Baixa estatura do elenco é obstáculo para resolver bola aérea defensiva do Vasco

O Vasco da Gama tem sofrido com a bola aérea defensiva, e o que pode explicar o problema é baixa estatura de seus jogadores.

Leandro Castan e Ricardo Graça
Leandro Castan e Ricardo Graça

A grande vilã nesse começo de temporada no Vasco da Gama tem sido as jogadas aéreas na defesa. Para se ter noção, nas últimas três partidas o Gigante levou quatro gols dessa forma, na vitória por 3×1 sobre o Macaé, no empate em 2 a 2 com o Madureira e o 1 a 1 diante do Fluminense.

Contra Madureira e Fluminense, onde os erros renderam pontos a menos para o Vasco, dois gols saíram de cobranças de falta laterais, e um de escanteio. A questão preocupa o técnico Marcelo Cabo, que reconheceu o problema: “É um ‘Calcanhar de Aquiles’ que a gente está tendo”, disse o comandante após o clássico.

O que explica muito sobre o problema vascaíno é a baixa estatura de muitos jogadores. Além do posicionamento em si, é muito importante ter jogadores de alta estatura para neutralizar as jogadas aéreas. Em matéria sobre o assunto, a Rádio Tupi divulgou quanto mede alguns integrantes do elenco vascaíno.

Além do goleiro Lucão, que mede 1,90m, o Vasco tem apenas mais dois jogadores acima de 1,85m, casos do zagueiro Leandro Castan e o lateral-direito Léo Matos, ambos com 1,86m. Parceiro de zaga do capitão, Miranda tem apenas 1,81m, sendo que o lateral-esquerdo Zeca é o mais baixo, com 1,70m. Em relação aos volantes, Andrey e Bruno Gomes aparecem com 1,75m cada.

Outros exemplos são os do atacante Germán Cano, com 1,76m, e do meio-campista Carlinhos, com 1,79m, que voltam para marcar com frequência mesmo jogando lá na frente. Para amenizar o problema, o zagueiro Ernando, de 1,84, está retornando de lesão e reforça o sistema defensivo no quesito estatura e experiência. Marcelo Cabo espera encontrar a solução para a bola aérea com muito trabalho.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
11 comentários
  • Responder

    O problema não é altura, é posicionamento e impulsão. Os jogadores ficam olhando a bola e esquece de marcar.
    O 1o. gol do Madureira foi por baixo. O marcador tem que ficar colado ao atacante, sentir o contato dele, ficar atento com a movimentação e a bola.

  • Responder

    Essa é uma questão de movimentação e treino….e não tinha esse problema o ano passado? Como assim? Claro que tinha!

  • Responder

    Conversa fiada,o problema é o não pagamento do salário em dia,os dirigentes prometem e não pagam.passem a cumprir a palavra,e podem exigir empenho,esse mixtao de refugos com jogadores da base não vão a lugar nenhum, só caindo, já virou hábito, não esperem milagres do Cabo,se não aparecer o dindin,nem pra você nem pra mim.
    Sofrimento continua rumo a série C

  • Responder

    Ano passado não tinha esse problema e esse ano tem não da para entender são os mesmos jogadores todos os times estão levando gols estão fazendo tempestade a toa

  • Responder

    Até parece que o Fred tem 2,00 m.
    Um goleiro com 1,90 m que não sai do gol nas bolas cruzadas na pequena área está querendo tomar gol.

    • Exatamente. Está com medo de sair na bola !

  • Responder

    Não concordo em parte que a estatura seja a causa pois a maioria dos defensores centrais do Vasco é superior a 1m80, o que falta é treinamentos de impulsão é só vê todos os gols sofridos pelo Vasco principalmente de bolas paradas, a de ontém por exemplo ve-se o Miranda sem sair nada do chão o Fred em subiu tanto assim nisso aí também falta malandragem aos defensores de menor estatura quem jogou sabe do que eu estou falando, malandragem e não desonestidade por isso a necessidade de treinamento específico no fundamento de impulsão…

  • Responder

    O problema não está só na estatura …. pra variar o gol do Fluminense saiu em cima do Miranda … que não é baixo , mais nunca sobe pra cabecear … ou faz um trabalho específico nesse quesito com ele , ou coloca ele como primeiro volante . Zagueiro que não sabe cabeceia não dá !

    • Cabecear *

    • Ano passado não tinha esse problema e esse ano tem não da para entender são os mesmos jogadores todos os times estão levando gols estão fazendo tempestade a toa

  • Responder

    O problema não se resume a baixa estatura dos defensores e,sim a má colocação e posicionamento ,no gol de Fred haviam três jogadores do Vasco na dianteira e, nenhum á frente ou do lado ,o atacante estava livre e,ele não tem dois metros de altura ,o problema que alem da mal marcação os zagueiros não tem impulsão .

Comente

Veja também
Relacionados do Vasco contra o Criciúma

Confira os jogadores do Vasco relacionados para o jogo contra o Criciúma neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro.

Comentarista do GE apostam na vitória do Vasco sobre o Criciúma

Todos os oito comentarista do Grupo Globo apostaram que o Vasco da Gama vencerá o Criciúma, em São Januário, pelo Brasileirão.

Vasco deve buscar repactuação dos contratos com a 777, orienta CB

O presidente do Conselho de Beneméritos, Luis Manoel Fernandes, disse ainda para que o Vasco sigam os alertas feitos na época da venda.

Exaltado, Seneme reclama de não expulsão de Ganso no jogo contra o Vasco

Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, se mostrou indignado com a não expulsão de Paulo Henrique Ganso no clássico.

Banco de reservas do Vasco custou quase R$ 100 milhões

Os jogadores que ficarão no banco de reservas contra o Criciúma custaram quase R$ 100 milhões aos cofres do Vasco da Gama.

Sair da versão mobile