Baixo aproveitamento em finalizações volta a assombrar o Vasco

Falta de pontaria tem sido um dos problemas enfrentados pelo técnico Maurício Barbieri neste início de Campeonato Brasileiro.

Pedro Raul em jogo contra o Bahia
Pedro Raul em jogo contra o Bahia (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Bronca da torcida no primeiro trimestre da temporada, a falta de eficiência do ataque voltou a atrapalhar o Vasco na derrota por 1 a 0 para o Bahia, na última segunda-feira. O time criou oportunidades em São Januário e chutou 15 vezes a gol, mas não conseguiu marcar.

O número de finalizações impressiona se comparado aos jogos contra Atlético-MG e Palmeiras. Somadas as duas primeiras rodadas do Brasileirão, o Vasco teve os mesmos 15 chutes – seis contra o time mineiro e nove diante dos paulistas. Se chegou menos vezes perto do gol adversário, por outro lado a equipe de Maurício Barbieri soube aproveitar as chances e marcou quatro gols, dois em cada partida.

No Campeonato Brasileiro, o Vasco até aqui precisa de 7,5 finalizações para marcar um gol.

A dificuldade contra o Bahia vinha sendo uma tônica do Vasco antes do Brasileirão. No estadual, por exemplo, o time repetiu várias vezes o número da última segunda-feira. A média de finalizações foi superior a 17 por jogo, mas a bola entrou menos do que se esperava – o time precisou de 9,7 chutes para balançar as redes. Na Copa do Brasil, foram necessárias 11 finalizações para marcar.

-A eficiência sempre tem um peso determinante no resultado. Criamos um bom número de boas oportunidades no primeiro tempo e não fomos eficientes – resumiu Barbieri na coletiva de imprensa.

Diante do Bahia, o Vasco teve um grande volume de finalizações no primeiro tempo, quando tentou 11 chutes ao gol de Marcos Felipe – desses, apenas quatro foram defendidos pelo goleiro tricolor. O time carioca ainda mandou cinco bolas para fora e viu outras duas pararem na defesa adversária.

As 11 finalizações do Vasco no primeiro tempo:

  • 6min: Alex Teixeira é lançado nas costas da defesa do Bahia e chuta forte para defesa de Marcos Felipe. Pedro Raul quase pega o rebote, mas não alcança a bola.
  • 11min: Gabriel Pec chuta da entrada da área, mas para fora, sem perigo.
  • 12min: Pedro Raul recebe de Pec, invade a área pela direita e é travado na finalização.
  • 14min: Pec faz boa jogada pela direita, invade a área e cruza para trás. Pedro Raul pega de primeira, e Marcos Felipe faz boa defesa.
  • 16min: Léo cobra lateral na área, zaga do Bahia afasta parcialmente, e Pumita pega de primeira. Bola passa perto da trave.
  • 19min: Puma arranca pela direita e toca para Pedro Raul na entrada da área. O camisa 9 deixa de calcanhar, mas Alex Teixeira pega mal na bola e chuta para fora.
  • 20min: Marlon Gomes arrisca de fora da área, mas o chute sai fraco pela linha de fundo.
  • 31min: em cobrança de falta pela direita, Pec arrisca direito, e Marcos Felipe defende em dois lances.
  • 41min: Pec levanta falta na segunda trave para Andrey, que cabeceia sem força para defesa de Marcos Felipe.
  • 46min: Puma faz longo lançamento para Alex Teixeira, que escora de cabeça para a entrada da área. Pedro Raul gira e pega de primeira. A bola passa rente à trave.
  • 49min: em escanteio, Pec levanta na área, Andrey cabeceia, mas a bola explode na defesa do Bahia.

O gol tricolor no fim do primeiro tempo mudou os rumos da partida, e o Vasco pela primeira vez no campeonato saiu atrás do placar. A desvantagem assustou o time, que na etapa final pouco produziu. Marcos Felipe fez apenas duas defesas, sem dificuldade. O goleiro ainda viu Gabriel Pec cobrar falta para fora e o chute de Carabajal ser desviado para escanteio.

As quatro finalizações do Vasco no segundo tempo:

  • 8min: na cobrança de falta da entrada da área, Pec cobra colocado, busca o canto de Marcos Felipe, mas a bola sai pela linha de fundo.
  • 18min: Puma cruza, Pedro Raul faz o pivô, bola sobra para Carabajal, que tenta chutar colocado. Bola explode na zaga do Bahia e sai em escanteio.
  • 37min: Carabajal arrisca de fora da área, mas o chute sai sem força para a fácil defesa de Marcos Felipe.
  • 41min: Orellano cobra falta colocada, no cantinho, mas sem muita força, e Marcos Felipe faz a defesa.

No próximo sábado, o Vasco reencontra um dos adversários que aproveitou a falta de eficiência do time de Barbieri no campeonato estadual. Contra o Fluminense, pela Taça Guanabara, a equipe finalizou 19 vezes e não marcou nenhum gol, enquanto o rival precisou de 10 chutes para balançar as redes duas vezes e vencer. O clássico pelo Brasileirão será às 21h, no Maracanã.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Jogo contra o Vitória terá valor especial para o Vasco; veja

Próximo da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o Vasco da Gama tem confronto direto com o Vitória, em jogo de 6 pontos.

Confira quais canais transmitem o jogo entre Puerto Cabello-VEN e Vasco

Confira quais canais transmitem o jogo entre Puerto Cabello-VEN e Vasco da Gama, no Estádio Misael Delgado, pela Sul-Americana.

Confira as chances de rebaixamento do Vasco no Brasileiro

O Vasco da Gama venceu dois jogos até agora neste Campeonato Brasileiro e 29% de chances de cair para a Série B.

Embaixador da Suíça usou camisa do Vasco no jogo contra o Palmeiras

Vasco da Gama e Palmeiras se enfrentaram no último domingo (4), no estádio Mané Garrincha, pelo Brasileiro.

Edmundo mostra preocupação com demora do Vasco em anunciar técnico

Ídolo do Vasco da Gama, Edmundo revelou toda sua insatisfação com o tempo gasto pelo Clube para contratar um novo treinador.

Vasco vai para decisão na Sul-Americana com desfalques e garotos

De olho nas oitavas da Sul-Americana, Vasco da Gama pega o Puerto Cabello, nesta quarta-feira (7), às 19h, fora de casa.

Vasco pode eliminar o Puerto Cabello da Sul-Americana em caso de vitória

Vasco da Gama e Puerto Cabello-VEN se enfrentam nesta quarta-feira (7), às 19h, pelo grupo G da Copa Sul-Americana.

Vasco pega o Puerto Cabello para defender escrita contra times da Venezuela

Vasco da Gama enfrenta o Puerto Cabello, da Venezuela, nesta quarta-feira (7), às 19h, pela Copa Sul-Americana. 

Vasco protocola plano de recuperação judicial; veja próximos passos

Plano de recuperação judicial é considerado fundamental pela direção do Vasco da Gama para reestruturar o Clube financeiramente.

Vasco só conseguiu relacionar zagueiros contratados em 2025 em 3 jogos

Zagueiros contratados pelo Vasco da Gama em 2025 só foram relacionados juntos em apenas três jogos do Cruzmaltino na temporada.