Áudio do VAR coloca arbitragem de Vasco x Inter na berlinda, diz jornalista

Segundo o jornalista Gilmar Ferreira, áudios do VAR colocam em cheque arbitragem de Vasco da Gama x Internacional.

Jogo entre Vasco e Internacional em São Januário
Jogo entre Vasco e Internacional em São Januário (Foto: Max Peixoto/Dia Esportivo/Estadão Conteúdo)

Vazaram áudio do VAR da partida entre Internacional e Vasco, em São Januário, há onze dias – confronto vencido pelo time gaúcho por 2 a 0.

É aquele jogo do polêmico gol do volante Rodrigo Dourado, aos 9m do primeiro tempo, escorando a falta cobrada pelo lateral Moiséis.

Assisti, na íntegra, ao material encaminhado pela CBF ao STJD e três coisas ficam bem claras.

Primeiro, a intervenção do operador foi determinante para que a equipe de arbitragem ignorasse as linhas que mostravam claramente o impedimento do volante do Internacional.

Segundo: o paulista José Cláudio Rocha, o árbitro do VAR, induziu o árbitro de campo ao anunciar “gol legal”, veredicto que ele não poderia ter dado, uma vez que o equipamento não conseguiu aferir as linhas do campo.

O correto, segundo as recomendações do protocolo do VAR, seria ter comunicado aos também paulistas Flávio Rodrigues, árbitro de campo, e Danilo Simas, auxiliar de linha, que o aparelho não havia funcionado.
 

E lembrá-los de que, neste caso, deveria prevalecer a marcação de campo.

E, no campo de jogo, Danilo Simas não correu para o meio, como de praxe aos “bandeiras” do jogo.

Por último, como destacou o próprio Danilo Simas, ele via dois jogadores “em posição” (de impedimento) – o 13 (Rodrigo Dourado) e o 14 (Lucas Ribeiro).

Ou seja: o bandeira via os jogadores mais à frente no momento da cobrança da falta no lance que originou a conclusão do volante do Internacional. Se viu, por que não levantou o bastão?

A peça encaminhada pela CBF ao STJD, por solicitação do Tribunal Esportivo, compromete a tecnicidade do equipamento e mostra o quanto ainda são desentrosados e despreparados os árbitros que “apitam” o jogo de olho no que mostram as câmeras.
 

E traz mesmo questionamentos importantes sobre erros de direito e erros de fato.

Poderia o árbitro de vídeo sentenciar que “foi gol legal”?

Não acredito que os auditores do STJD acatarão o pedido da anulação da partida.

Mas claro está que o gol foi ilegal e que a equipe da sala de vídeo (José Cláudio Rocha Filho, Thiago Duarte Peixoto, Fabrício Porfírio de Moura, todos de São Paulo) não tinha os elementos técnicos para afiançar o contrário.
 

O que teria a dizer o observador Giulliano Bozzano (MG), presente na sala do VAR?

É inadmissível que os times e trio de arbitragem de campo tenham entrado em campo sem serem informados de que o equipamento não estaria 100% – ao menos no primeiro tempo.

Repito: não defendo a anulação do jogo, mas seria cruel ignorar que o time de Vanderlei foi prejudicado com a confirmação de um gol ilegal.

Em última análise, foi moralmente rebaixado com um gol ilegal…

Fonte: Coluna Futebol Coisa e Tal/ Gilmar Ferreira – Extra

Mais sobre:InternacionalVAR
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
7 comentários
  • Responder

    Essa diretoria frouxa tem que ir à justiça comum e fazer valer os direitos vascaínos. Nada de disputar série B. A CBF que resolva a questão e não rebaixe ninguém.

  • Responder

    Olá boa tarde à todos os vascaínos.
    O futebol brasileiro está uma vergonha pq só quem está merecendo é o flamenco pq a arbitragem o Var CBF e ainda tem tv Globo pra ajudar os mulambos e ai fica difícil. A presidência acabou com o clube Vasco da Gama pq não tem competência

  • Responder

    ou seja, o vasco vai passar um ou dois anos na serier

    ou seja o vasco vai passar um ou dois anos na serie b e esses incompetentes vao estar apitando na proxima semena como se nada tivesse acontecido, eita braqsil fuleiro comandado por uma turma da fuleiragem, tnc

    o

  • Responder

    Agora e virar a página e pensar no futuro o que o novo presidente tem que fazer é??? Chamar tds as lideranças que tem dentro do clube Vasco da Gama pra conversar. Primeiro caso a ser tratado seria as eleições dentro do clube direta já com aval do presidente assinado catálogado carimbado e homologado em cartório. O torcedor compareceu votou só vale o voto do torcedor candidato B recebeu mais votos que o candidato A. Candidato B e o novo presidente. Daí já se começa a moralizar o clube…

  • Responder

    Na minha opinião os 4 grandes do Rio deveriam se juntar contra os árbitros do varejo para impedirigir que tais erros ocorram ontem no jogo de São Paulo e flamengo ficou bem claro quem escolhe o clube pra ser campeão isso é uma vergonha fora cbf vocês estão acabando com o futebol brasileiro por isso que os estádios estão ficando cada vez mais vazios orquestra o povo não é besta..

  • Vai chover processo na justiça comum de torcedores e sócios do Vasco!
    Não dá pra engolir isso. Houve claramente uma manipulação do resultado da partida.
    Um gol irregular no início do jogo muda todo o resto de uma partida e as atuações contrariaram todas as regras e protocolos.
    Os processos não serão de aventureiros, pq há provas mais do que suficientes pra justiça comum sentenciar a favor do Vasco.

  • Responder

    bom dia, sugestão nua e crua, não rebaixar nenhum dos 4 e fazer, um campeonato com 28 clubes descendo 8 para normalizar esta lambança toda e que este episodio nunca mais aconteça será. ????

    e que o Vasco monte uma equipe a altura do campeonato brasileiro, é inadmissível que outras equipes com menor investimento consegue montar uma boa equipe e o Vasco só brigando para não ser rebaixado.

Comente

Veja também
Lucas Eduardo em ação pelo Vasco
Lucas Eduardo projeta final da Copa Rio Sub-20 contra o Flamengo

Capitão do Vasco da Gama sub-20, Lucas Eduardo projeta decisão diante do Flamengo, que inicia no sábado (20), às 10h, na Gávea.

Lauan em campo pelo Londrina
Vasco contrata Lauan, do Londrina, para o Sub-20

O Vasco da Gama contratou o lateral-esquerdo Lauan, do Londrina, para a categoria Sub-20, por empréstimo até o final da temporada.

Josh Wander durante entrevista em visita ao Rio de Janeiro
777 Partners não dá garantias ao Vasco sobre aporte de setembro

Associativo do Vasco da Gama pediu garantias para a 777 Partners sobre o aporte do mês de setembro e empresa negou.

Puma durante jogo contra o Flamengo
Executivo do Criciúma se manifesta sobre possível interesse em Puma

Alex Brasil, executivo de futebol do Criciúma, comentou os rumores sobre o interesse no lateral-direito do Vasco da Gama, Puma Rodríguez.

De Lucca em ação pelo Vasco em jogo-treino contra o Porto Real
Vasco empresta De Lucca ao Ceará

Sem espaço no Vasco da Gama, De Lucca, de 24 anos, é o novo reforço do Ceará para a disputa da Série B 2024.