Briga do Vasco contra o rebaixamento tem semelhanças com 2004

Luta do Vasco da Gama pela permanência na série A tem semelhanças com o ano de 2004, quando o Clube também brigava para não cair.

Petkovic em ação pelo Vasco da Gama em 2004
Petkovic em ação pelo Vasco da Gama em 2004

O Vasco da Gama, mais uma vez, convive com o fantasma do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Em 2021, o time até que começou bem a competição, chegou a ser líder em dado momento, porém, as más atuações viraram uma constante e, hoje, o time luta para evitar seu quarto rebaixamento na história.

O Twitter NBC Vasco relembrou algumas coincidências de um passado não tão distante onde o Vasco também brigava para não cair e, no final, acabou se salvando do que seria seu primeiro rebaixamento.

No ano de 2004, o Gigante também lutava para não ir para a Série B e na penúltima rodada enfrentou o Athletico-PR, que era o líder do torneio. Neste domingo (14/02), o Cruzmaltino volta a receber o líder do torneio nas rodadas finais (antepenúltima, neste caso) e precisando mais do que nuca da vitória.

Mas voltando há 17 anos atrás, o Vasco também necessitava dos três pontos para se safar e conseguiu, ao derrotar o time paranaense por 1 a 0, que acabou perdendo o título depois. Nesse caso não seria bom se o Internacional deixasse a taça escapar, uma vez que o Flamengo é o principal concorrente do colorado, mas claro que o objetivo principal é que o Vascão da Gama permaneça na elite do futebol brasileiro.

Na ocasião, o gol do Vasco foi marcado pelo zagueiro Henrique, que se profissionalizou no Clube da Cruz de Malta. Atualmente, o Time de São Januário também tem no elenco um defensor revelado nas categorias de base com o mesmo nome, o lateral-esquerdo Henrique.

Outra semelhança é que naquela época, o principal jogador do time era um estrangeiro. O sérvio Petkovic, assim como Germán Cano, foi responsável por comandar o ataque do Vasco e fundamental para a equipe. No Brasileirão, Pet marcou 18 gols e deu 11 assistências.

Confira a ficha técnica da partida entre Vasco e Atlético-PR em 2004

Vasco – Everton; Henrique, Fabiano (Gomes) e Daniel; Thiago Maciel, Ygor, Coutinho, Júnior (Marco Brito), Petkovic e Daniel; Anderson. Técnico: Joel Santana

Atlético-PR – Diego; Marinho, Rogério Corrêa e Marcão; Raulen (Pingo), Alan Bahia (Morais), Fabiano, Fernandinho e Ivan; Denis Marques e Washington. Técnico: Levir Culpi.

Árbitro: Wilson de Souza Mendonça (Fifa-PE)

Cartões amarelos: Henrique (V), Ygor (V), Ivan(A)

Gol: Henrique, aos 21min do segundo tempo

Comente

Veja também
Hoje tem! Vasco enfrenta o Lanús em São Januário pela Sul-Americana

O Vasco da Gama enfrenta o Lanús às 21h30min desta terça-feira, pela 3ª rodada da fase de grupos da Sul-Americana.

Escalação do Vasco contra o Lanús

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o Lanús, nesta terça-feira, e São Januário, pela Sul-Americana.

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco e Lanús

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco da Gama e Lanús, em São Januário, pela 3ª rodada da Sul-Americana.

Definida a arbitragem para Vasco x Lanús pela Sul-Americana

Confira a arbitragem para o jogo entre Vasco da Gama e Lanús nesta terça-feira, em São Januário, pela Sul-Americana 2025.

Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Jornalista afirma que Fábio Carille é melhor que Filipe Luís

O jornalista Elia Júnior colocou Carille na frente de Filipe Luís, e pontuou que o técnico do Flamengo está no início da carreira.

Tchê Tchê, Payet e Lemos seguem fora; Adson pode voltar contra o Lanús

O atacante Adson treinou normalmente nesta segunda-feira e deve estar na lista de relacionados do Vasco contra o Lanús.

Vasco pode ter mudanças para enfrentar o Lanús

Com possível retorno de Tchê Tchê, Fábio Carille deve promover alterações na equipe titular do Vasco da Gama para enfrentar o Lanús.

Veja os jogadores que mais atuaram sob o comando de Carille no Vasco

Alguns jogadores do Vasco da Gama tem prestígio com Fábio Carille e lideram lista com maior números de partidas em 2025.

Vitória contra o Lanús pode aliviar pressão interna sobre Carille

Além de garantir a liderança do Grupo G, vitória sobre o Lanús pode aliviar pressão interna no Vasco da Gama sobre Fabio Carille.