Câmara de vereadores do Rio aprova PL do potencial construtivo de São Januário

O projeto do potencial construtivo de São Januário foi aprovado por unanimidade entre os parlamentares nesta terça-feira.

Projeto para reforma de São Januário
Projeto para reforma de São Januário

A Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro aprovou nesta terça-feira, em segunda discussão, o projeto de lei do potencial construtivo da reforma de São Januário, estádio do Vasco. O projeto foi aprovado por unanimidade entre os parlamentares, com 44 votos a favor, e seguirá para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes.

A aprovação de Paes deve ser apenas formalidade. O prefeito do Rio de Janeiro já se declarou favorável ao projeto diversas vezes. Nesta terça, ele comemorou a decisão da Câmara nas redes sociais.

Eduardo Paes comemora decisão da Câmara

Em entrevista coletiva após a votação na Câmara, Pedrinho ressaltou o longo processo até a aprovação e explicou os próximos passos da reforma de São Januário.

– Eu sempre faço uma lembrança aos 10 mil torcedores que lá atrás construíram o estádio do Vasco, há 100 anos, sem nenhuma conexão na internet. Os torcedores vascaínos são representados por aqueles torcedores. A reforma terá um impacto econômico para o Vasco, para o estádio, para a Barreira. A sensação é de uma vitória. Estou separando o momento do campo desse momento especial. Nós desejamos começar as obras em dezembro. A venda do potencial está encaminhada.

O projeto recebeu emendas dos vereadores antes da votação final. Os parlamentares adicionaram e alteraram trechos do texto original do projeto de lei entregue pelo Poder Executivo. O principal deles, como informado pelo ge anteriormente, é que o Vasco tenha um aumento do percentual do potencial construtivo a ser vendido no início da obra.

Por unanimidade, as emendas incluídas no projeto foram aceitas, com 44 votos.

O plano de reforma é baseado no que foi desenvolvido pela WTorre na gestão do ex-presidente Alexandre Campello, realizado pelo arquiteto Sérgio Dias. A capacidade seria para cerca de 48 mil torcedores.

Com a aprovação de Paes, o Vasco pode vender o potencial construtivo a uma empresa e iniciar as obras. O plano da direção de Pedrinho é começar a reforma de São Januário em dezembro e terminá-la em 2027, ano do centenário do estádio vascaíno.

O que é potencial construtivo?

O potencial construtivo diz o quanto você pode construir em seu próprio terreno respeitando a zona da cidade em que ele está localizado. Toda cidade tem um plano diretor com as características de cada região. E cada uma dessas áreas tem regras próprias para construção.

O terreno onde está localizado São Januário, por exemplo, é enorme e tem grande potencial construtivo, mas um estádio não demanda a utilização de todo esse potencial. No projeto de lei aprovado na Câmara, o Vasco recebe a autorização para que essa capacidade de construir a mais seja transferida para outro local. No caso, um terreno na região da Barra da Tijuca.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Paulo Nunes aponta fragilidade e projeta posição do Vasco no Brasileiro

Paulo Nunes apontou as dificuldades que o time do Vasco enfrenta e demonstra preocupação com o time no Brasileiro.

Rayan sobe de produção e briga por posição no Vasco

O jovem atacante Rayan vem entrando bem nos jogos e começa a brigar por vaga no time titular do Vasco da Gama.

Irmã Elaine fala sobre seu amor pelo Vasco após conquistar a torcida vascaína

A freira Elaine, natural de Santarém, no oeste do Pará, realizou o sonho de conhecer São Januário e presenteou o atacante Vegetti.

Alex Sandro deve desfalcar o Flamengo contra o Vasco

Alex Sandro sofreu um edema na região posterior da coxa esquerda e não deve ficar à disposição para o clássico contra o Vasco.

Veja os objetivos e como será realizado o Censo Cruzmaltino

Carlos Amodeo, CEO da SAF do Vasco da Gama, explicou como pretende realizar o levantamento e seus principais objetivos.

Vasco fecha setor Leste Superior do Maracanã para o clássico; veja motivo

Com o setor fechado, a capacidade do Maracanã para o clássico entre Vasco e Flamengo cairá em quase 10 mil torcedores.

Carille vive momento delicado no Vasco antes do clássico contra o Flamengo

Resultado negativo do Vasco no clássico contra o Flamengo pode tornar a permanência de Fábio Carille insustentável.

Dependência? Vasco tem queda aproveitamento e uma vitória sem Coutinho

O time de Fábio Carille tem apenas 25% de aproveitamento em quatro jogos disputados sem o meia Coutinho em campo.

Inteligência Artificial aponta vencedor de Vasco x Flamengo

Vasco da Gama e Flamengo se enfrentam neste sábado (19), às 18h30, no Maracanã, pela quinta rodada do Brasileiro.

Veja as dúvidas e as opções do Vasco para o clássico contra o Flamengo

Fabio Carille segue com dúvidas para montar a equipe titular do Vasco da Gama para o clássico contra o Flamengo.