Barbieri analisa vitória do Vasco contra a Portuguesa-RJ; veja a entrevista coletiva

Maurício Barbieri destacou o desempenho da equipe vascaína contra a Portuguesa-RJ e reafirmou que o time está em construção.

Maurício Barbieri em jogo contra a Portuguesa-RJ
Maurício Barbieri comandando o Vasco contra a Portuguesa-RJ pelo Campeonato Carioca 2023 (Foto: Daniel Ramalho/Vasco da Gama)

O Vasco venceu a Portuguesa por 2 a 0, nesta quarta-feira, no Estádio Luso-Brasileiro, pela quarta rodada do Campeonato Carioca. Após a vitória, o técnico Maurício Barbieri falou sobre o pouco tempo de adaptação que a equipe teve, principalmente por conta da falta de treinos desde o retorno da pré-temporada nos Estados Unidos. Mesmo assim, o treinador se mostrou satisfeito com o desempenho da equipe. O técnico também comentou sobre Nenê, que se tornou o mais velho a marcar pelo Vasco.

– Eu acho que sim, esse grupo de jogadores que iniciou o jogo foi a primeira vez que jogaram todos juntos, sem tempo de treinar, porque a gente chegou segunda-feira de viagem, a gente ajustou na preleção, e conseguimos. A Portuguesa criou algumas dificuldades, mas a gente ajustou no intervalo. Eu saio feliz com o desempenho, tivemos muitas oportunidades, saio satisfeito e reforçando que estamos em um processo para continuar melhorando – disse o treinador.

Perguntado sobre a posição de Nenê, Barbieri admitiu que a ideia é utilizá-lo mais perto do gol. O técnico enfatizou que o jogador precisa estar mais avançado em campo para aproveitar o que tem de melhor: a qualidade técnica.

– Em relação ao Nenê a ideia é que ele consiga jogar mais perto do gol, que é onde ele vai desequilibrar. Não adianta pedir para ele voltar muito, porque aí ele estará longe, não vai conseguir dar o passe decisivo, não consegue usar aquilo que ele tem de melhor, que é a parte técnica.

– Então, a ideia é que ele fique mais próximo do Pedro, e ele tem feito isso, estou muito feliz com a intensidade que ele está entregando – completou.

Outro jogador comentado foi Figueiredo. Após começar a partida como volante, o jogador atuou a segunda etapa na ponta. Para Barbieri, a iniciativa por mudá-lo de posição serviu para ter “diferentes soluções” no jogo.

– No segundo tempo a gente trouxe o Figueiredo para fechar mais o corredor, aí é mais da leitura do jogo. Temos que ter diferente soluções. O processo do Figueiredo não é definitivo, ele ainda está em um processo de aprendizagem, ele tem todas as características que a gente busca para jogar nessa posição (segundo volante). Mas, ele ainda está em um processo de aprendizagem de todos nós.

Veja outros trechos da entrevista de Barbieri

Rendimento da equipe e montagem do time

– Volto a dizer, é uma vitória positiva principalmente pelo rendimento. Em relação aos reforços, ainda estamos em um processo de formação de equipe, tivemos chegadas, mas saídas também, o Andrey acabou saindo, é uma joia, o Marlon na seleção Sub-20, não contamos hoje com o Jair e o Orellano. Então, estamos em um processo de formação do elenco, e vamos equilibrar isso com os jogos e com o tempo.

Boas atuações de Lucas Piton e Gabriel Pec

– O Piton é um jogador muito técnico, muito inteligente, tem um bom cruzamento, acho que ele fez uma grande partida, assim como os demais (…) O Pec hoje é um jogador muito importante, ele entrega um vigor físico muito bom. Tem que melhorar um ajuste na finalização, mas isso é da ansiedade e ele vai melhorar muito.

Ausência de Jair

– O Jair teve um quadro de virose, nós o poupamos, mas a ideia é que volte e que possamos contar com ele assim que melhorar.

