Bola de Cristal indica que Brasileiro 2023 terá Vasco, Cruzeiro e Grêmio na Série A

O Bola de Cristal do Brasileiro indicou que em 2023 contará com os retornos de Vasco da Gama, Cruzeiro e Grêmio na elite do futebol.

Jogadores do Vasco durante o jogo contra o Operário-PR
Jogadores do Vasco durante o jogo contra o Operário-PR (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Desde 2019 o Campeonato Brasileiro não conta com todos os 12 times que tradicionalmente são chamados de “grandes” na cultura do futebol brasileiro: Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos, Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Grêmio, Internacional, Atlético-MG e Cruzeiro. No entanto, a Bola de Cristal do Brasileirão do GLOBO e Extra indica que em 2023, enfim, teremos de volta todos esses clubes na Série A.

O Brasileirão de 2020 não contou com o Cruzeiro, que havia sido rebaixado no ano anterior. Em 2021, Botafogo e Vasco também caíram para a Série B e se juntaram ao clube mineiro, que não conseguiu o acesso. Neste ano, o alvinegro carioca retornou à elite, mas o Grêmio sofreu mais um descenso em sua história e está na segundona juntamente com o cruzmaltino e o cabuloso.

Segundo os cálculos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), nenhum integrante do G12 — forma como o grupo é denominado — na Séria A aparece com mais de 20% de chances de cair para a segunda divisão. O time que possui maior risco de ser rebaixado é o Botafogo, com 17%. Todos os demais, apresentam menos de 10%.

O Atlético-GO é quem tem a maior probabilidade de queda, de acordo com a ferramenta, com 74,8%. Seguido por Juventude, 72,8%, Fortaleza, 55%, e Avaí, 44,5%.

Os três clubes do G12 presentes na Série B estão muito bem encaminhados para o retorno à elite do futebol brasileiro, conforme os matemáticos. O Cruzeiro já tem 99,42% de chances de subir e está com os dias contatos na segunda divisão nacional. Grêmio e Vasco, que também fazem um campeonato sólido, surgem com 76,1% e 70,1%, respectivamente.

O time mineiro é disparado quem possui a maior possibilidade de ser campeão, com 80,1%. Os gaúchos vem logo na sequência com, apenas, 7,4%. Bahia e Vasco completam os candidatos ao título, com 5,5% e 5,4%, respectivamente. As equipes restantes aparecem com menos de 1%.

Fonte: O Globo

Comente

Veja também
Santos ainda deve R$ 6,8 milhões ao Vasco

Com o Vasco da Gama entre as principais dívidas do Santos, o clube paulista deve quase R$ 7 milhões ao Cruzmaltino, por compra de Nathan.

Pedido de concentração e discurso de Vegetti marcam bastidores de Vasco 1 x 0 Puerto Cabello; assista

Assista aos bastidores da vitória do Vasco da Gama contra o Puerto Cabello em São Januário pela segunda rodada da Sul-Americana.

Jair recebe sondagens e pode deixar o Vasco

Fora do confronto diante do Puerto Cabello, Jair está na mira de clubes da MLS e tem futuro incerto no Vasco da Gama.

Marcelo Sant’Anna confirma que Vasco vai priorizar copas em 2025

Diretor de Futebol do Vasco da Gama, Marcelo Sant’Anna garantiu que o foco do Clube em 2025 será a Sul-Americana e a Copa do Brasil.

Vasco ficará quase 1 mês sem jogar em São Januário

Dos próximos dez jogos do Vasco da Gama na temporada, apenas dois serão disputados no estádio de São Januário.

Vasco pode confirmar saída de jogadores até esta sexta-feira

Janela extra da CBF para transferências de jogadores que tenham participado dos Estaduais se encerra nesta sexta-feira (11).

Advogada denuncia Payet por ameaça e agressão e pede medida protetiva

Larissa Ferrari, que teve um caso extraconjugal com o jogador do Vasco da Gama, procurou a polícia do Rio e do Paraná alegando que também foi vítima de violência psicológica.

Adversário na Copa do Brasil, Operário-PR traz boas lembranças ao Vasco

Vasco da Gama e Operário-PR fizeram uma partida tensa pelo Campeonato Brasileiro da Série B, no ano de 2022.

Acerto do Vasco para uso do Maracanã dependerá de calendário e gramado

Vasco da Gama ainda precisará conversar com Flamengo e Fluminense para viabilizar suas partidas no Maracanã.

Vasco tem sofrido com instabilidade de técnicos na era SAF; veja números

Atual treinador do Vasco da Gama, Fábio Carille é mais um que está com o cargo ameaçado no comando do Cruzmaltino.