lembrança aos 10 mil torcedores que lá atrás construíram o estádio do Vasco, há 100 anos, sem nenhuma conexão na internet. Os torcedores vascaínos são representados por aqueles torcedores. A reforma terá um impacto econômico para o Vasco, para o estádio, para a Barreira. A sensação é de uma vitória. Estou separando o momento do campo desse momento especial. Nós desejamos começar as obras em dezembro. A venda do potencial está encaminhada.

O projeto recebeu emendas dos vereadores antes da votação final. Os parlamentares adicionaram e alteraram trechos do texto original do projeto de lei entregue pelo Poder Executivo. O principal deles, como informado pelo ge anteriormente, é que o Vasco tenha um aumento do percentual do potencial construtivo a ser vendido no início da obra.

Por unanimidade, as emendas incluídas no projeto foram aceitas, com 44 votos.

O plano de reforma é baseado no que foi desenvolvido pela WTorre na gestão do ex-presidente Alexandre Campello, realizado pelo arquiteto Sérgio Dias. A capacidade seria para cerca de 48 mil torcedores.

Com a aprovação de Paes, o Vasco pode vender o potencial construtivo a uma empresa e iniciar as obras. O plano da direção de Pedrinho é começar a reforma de São Januário em dezembro e terminá-la em 2027, ano do centenário do estádio vascaíno.

O que é potencial construtivo?

O potencial construtivo diz o quanto você pode construir em seu próprio terreno respeitando a zona da cidade em que ele está localizado. Toda cidade tem um plano diretor com as características de cada região. E cada uma dessas áreas tem regras próprias para construção.

O terreno onde está localizado São Januário, por exemplo, é enorme e tem grande potencial construtivo, mas um estádio não demanda a utilização de todo esse potencial. No projeto de lei aprovado na Câmara, o Vasco recebe a autorização para que essa capacidade de construir a mais seja transferida para outro local. No caso, um terreno na região da Barra da Tijuca.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Rafael Paiva comemora volta de Jair aos treinos, mas não estipula data para retorno

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva falou sobre o retorno do volante Jair depois de vários meses se recuperando de uma lesão.

Rafael Paiva torce para que leão de David não seja grave

Rafael Paiva afirmou que David realizará exames amanhã e espera não perder o atacante, já que vem sendo importante no Vasco.

Paiva explica motivo de iniciar com Payet no banco contra o Cruzeiro

Titular do Vasco da Gama, Payet ficou como opção no banco de reservas diante do Cruzeiro; Rafael Paiva explica escolha por Coutinho.

Rafael Paiva analisa empate do Vasco contra o Cruzeiro; veja a entrevista coletiva

O técnico Rafael Paiva analisou o desempenho do Vasco da Gama diante do Cruzeiro e valorizou o ponto conquistado no Mineirão.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Cruzeiro

Notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida deste domingo, contra o Cruzeiro, pela 28ª rodada do Brasileiro.

Sair da versão mobile