Possibilidade de atuar em outro esquema

– A gente usou essa situação do Zé Gabriel sair por dentro para qualificar a nossa saída. A ideia é ter uma superioridade numérica nessa saída. O Piton ajudou muito por dentro também, é uma situação que a gente treina, o Puma também pode vir por dentro, a gente tem essa movimentação, mas o desafio é o tempo. É um jogo atrás do outro, mas a gente está nesse processo. Muito feliz com a postura deles, é um grupo maravilhoso de trabalho.

Mudança de postura após o intervalo

– A gente ajustou o posicionamento de coisas que a gente vinha tendo dificuldade. A gente precisava ajustar as transições, no primeiro tempo a gente estava muito aberto, então ajustamos o posicionamento dos jogadores. A Portuguesa sentiu a nossa intensidade. Além do Jair, a gente tinha outros jogadores com quadro viral, mas isso demonstra o quanto eles estão dedicados.

Robson de titular

– A gente acompanhou os jogos de quem ficou aqui, e o Robson foi muito bem. O Ivan foi muito bem também, e a chegada do Léo já estava em conversa programada, e ele vindo é uma dor de cabeça ótima.

Invicto na competição ao lado de Flamengo, Fluminense e Bangu, o Vasco alcançou os cinco pontos no Carioca e saltou para a quinta posição da tabela. A Portuguesa, por outro lado, perdeu sua terceira partida, e agora soma três pontos, no oitavo lugar.

Agenda dos times

Com um jogo a menos pelo adiamento do clássico contra o Botafogo, na terceira rodada, o Vasco volta a campo na próxima segunda-feira, contra o Volta Redonda. A partida será no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica, às 20h. A Portuguesa joga um dia antes, contra o Resende, no Estádio Trabalhador, às 15h30.

Fonte: Globo Esporte

1 comentário
  • Responder

    Ok Barbieri só tem que levar em consideração que venceu um time que não joga nem a série D , seu esquema de jogo não é bom e sinceramente tem jogadores ali que não tem uma minima chance de jogar na série A do brasileirão

Comente

Veja também
Irmã Elaine fala sobre seu amor pelo Vasco após conquistar a torcida vascaína

A freira Elaine, natural de Santarém, no oeste do Pará, realizou o sonho de conhecer São Januário e presenteou o atacante Vegetti.

Alex Sandro deve desfalcar o Flamengo contra o Vasco

Alex Sandro sofreu um edema na região posterior da coxa esquerda e não deve ficar à disposição para o clássico contra o Vasco.

Veja os objetivos e como será realizado o Censo Cruzmaltino

Carlos Amodeo, CEO da SAF do Vasco da Gama, explicou como pretende realizar o levantamento e seus principais objetivos.

Vasco fecha setor Leste Superior do Maracanã para o clássico; veja motivo

Com o setor fechado, a capacidade do Maracanã para o clássico entre Vasco e Flamengo cairá em quase 10 mil torcedores.

Carille vive momento delicado no Vasco antes do clássico contra o Flamengo

Resultado negativo do Vasco no clássico contra o Flamengo pode tornar a permanência de Fábio Carille insustentável.

Dependência? Vasco tem queda aproveitamento e uma vitória sem Coutinho

O time de Fábio Carille tem apenas 25% de aproveitamento em quatro jogos disputados sem o meia Coutinho em campo.

Inteligência Artificial aponta vencedor de Vasco x Flamengo

Vasco da Gama e Flamengo se enfrentam neste sábado (19), às 18h30, no Maracanã, pela quinta rodada do Brasileiro.

Veja as dúvidas e as opções do Vasco para o clássico contra o Flamengo

Fabio Carille segue com dúvidas para montar a equipe titular do Vasco da Gama para o clássico contra o Flamengo.

Confira datas e horários dos jogos entre Vasco e Operário-PR pela Copa do Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) define data dos confrontos de ida e volta da terceira fase da Copa do Brasil.

Não será em maio! Veja quando o contrato de Payet com o Vasco termina

Payet não deve ter contrato renovado com o Vasco da Gama; confira qual prazo de encerramento do vínculo do francês.