Boina de Álvaro Pacheco faz sucesso entre os torcedores do Vasco

Item foi muito procurado pelos vascaínos no entorno de São Januário na partida contra o Fortaleza, pela Copa do Brasil.

Boinas de Álvaro Pacheco são vendidas em São Januário
Boinas de Álvaro Pacheco são vendidas em São Januário (Foto: Gabriel Rodrigues/Trivela)

A boina de Álvaro Pacheco já virou febre entre a torcida do Vasco. Anunciado como novo técnico do clube nesta terça-feira, o português tem o acessório como uma de suas “marcas”, o que chamou a atenção desde as primeiras notícias sobre o interesse do Cruz-Maltino no treinador. E antes mesmo de Álvaro Pacheco estrear pelo clube, a boina já se transformou em vestimenta comum em São Januário.

Na noite desta terça-feira, quando o Vasco eliminou o Fortaleza nos pênaltis, pela terceira fase da Copa do Brasil, poucas horas depois do anúncio de Álvaro Pacheco como novo técnico do Vasco, muitos torcedores já usavam a famosa boina. E praticamente todas elas vinham de um mesmo lugar. Um carro estacionado a poucos metros de São Januário, próximo a Barreira do Vasco.

É lá que André Guedes vende acessórios do Vasco. Especificamente, para a cabeça, feitos pela sua marca “Desbravador Cruzmaltino”. Bonés, chapéus (ou “buckets”) e, agora, as boinas. E a ideia de vender o objeto não veio simplesmente por ter visto Álvaro Pacheco os usando. Veio também da semelhança física entre o vendedor e o técnico português. Quem alertou foi um amigo.

– Um amigo fez uma postagem assemelhando a minha aparência com a do Álvaro. Aí me despertou. Compartilhei e os meus seguidores começaram a brincar, falar da semelhança. E tive o estalo rápido de desenvolver o produto para receber o nosso novo comadante aqui no Brasil, o português que vai mudar a história do Vasco. Vai dar seguimento a essa história linda, com outra energia, outra cara. Tudo vai mudar – disse André Guedes à Trivela.

E a boina, de fato, fez sucesso. Pelo tempo curto para o jogo desta terça-feira e sem saber se a torcida iria aderir a ideia, André conseguiu mandar produzir 150 unidades. Cerca de uma hora antes da partida começar, restavam poucas unidades no carro. A projeção do vendedor era comercializar tudo antes da bola rolar. Cada uma estava saindo por R$ 30. E, pelo movimento no carro e nos arredores do estádio, era provável que acontecesse.

– Está indo legal, a galera está aderindo. Quem não está de boina, está desatualizado. A moda é essa, Alvaro Pachedo “tá on” — brincou o vendedor.

Boina mostra confiança e empolgação da torcida do Vasco

Muito mais do que um acessório, a boina virou um símbolo de apoio e uma forma do torcedor do Vasco mostrar como está confiante e empolgado com a chegada de Álvaro Pacheco para a sequência da temporada do clube. O português vai substituir Ramón Díaz, que deixou o clube no fim de abril após a goleada sofrida para o Criciúma, em São Januário. Nos últimos quatro jogos, o Vasco teve Rafael Paiva, técnico do sub-20, como interino.

– Como o vascaíno fala, o Vasco é para quem acredita. Quando chega um técnico novo a gente tem que apoiar, não tem jeito. A gente acredita que o Vasco vai ter um futuro melhor, então a gente vai sempre apoiar até o final. A gente acaba comprando a boina para dar um apoio e ele se sentir em casa no trabalho dele – disse o torcedor Pedro Ribeiro.

Mas, é claro, a boina também é um acessório estético. E já rendeu a Álvaro Pacheco algumas brincadeiras e memes relacionados a famosa série Peacky Blinders, que se passa na Inglaterra do começo do século XX. No seriado, muitos personagens utilizam o acessório, o que rendeu ao técnico português o apelido de “Peacky Blinder da Colina”. O próprio Vasco brincou sobre o assunto no anúncio da contrataçao do treinador. E isso foi lembrado por um dos torcedores que conversaram com a Trivela.

– Estamos animados, esperança que venham dias melhores. Se Deus quiser, vai dar tudo certo. Muito boa (a boina), estilo Peacky Blidenrs – disse Mario Souza, que havia acabado de comprar a sua boina com André.

Boina veio com pedido inusitado de clube

Conhecido em Portugal por ser um treinador carismático e simpático, Álvaro Pacheco já tem a boina como uma de suas marcas há alguns anos. Tudo começou no Vizela, clube que treinou entre 2019 e o meio de 2023. O técnico costumava usar bonés e chapéus para proteger a careca. No entanto, o clube resolveu adotar uma vestimenta mais “clássica” para a comissão técnica. Álvaro Pacheco, então, passou a usar a boina no lugar dos bonés.

– Usava bonés antes, mas teve um período no Vizela em que optamos por usar trajes mais formais. Eu disse que queria continuar usando bonês e o diretor esportivo disse que não ficava bom. Aí veio a boina e eu gostei. Gostei da boina, do ar que dá, e também o conforto que dá. Sendo careca, não só no verão, mas também na chuva sentia um desconforto muito grande. Quem é careca sabe do que eu estou falando. Eu que não gosto de pegar frio na cabeça, então a boina foi uma ideia fantástica – revelou Álvaro Pacheco em entrevista ao podcast Ataque Rápido.

E a boina “oficial” já se fez presente em São Januário. Ainda que não pudesse ficar na beira do campo, Álvaro Pacheco esteve no estádio para acompanhar a partida entre Vasco e Fortaleza, pela Copa do Brasil. Antes da bola rolar, o português foi até o gramado e, é claro, estava de boina. Resta saber se a boina vai sobreviver ao calor do Rio de Janeiro ou se Álvaro Pacheco voltará aos antigos bonés.

Fonte: Trivela

Mais sobre:Álvaro Pacheco
Comente

Veja também
Vegetti em jogo contra o Cuiabá
Vegetti é oferecido ao Fluminense, Bittencourt veta possibilidade e alerta Pedrinho

Empresário de Vegetti teria oferecido o atacante do Vasco da Gama ao Fluminense, mas presidente do Tricolor alerta Pedrinho.

Rayan, atacante do Vasco
Fiorentina fará proposta ao Vasco por Rayan

Na mira do futebol europeu há alguns meses, Rayan, do Vasco da Gama, deve receber proposta da Fiorentina em breve.

Luizão, zagueiro do West Ham
Vasco tem interesse em Luizão, ex-zagueiro do São Paulo

De olho no mercado, o Vasco da Gama demonstrou interesse na contratação Luizão, do West Ham, mas lida com forte concorrência.

Vegetti em jogo contra o Fluminense
Vegetti analisa temporada pelo Vasco, revela gol especial e manda recado à torcida

Destaque do Vasco da Gama nas últimas temporadas, Vegetti faz balanço de 2024 e deixa recado para a torcida.

Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners
777 Partners é removida da administração do Genoa

Após Assembleia Geral de Acionistas no Genoa, da Itália, a 777 Partners é removida da administração do clube italiano.