Briga do Vasco contra o rebaixamento tem semelhanças com 2004
Luta do Vasco da Gama pela permanência na série A tem semelhanças com o ano de 2004, quando o Clube também brigava para não cair.
O Vasco da Gama, mais uma vez, convive com o fantasma do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Em 2021, o time até que começou bem a competição, chegou a ser líder em dado momento, porém, as más atuações viraram uma constante e, hoje, o time luta para evitar seu quarto rebaixamento na história.
O Twitter NBC Vasco relembrou algumas coincidências de um passado não tão distante onde o Vasco também brigava para não cair e, no final, acabou se salvando do que seria seu primeiro rebaixamento.
No ano de 2004, o Gigante também lutava para não ir para a Série B e na penúltima rodada enfrentou o Athletico-PR, que era o líder do torneio. Neste domingo (14/02), o Cruzmaltino volta a receber o líder do torneio nas rodadas finais (antepenúltima, neste caso) e precisando mais do que nuca da vitória.
Mas voltando há 17 anos atrás, o Vasco também necessitava dos três pontos para se safar e conseguiu, ao derrotar o time paranaense por 1 a 0, que acabou perdendo o título depois. Nesse caso não seria bom se o Internacional deixasse a taça escapar, uma vez que o Flamengo é o principal concorrente do colorado, mas claro que o objetivo principal é que o Vascão da Gama permaneça na elite do futebol brasileiro.
Na ocasião, o gol do Vasco foi marcado pelo zagueiro Henrique, que se profissionalizou no Clube da Cruz de Malta. Atualmente, o Time de São Januário também tem no elenco um defensor revelado nas categorias de base com o mesmo nome, o lateral-esquerdo Henrique.
Outra semelhança é que naquela época, o principal jogador do time era um estrangeiro. O sérvio Petkovic, assim como Germán Cano, foi responsável por comandar o ataque do Vasco e fundamental para a equipe. No Brasileirão, Pet marcou 18 gols e deu 11 assistências.
Confira a ficha técnica da partida entre Vasco e Atlético-PR em 2004
Vasco – Everton; Henrique, Fabiano (Gomes) e Daniel; Thiago Maciel, Ygor, Coutinho, Júnior (Marco Brito), Petkovic e Daniel; Anderson. Técnico: Joel Santana
Atlético-PR – Diego; Marinho, Rogério Corrêa e Marcão; Raulen (Pingo), Alan Bahia (Morais), Fabiano, Fernandinho e Ivan; Denis Marques e Washington. Técnico: Levir Culpi.
Árbitro: Wilson de Souza Mendonça (Fifa-PE)
Cartões amarelos: Henrique (V), Ygor (V), Ivan(A)
Gol: Henrique, aos 21min do segundo tempo