Bracks cita expectativas ‘acima da realidade’ e diz que elenco está 80% formado

O diretor esportivo do Vasco da Gama, Paulo Bracks, afirmou que criou-se expectativas irreais para iludir os torcedores.

Paulo Bracks em entrevista coletiva
Paulo Bracks em entrevista coletiva no CT Moacyr Barbosa (Foto: Marcelo Baltar)

O diretor esportivo da SAF do Vasco, Paulo Bracks, se manifestou a respeito do mau momento que o Vasco passa na Série A e sobre a movimentação para a contratação de mais reforços. A equipe carioca está na zona de rebaixamento após oito rodadas e é a 18ª colocada, com seis pontos. Apesar de não vencer há sete jogos, o dirigente ressaltou que tem “confiança no trabalho” desenvolvido e que o técnico Maurício Barbieri será mantido no cargo. A próxima partida é contra o Flamengo, na segunda-feira, no Maracanã.

“Tenho total confiança no trabalho do treinador, da comissão técnica. Eu entendo que algumas rotas precisam ser corrigidas, mas vai acontecer de maneira interna. Não me agrada com o padrão do futebol brasileiro de anos e anos de troca de treinador num momento conturbado de resultados sem que seja analisados o trabalho e a perspectiva. Além da busca de uma solução interna”, apontou o cartola, que, no entanto, já demitiu o próprio Barbieri após sete jogos no América-MG, em 2019.

‘A falha é da montagem de elenco sim’, admite o diretor

Em seguida, Bracks reconheceu que houve erros de sua parte no planejamento e na composição do plantel cruz-maltino. E reafirmou que o Vasco vai atravessar o mês de junho sem mudanças dentro e fora de campo.

“Até o início de julho, o elenco é esse, a comissão técnica é essa e a diretoria é essa (…) Se está faltando competitividade em alguns jogos, a falha é da montagem do elenco sim, a falha é da parte técnica sim, e isso vai ser corrigido internamente. Eu assumo meus erros na montagem do elenco. E que bom que eu tenho direito de fazer isso, e ter a prerrogativa de fazer diferente em algumas situações na próxima janela”, disse o dirigente, que, por outro lado, crê que parte da responsabilidade para o momento ruim é das expectativas criadas, sem nominar se isso partiu de pessoas inseridas na política do clube ou da própria mídia.

“Muita gente criou expectativas acima da realidade, e é mais uma forma de iludir o torcedor do Vasco. Pessoas externas ao processo criaram expectativas altas de uma realidade que não é de uma hora para outra que nós conseguimos alcançar. Existem clubes que levaram 4 ou 5 anos para serem fortes dentro do Campeonato Brasileiro. O valor investido nessa nova era do Vasco na primeira janela, é o mesmo que clubes investem em um só jogador. A gente investiu (pagamento aos clubes) em oito jogadores e confio nos oito, montamos 80% do elenco sim”, defendeu-se, em relação às contratações de Léo Jardim, Ivan, Puma, Capasso, Piton, Jair, Pedro Raul e Orellano.

Posições na mira do Vasco a partir de julho

Para a próxima janela de transferências, a partir de 3 de julho, Bracks garante que “já sabe o que fazer”. O Vasco vai atrás, prioritariamente, de um volante, um meia de ligação (que já está “adiantado e não pode vazar”, segundo o diretor) e já está acertado com mais um atacante. Este último tem tudo para ser Serginho, do Giresunspor-TUR, que já assinou um pré-contrato com o clube. No entanto, ele ainda luta contra o rebaixamento na liga local até a próxima semana. Há a possibilidade de mais uma centroavante para disputar posição com Pedro Raul e um zagueiro pela direita, já que Robson, Capasso e Miranda, até aqui, não inspiraram confiança.

“Eu não quero fazer a cortina de fumaça, porque estamos na oitava rodada e em uma posição e pontuação que não queremos. Só isso. Tenho perfil diferente de outros diretores que poderiam se valer disso, de soltar nome de atletas para que o foco seja desviado para esses jogadores e desfocasse do principal: resultado de campo do Vasco. Não vou fazer (…) Em relação ao meia, a gente buscou nomes dentro do mercado de muita qualidade. Aí eu acho que pode ter sido um erro meu porque mirei alto demais. A gente não conseguiu por vários fatores dentro dessa negociação, seja por financeiro ou aceitação do atleta. A torcida pede alguns atletas com a premissa de que o jogador quer vir para cá. Às vezes o jogador não quer vir pra cá, ou pro Brasil. A gente é cobrado desse atleta não vir”, esclareceu.

