Audiência Pública na Alerj aponta abuso e preconceito contra Vasco e Barreira

A interdição de São Januário foi durante criticada por autoridades durante Audiência Pública realizada nesta segunda-feira.

Autoridades na Audiência Pública sobre São Januário na Alerj
Autoridades na Audiência Pública sobre São Januário na Alerj

Sem a presença de representantes do Ministério Público, autor da ação que culminou na interdição judicial do estádio de São Januário, a audiência pública para tratar do tema, realizada nesta segunda-feira na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), concluiu que o clube Vasco da Gama está sendo punido nas esferas esportiva, social e econômica, por uma decisão considerada abusiva e preconceituosa, segundo autoridades presentes na reunião. A audiência foi presidida pelo presidente da Comissão de Esporte e Lazer, deputado estadual Carlinhos BNH (PP).

Para a presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ), Renata Mansur, não é competência da justiça comum julgar a questão, e a interdição de São Januário trouxe “consequências muito graves” para o Vasco e comunidade do entorno. “Decisão judicial é para ser cumprida, desde que seja da justiça competente”, pontuou.

Na mesma direção, a Polícia Militar informou não haver restrições para a realização de jogos no estádio de São Januário. “Conforme laudo de segurança emitido no início do ano, a Polícia Militar tem condições de fazer a segurança na área interna e externa de São Januário e outros estádios”, declarou o comandante do Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (BEPE), tenente-coronel Ferreira.

De acordo com representantes do Vasco da Gama presentes à audiência pública, uma reunião será realizada ainda nesta semana com o procurador-geral de Justiça, para discutir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), visando a reabertura de São Januário. Dentre as medidas já em curso pelo Vasco estão a instalação de novas catracas e câmeras de alta definição dentro e fora do estádio.

“A interdição deixa o campeonato maculado no âmbito desportivo porque um clube está em desvantagem diante dos outros 19 que jogam em seus estádios”, protestou o vice-presidente do Vasco, Carlos Osório, que convidou deputados presentes a participarem da reunião com o MP e posterior jogo de abertura do estádio.

O presidente da Comissão de Esporte e Lazer da Alerj, deputado Carlinhos BNH, informou que o relatório da audiência pública será encaminhado ao procurador-geral de Justiça para colaborar com sugestões visando a desinterdição de São Januário, fechado para o público desde junho, quando na partida contra o Goiás, pelo Campeonato Brasileiro, torcedores do Vasco atiraram rojões, quebraram estruturas e entraram em confronto com a polícia.

“Vamos acompanhar de perto essa situação do Vasco. Todos os deputados estão ao lado do clube e da comunidade da Barreira do Vasco para corrigir essa injustiça que está sendo feita”, disse o presidente da Comissão de Esporte, Carlinhos BNH.

“Quando se pune o clube, pune famílias que ficam sem alimentos por não poderem trabalhar nos dias de jogos. A justiça está falindo a economia local. Não pode penalizar o Vasco e trabalhadores por atos isolados de vândalos”, alertou o deputado Filippe Poubel (PL).

O presidente da Comissão de Educação e de Combate à Desordem Pública, Alan Lopes (PL), a deputada Martha Rocha (PDT) e o deputado Tande Vieira foram ainda mais incisivos nas críticas ao Ministério Público.

“Onde eles estavam quando vistoriamos o Maracanã e encontramos uma série de irregularidades? Não vi o MP interferir nisso”, lembrou Alan. “Acompanhamos brigas envolvendo outras torcidas e não houve nenhuma medida como a que foi imposta ao Vasco”, pontou Martha. “É um caso claro de dois pesos e duas medidas, uma decisão preconceituosa e com viés clubista. Nada justifica o que está acontecendo com o Vasco. Somente em 2023, tivemos nove mortes envolvendo estádios no país. Só São Januário está interditado. Tivemos confusões no show do Alok, o MP vai proibir shows em Copacabana?”, destacou Tande Vieira.

Também estiveram presentes à audiência pública os deputados Douglas Ruas (PL), Thiago Gagliasso (PL), Dani Monteiro (PSOL); o presidente da Suderj, Renato de Paula; o secretário municipal de Trabalho, Everton Gomes; a presidente da Associação de Moradores da Barreira do Vasco, Vânia Silva; além de representantes da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e de torcidas do Vasco da Gama.

Fonte: Super Rádio Tupi

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
5 comentários
  • Responder

    Ministério Público é uma vergonha

  • Responder

    Tá ficando veio pra mp, infelizmente as pessoas se acham superior as instituições,deveriam as próprias terem recursos pra rever anomalia humanizada,

  • Responder

    Enquanto isso, time que nem tem estádio joga no “seu” estádio (quero dizer, no que era o estádio do ESTADO).
    Promotores e juízes deveriam ser somente profissionais e não torcedores.
    Mas …

  • Responder

    Pois é! Está ficando tudo muito claro, não? Roubam o Vasco em campo!!!!??? o gol do Vasco anulado erroneamente pelo juiz e pelo var (não merece letras maiúsculas) foi algo escandaloso. Parece até a perseguição da chamada justiça brasileira contra o Bolsonaro. Agora mais esta, a interdição de São Januário!!!!!!! É como foi dito aí na reunião na Alerj: clubismo, torcedores militantes e nada mais!

  • Responder

    Só mim resta dizer: ministério público vá procurar o que fazer e deixem meu Vasco em Paz.
    Há cada dia o ministério público fica mais sem moral.

Comente

Veja também
Paulo André e Eurico Miranda se desentenderam em reunião
Paulo André é cogitado na SAF do Vasco; ex-Cruzeiro já criticou o Clube e foi alvo de Eurico

Ex-zagueiro e agora dirigente, Paulo André deixou o cargo de diretor de futebol interino do Cruzeiro e pode pintar no Vasco da Gama.

Rafael Paiva é o novo técnico do Sub-20 do Vasco
Saiba quem é Rafael Paiva, técnico interino do Vasco

Treinador do Sub-20, Rafael Paiva irá assumir o comando do Vasco da Gama de forma interina, após a saída de Ramón Díaz.

João Victor em ação pelo Vasco contra o Fluminense
João Victor não enfrenta o Fortaleza pela Copa do Brasil

Zagueiro do Vasco da Gama, João Victor foi expulso contra o Água Santa, na fase anterior da competição nacional.

Cadu Neves renova com o Vasco até dezembro de 2024
Vasco empresta Cadu Neves para a Portuguesa-RJ

Goleiro do Sub-20 do Vasco da Gama, Cadu Neves vai defender as cores Portuguesa-RJ, que irá disputar a Série D em 2025.

Ramón Díaz em jogo contra o Deportivo Maldonado
Ramón Díaz exigiu reforços à 777 Partners antes de deixar o Vasco; veja os nomes

Ramón Díaz se reuniu recentemente com Josh Wander e solicitou a chegada de reforços para resolver os problemas do elenco.