Cade notifica clubes e investiga irregularidades em contratos com a TV Globo 

O objetivo do Cade é verificar se a Globo favorece times e se impede outras empresas de comprar jogos do futebol brasileiro.

Rede Globo é a maior emissora de TV aberta do Brasil
Rede Globo é a maior emissora de TV aberta do Brasil (Foto: Divulgação)

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) notificou todos os 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro e outros 13 da Série B para que entreguem, até o próximo dia 31, detalhes dos contratos fechados com a Globo para a transmissão do torneio. O órgão deseja saber se a emissora privilegia times em valores e impede negociações e transmissões de outros grupos de mídia.

O F5 teve acesso em primeira mão aos 33 ofícios enviados aos clubes na semana passada. O Cade pede o envio de uma versão pública e outra privada dos esclarecimentos, que precisa ser mandada por e-mail até o fim do mês. Caso os clubes se neguem a prestar esclarecimentos, podem pagar multa administrativa de R$ 5 milhões.

Entre os notificados, estão Flamengo e Corinthians, clubes de maior torcida do Brasil e que tem o maior contrato de televisão com a emissora em valores. Somente pelo Premiére, serviço de pay-per-view para transmissão de jogos, a Globo pagou R$ 270 milhões em 2022 aos dois, de um total de R$ 400 milhões distribuídos aos clubes.

Uma nova notificação também foi enviada para a Warner Bros Discovery solicitando à empresa o detalhamento dos contratos que chegou a ter com clubes até 2021. Em uma reunião realizada com o Cade em julho, a Warner diz que deixou de transmitir a liga nacional por conta de situações criadas pela Globo nos bastidores.

No caso de times da Série B, o Cade deseja saber como é o acordo para a transmissão da segunda divisão nacional, e como ficaria caso alguns destes times subam para a Série A. Hoje, a Globo só tem direitos de TV paga e pay-per-view da Série B, válido até o fim do ano. Na TV aberta, o torneio é exibido pela Band.

O atual acordo entre clubes da divisão de elite e a Globo é válido até 2024. Para 2025, as ligas Forte Futebol e Libra negociam renovações com a Globo. A Amazon, que já é parceira da Globo para os contratos da Copa do Brasil, tem interesse em ampliar esse acordo com a emissora para o Brasileirão e negocia uma entrada conjunta.

O Cade voltou a investigar a Globo por um possível monopólio em junho, ao reativar um inquérito que estava parado desde 2021. Procurado, o órgão diz que não comenta inquéritos em andamento. A Globo também não comenta o assunto.

Fonte: Folha de S. Paulo

Mais sobre:CadeTV Globo
Comente

Veja também
Vasco inicia conversas com o técnico Vasco Matos

Vasco da Gama iniciou conversas com Vasco Matos e avalia o português para assumir o time, após a saída de Renato Gaúcho.

Vasco observa técnicos estrangeiros, mas não descarta Roger Machado

Com nomes argentinos e portugueses na lista, Vasco da Gama monitora técnicos estrangeiros, mas não descarta Roger Machado.

Vasco mira técnicos portugueses para substituir Renato Gaúcho; veja nomes

Vasco da Gama segue em busca de um substituto para o técnico Renato Gaúcho e tem três nomes portugueses no radar; veja.

Carlos Amodeo se manifesta após saída do Vasco

Vasco da Gama comunica saída de Carlos Amodeo e CEO se manifesta com uma mensagem de despedida e agradecimento ao Clube.

Vasco confirma saída de Carlos Amodeo e anuncia chegada de Fred Luz

Em processo de reformulação na gestão, Vasco da Gama confirma saída de Carlos Amodeo e anuncia chegadas de CEO e COO.

Vasco retoma treinos por reação no Brasileiro e reconstrução

Com o Vasco da Gama em processo de reconstrução, elenco se reapresenta para treinos e mira reação na sequência da temporada.

Vasco consulta Palmeiras e avalia empréstimo de Raphael Veiga

Vasco da Gama consulta situação de Raphael Veiga junto ao Palmeiras e acompanha definição do América-MEX sobre o futuro do meia.

Vasco espera fechar com novo treinador e Deossa nas próximas horas

Vasco da Gama trabalha para anunciar treinador até amanhã e concluir negociação por empréstimo de Nelson Deossa junto ao Betis.

Ex-jogador brasileiro que trouxe Payet negocia Aubameyang no Vasco

Experiente atacante gabonês, Pierre-Emerick Aubameyang foi oferecido ao Vasco da Gama para o segundo semestre.

Vasco vence o Flamengo de virada e abre vantagem na semi do Carioca Sub-15

Com gols de Ariel Richard e David Fernandes, Vasco da Gama supera o Flamengo e leva vantagem para o jogo de volta.