Fase ruim do Vasco expõe problemas internos

A campanha do Vasco na Série A, com apenas uma vitória, três empates e quatro derrotas, evidencia problemas na administração. Isso porque os pedidos por modificações nos cargos de diretoria começam a se intensificar. Inclusive, com relação à falta de ação após os protestos pela demissão de Barbieri, que vive muito pressionado. Internamente, aliás, há descontentamento com o trabalho do CEO da SAF do Vasco, Luiz Mello, por parte dos executivos da 777 Partners. Bem como do Conselho de Administração da SAF. A informação é do jornal ‘O Globo’.

A atuação do dirigente estaria pressionando a função e a rotina do diretor de futebol da SAF, Paulo Bracks. Por sinal, já haveria indícios dos jogadores do Cruz-Maltino comentando sobre uma intromissão excessiva de Luiz Mello, que é desconhecido no meio e assumiu como CEO do Vasco institucional há três sem ter experiência no futebol. Por outro lado, Bracks vem sendo questionado por sua movimentação no mercado.

Nesta circunstância, o clube já iniciou buscas por mudanças e teria consultado a situação de alguns executivos no mercado. Ainda de acordo com o ‘O Globo’, houve a indicação de, pelo menos, dois profissionais para substituir o atual diretor de futebol. Contudo, ambos não estão livres. Já no caso de Luiz Mello, sua função não é apenas focada no futebol, como também às tratativas com a criação da Liga de clubes e à administração do Maracanã, nas quais também vem sofrendo contestações.

Fonte: Jogada 10

Mais sobre:Paulo Bracks
3 comentários
  • Responder

    A nossa torcida e diferenciada se difere das outras porque nois fazemos parte de mais de milhões de torcedores que ama o clube de coração quando o vasco está.na pior a gente entra e da a maior força seja com a ajuda na construção do ct Monarco Barbosa e em todos os empreendimentos que o gigante precisar então estamos pedindo a saida urgente do estagiário e toda essa comissão técnica que só está fazendo um montão de besteira a nossa torcida e muito unida vocês 777 que estão entrando agora estão começando a conhecer está torcida apaixonada que realmente corre atrás pra melhoria do futebol do gigante enquanto essa torcida existir nenhum destes que comandam o gigante atualmente que estão fazendo um montão de besteira a vamos sim pedir a saida deles como estamos pedindo agora.nois.vamos.pra frente do ct todos os dias até essa comissão técnica ser demitida .vasco acima de tudo doa a quem doer nois torcedores somos os verdadeiros donos de São Januário.

  • Responder

    Bracks tu não sabe o qui faz tua demissão, do estagiario, o de toda a comissão técnica está perto chega de fazer nerda nois torcedores estamos insatisfeitos com tudo isso que está acontecendo com o gigante a coisa piorou depois que a 777 saf assumiu não por culpa da dar.mais os profissionais que eles escolheram pra ficar no.vomando das contratações só tá errando por não ter noraw 777 vocês não podem ficar de.olhos fechados pras asneiras que esse bracks está fazendo ainda esta dizendo que vai manter o estagiario outro erro tem que.mandar o estagiario com toda a comissão técnica procurar outro clube pra trabalhar

  • Responder

    quem criou essa expectativa foi a diretoria atual, a 777 e quem contratou o tecnico

Comente

Veja também
Vasco vence o Botafogo por 3 x 0 pelo Torneio Guilherme Embry Sub-16

Em confronto válido pela 6ª rodada do Torneio Guilherme Embry, o Vasco da Gama vence o Botafogo por 3×0 e assume a liderança.

Vasco tem 5 problemas para resolver na Data Fifa; veja quais

Sem vencer há 6 jogos, o Vasco da Gama aproveita data Fifa para arrumar a casa antes dos confrontos decisivos na temporada.

A-CAP coloca Vasco e todos os clubes da 777 Partners à venda

Empresa que controla a 777 Partners, A-CAP coloca todos os clubes da empresa americana à venda, incluindo o Vasco da Gama.

Vasco está na 11ª colocação do returno do Brasileiro

Com 37 pontos, o Vasco da Gama aparece na 11ª colocação na tabela do segundo turno do Campeonato Brasileiro.

Sair da versão mobile