Barbieri e Diniz se reencontram após passado de desavenças e rivalidade; relembre

Treinadores de Vasco da Gama e Fluminense, Maurício Barbieri e Fernando Diniz já se desentenderam no passado.

Barbieri orientando o time contra Flamengo
Barbieri orientando o time contra Flamengo (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Além da rivalidade histórica, o clássico Vasco x Fluminense deste sabado (6), às 21h (de Brasília), pelo Campeonato Brasileiro, terá o reencontro de dois treinadores que se desentenderam no passado e agora se encontram em outro estágio de carreira: Fernando Diniz e Mauricio Barbieri.

O problema entre os dois começou em um duelo quente pelo Campeonato Paulista de 2016, quando o Audax, dirigido por Diniz, venceu de virada o Red Bull Brasil, treinado por Barbieri, por 3 a 2. No final do jogo realizado em Osasco, os treinadores protagonizaram um forte bate-boca a caminho dos vestiários.

Após reclamar da cera feita pelo Audax, Barbieri alegou que foi xingado por Diniz, o que iniciou um tumulto envolvendo atletas e integrantes da comissão técnica. Dois jogadores do Audax foram para cima de Barbieri e um deles o empurrou.

“Você sabe o que falei para ele? Eu falei: ‘Diniz, eu sempre te respeitei’. Você sabe como ele me respondeu? Eu sou pai de família, não pode me xingar”, disse Barbieri para o jogador Rodrigo Andrade, do Audax, em momento flagrado pelas câmeras de televisão.

“Ele me xingou. É bom treinador, mas tem que ter caráter”, afirmou Barbieri em entrevista ao Premiere. Diniz saiu sem dar entrevistas.

Visão de quem estava em campo

Presente naquele jogo, o volante Nando Carandina lembrou a rivalidade em entrevista ao ESPN.com.br e explicou por que razão o clima estava tão quente.

“Começamos o jogo melhor e saímos ganhando, segurando o resultado até o intervalo, mas logo no começo do segundo tempo eles já viraram a partida. Diminuímos no final do segundo tempo, mas já era tarde. Audax x Red Bull acabou virando uma rivalidade, por serem dois times novos no Paulistão e terem confrontos importantes nas divisões inferiores”, disse Carandina.

“Fora de campo tinha também o duelo de dois treinadores muito inteligentes e que tinham sua rivalidade. Tanto que nesse jogo, após o termino da partida houve um desentendimento entre os dois e um princípio de confusão. Coisas do futebol: clima quente, jogo tenso e no final uma pequena confusão”, recordou.

O Audax brilhou naquele Estadual e chegou até a final, sendo derrotado pelo Santos. Depois disso, o atual comandante do Flu passou a ter o trabalho como treinador reconhecido nacionalmente e ganhou oportunidade de dirigir alguns dos principais times do país.

Reencontros

Anos depois, os treinadores voltaram a duelar em outro jogo quente válido pelo Brasileirão, em fevereiro de 2021. No comando do Red Bull Bragantino, Barbieri venceu o São Paulo, treinado por Diniz, por 4 a 2 em Bragança Paulista.

O jogo ficou marcado por uma discussão do técnico do Tricolor Paulista com o volante Tchê Tchê, que gerou uma grande polêmica.

“Seu ingrato do c, seu perninha do c, seu mascaradinho. Vai se f***”, gritou.

Após a derrota, o São Paulo, que liderava a competição, teve uma queda de desempenho na reta final e terminou apenas em quinto lugar. Diniz perdeu o emprego em meio à série de maus resultados.

O último duelo entre Barbieri e Diniz aconteceu na primeira fase do Campeonato Carioca deste ano. Com dois gols de Cano, um deles do meio-campo, o Fluminense levou a melhor contra o Vasco por 2 a 0 no Maracanã.

No total, os técnicos se enfrentaram sete vezes, com quatro vitórias de Diniz, dois empates e apenas um triunfo de Barbieri.

“Sabia que os dois seriam grandes treinadores. Pude trabalhar só com o Barbieri, mas sabia que o Diniz também teria sucesso. Os dois se prepararam muito pra estar onde estão e sempre que se enfrentam é um jogo bonito de ver”, finalizou Carandina.

Próximos jogos do Fluminense

  • Vasco (C) – sábado (6), 21h – Brasileirão
  • Cruzeiro (F): quarta-feira (10), 21h30 – Brasileirão
  • Cuiabá (C): 13/5, 18h30 – Brasileirão

Próximos jogos do Vasco

  • Fluminense (F) – sábado (06/05), 21h – Brasileirão
  • Coritiba (F) – quinta-feira (11/05), 19h – Brasileirão
  • Santos (C) – domingo (14/05), 16h – Brasileirão

Fonte: ESPN

Comente

Veja também
Treinador Renato Gaúcho
Renato Gaúcho impõe condições para acertar com o Vasco

Renato Gaúcho não abre mão de levar sua comissão técnica para o Vasco da Gama, especialmente dois auxiliares.

Vegetti perde pênalti contra o Atlético-GO
Jornalista revela insatisfação de Vegetti sobre tratativas por reajuste salarial no Vasco

O atacante Vegetti recebe R$ 578 mil mensais e tem sondagens para ganhar mais do que o dobro no Vasco da Gama.

Treinador Renato Gaúcho
Renato Gaúcho pode reencontrar velhos conhecidos no Vasco

Renato Gaúcho se reunirá com o Vasco da Gama na segunda-feira e pode concretizar seu retorno ao comando do Clube.

Tomás Cuello, atacante do Athletico-PR
Cuello se torna prioridade do Vasco para 2025

Cuello terminou a temporada valorizado no Athletico-PR e preenche os requisitos do Vasco da Gama para a posição.

Vegetti em Vasco x Internacional
Vegetti se manifesta após especulações sobre saída do Vasco

Atacante do Vasco da Gama, Vegetti se manifestou em rede social após ter o nome cogitado em vários clubes brasileiros.