Avanço da SAF mobiliza oposição e situação no Vasco

Oposição e situação do Vasco da Gama estão se mobilizando após avanço do projeto de Sociedade Anônima do Futebol no Clube.

Jorge Salgado com dirigentes da 777 Partners
Jorge Salgado com Josh Wander e Juan Arciniegas, diretores da 777 Partners (Foto: Divulgação)

Diferentemente de Botafogo e Cruzeiro, que tiveram aprovação praticamente unânime de suas respectivas SAF’s, no Vasco o assunto ainda gera debates. Após a maioria do Conselho Deliberativo dar sinal verde para o chamado “empréstimo-ponte” de R$ 70 milhões, por parte da 777 Partners – empresa norte-americana que deseja gerir o clube -, situação e oposição mobilizam a torcida e os grupos políticos para os próximos trâmites burocráticos sobre o tema.

Na última quinta-feira (3), parte da diretoria vascaína se reuniu em São Januário com algumas das principais organizadas do clube com o propósito de explicar e tirar eventuais dúvidas sobre o projeto. Os interlocutores da direção foram o CEO, Luiz Mello, e o vice-presidente jurídico, José Cândido Bulhões. No atual cenário, a maioria das torcidas está propensa a apoiar a SAF.

Por outro lado, grupos opositores à diretoria e ao projeto se organizam para realizar protesto hoje (5), a partir das 9h, em frente à entrada social de São Januário, com o objetivo de se manifestarem contrários à Sociedade Anônima do Futebol, bem como recolher assinaturas para a convocação de uma assembleia geral – nos moldes de como se prevê no estatuto do clube – no intuito de destituir o atual presidente vascaíno, Jorge Salgado.

Quem está à frente da manifestação são grupos simpatizantes do ex-candidato à presidência Leven Siano, do ex-presidente do clube Eurico Miranda e do ex-presidente do Conselho Deliberativo Roberto Monteiro, além de youtubers apoiadores destas figuras políticas.

Porém, considerando como foi a votação do Conselho Deliberativo para a aprovação do empréstimo, as perspectivas atuais são de que a SAF se estabeleça. Na ocasião, a sessão contou com a presença de 206 conselheiros (do total de 300), sendo 180 votos favoráveis aos R$ 70 milhões da 777 Partners e apenas 12 contra, com 14 abstenções.

Diretoria propõe assembleias para sócios votarem

Em comunicado protocolado na secretaria de São Januário, distribuído aos conselheiros e ao qual o UOL Esporte teve acesso, o presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Fonseca, convocou nova sessão extraordinária para quarta-feira (10), com o intuito de conhecer, deliberar e discutir sobre os ritos a serem seguidos pelo órgão e pela Assembleia Geral visando a tramitação da proposta de constituição da Sociedade Anônima do Futebol.

No documento de nove páginas já há uma sugestão de rito a ser seguida, onde se preveem ainda mais duas reuniões do Conselho Deliberativo e a intenção de se criar duas Assembleias Gerais. O motivo, segundo os dirigentes, é atender todas as reivindicações dos grupos políticos e dar o máximo de transparência possível ao processo.

Na proposta, caso o Deliberativo aprove, a primeira Assembleia Geral será para o sócio votar dois itens: a proposta de constituição da SAF 100% do Vasco e uma alteração tópica no estatuto onde se deixará expressa tal condição caso o Cruz-Maltino criar uma SAF.

Este segundo item, embora não seja uma obrigação constitucional, foi algo acatado pela diretoria após sugestões e reivindicações de alguns conselheiros de oposição.

Caso a maioria dos sócios votem pela aprovação da SAF 100% do Vasco e a alteração tópica do estatuto, uma nova e derradeira sessão extraordinária será convocada e, caso o Deliberativo novamente aprove, uma última Assembleia Geral será feita, desta vez para que o sócio vote a transferência de ativos em si para a empresa norte-americana 777 Partners.

Embora um prazo de até 90 dias tenha sido estipulado para a realização de todo o processo burocrático, os dirigentes acreditam que este trâmite possa ser encurtado.

O modelo de votação nas Assembleias Gerais também será discutido, mas a proposta é a de que aconteça de maneira híbrida. Ou seja, com o sócio tendo a opção de votar tanto de maneira online como presencial. O tema, vale lembrar, causou muita polêmica na última eleição presidencial.

A reunião do Conselho Deliberativo de quarta-feira (10) também será realizada de maneira híbrida, com o conselheiro podendo estar presente na sede Náutica, na Lagoa (RJ), ou participando de maneira virtual. A sessão extraordinária terá transmissão ao vivo da Vasco TV.

Fonte: Uol

Mais sobre:SAF
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Essa oposição ligadas ao levianos e ao Érico so querem fica sugando o Vasco como o Eurico fez por 20 anos e so afundou o Vasco nessa situação que HOJE INFELIZMENTE ser encontrado e o salgado me parece ser o cara que realmente que ajuda o VASCO

Comente

Veja também
Pedrinho na Sede Náutica da Lagoa
Vasco já mapeia novos parceiros em caso de ruptura total com a 777 Partners

Vasco da Gama entrou na Justiça e conseguiu afastar a 777 Partners do controle do futebol do Clube, alegando risco de penhora.

Pedrinho e Leila Pereira segurando camisa do Vasco
Embate entre Vasco e 777 Partners pode ameaçar acordo com a Crefisa

Disputa pelo futebol do Vasco da Gama, que se acirrou nesta semana, pode respingar em uma possível negociação com a Crefisa.

Pedrinho e Lúcio Barbosa na inauguração da Exposição dos 100 anos da Resposta Histórica
SAF sabia do processo do Vasco contra a 777 desde o começo da semana

O presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, se reuniu com Lúcio Barbosa, o CEO da SAF, ainda no começo da semana.

Josh Wander e Jorge Salgado
Gestão Jorge Salgado desaprova ação do Vasco contra a 777 e cita ‘passado sombrio’

Em nota, a Gestão de Jorge Salgado reconheceu o problema da 777, mas condenou a ação e frisou que a empresa sempre cumpriu as obrigações.

Álvaro Pacheco, técnico português cogitado no Vasco
Vasco acerta a contratação de Álvaro Pacheco; técnico pode estrear contra o Fortaleza

Os jogadores do Vasco da Gama já foram informados da escolha por Álvaro Pacheco e anúncio deve ser a qualquer momento.