Atuação em eliminação no Carioca deixa lições para o novo técnico do Vasco

O Vasco da Gama conseguiu ser competitivo contra o Fluminense, mas acabou sendo eliminado do Carioca, no domingo.

Jogadores do Vasco em jogo contra o Fluminense
Jogadores do Vasco em jogo contra o Fluminense (Foto: André Durão)

A eliminação do Vasco da Gama para o Fluminense deixa lições para o próximo técnico do clube de São Januário. Em um time carente de referências em campo, após as saídas dos três principais jogadores do elenco e do treinador Fernando Diniz, a equipe fez um primeiro tempo competitivo sob o comando de Lazaroni, mas viu a classificação escapar nos pés de Brenner e no braço de Barros.

Sem Diniz e sem as referências Rayan, Vegetti e Coutinho, o mínimo que o Vasco pode fazer é tentar ser competitivo. E a equipe não vinha conseguindo isso. Os jogos contra Fluminense e Santos na semana deixaram evidente que o time precisava de mudanças.

Lazaroni entendeu o que o jogo pedia. O treinador interino tirou os jogadores que estavam mais abaixo do restante da equipe — Nuno Moreira e Paulo Henrique — e apostou em um time fisicamente mais forte para a bola longa e a pressão, com David no ataque e Puma Rodríguez na lateral.

O Vasco não fez um jogo brilhante no primeiro tempo. Mas o torcedor não esperava uma equipe completamente refinada técnica e taticamente. Ao menos, a mudança de postura foi nítida. Não porque os jogadores não estivessem correndo antes, mas porque o time estava mais apto fisicamente para sustentar a pressão e reter a bola.

A equipe abriu o placar no Maracanã com Robert Renan, em uma rara oportunidade pelo alto após cobrança de escanteio — fundamento que o Vasco explora mal há bastante tempo. São poucos os escanteios de que a equipe costuma tirar proveito. A virada poderia ter vindo no segundo tempo com Brenner, na cobrança de pênalti, mas o atacante desperdiçou a chance da classificação.

Não por acaso, o pior momento do Vasco na partida ocorreu logo após as mudanças de Lazaroni no segundo tempo. O time perdeu a capacidade de segurar a bola no ataque. Spinelli não tem a mesma capacidade de retenção de Brenner. Adson não possui a mesma imposição física de David. E Nuno não oferece a intensidade de Rojas na marcação.

Foi em um erro do português que a posse saiu dos pés do Vasco e passou ao Fluminense. O Tricolor pressionou até a jogada terminar na área, quando Barros colocou a mão na bola. O pênalti foi a pá de cal em um time que já estava abalado pelo erro de Brenner e que sentiu as alterações.

O próximo treinador do Vasco terá vários desafios. A saída de bola do sistema defensivo provoca apreensão no torcedor a cada passe. Quando avança, o time ainda é refém de uma posse por vezes estéril.

Sem Coutinho e Diniz, o Vasco tem peças para montar uma equipe forte em transição. Para isso, é necessário um time fisicamente intenso, compacto e agressivo sem a bola. Os espaços entre as linhas não podem continuar aparecendo, como vêm ocorrendo desde o fim do ano passado. Também não há necessidade de manter a linha defensiva tão alta, assumindo riscos que custaram caro na final da Copa do Brasil e em outros momentos de 2026.

O Vasco precisa montar o time em torno de Thiago Mendes e Andrés Gómez. É necessário recuperar jogadores em baixa, como Paulo Henrique, Nuno e Piton, além de dar confiança a Hinestroza, Brenner e Cuiabano, que serão importantes para o elenco.

Antes de tudo, porém, é fundamental agir rapidamente na contratação de um treinador — e que o novo técnico monte a equipe mais equilibrada possível. São 11 dias até o jogo contra o Palmeiras, adversário que o Vasco não vence desde 2015. Depois, haverá mais uma sequência de partidas a cada três dias. Não há mais margem para erro.

Fonte: Globo Esporte

1 comentário
  • Responder

    Seja qual for o treinador que vier , espero que a primeira ordem seja a saída de bola entre Léo Jardim e sua defesa , principalmente pelo meio quando o companheiro a receber a bola esteja de costas para o campo adversário , que as saídas seja em chute pra frente e deixa assim o problema para a defesa adversária , como no jogo de ontem fez a torcida ficar com o coração nas mãos com as saídas de bola de Léo Jardim é susto em cima de susto .

Comente

Veja também
Corinthians provoca o Vasco em telão da Arena após vitória; veja vídeo

Corinthians vence o Vasco da Gama por 1 a 0 e provoca o rival após o jogo na Neo Química Arena, pelo Brasileirão.

Renato Gaúcho aponta erros do Vasco e minimiza tabu após derrota

Renato Gaúcho aponta erros do Vasco da Gama na derrota para o Corinthians, minimiza tabu e critica decisões no ataque e atuações abaixo.

Sormani critica fala de presidente do Flamengo sobre Vasco e Crefisa

Após declarações de presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, Bap, sobre o Vasco da Gama, Fábio Sormani critica mandatário.

Renato explica time titular do Vasco e saídas de Thiago Mendes e Cuiabano

Técnico do Vasco da Gama, Renato Gaúcho analisou a atuação da sua equipe na derrota para o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro.

Vasco fica em 10º no Brasileiro após a 13ª rodada; veja a tabela

Confira a tabela do Brasileirão, atualizada após o empate do Vasco da Gama contra o Corinthians, e veja como ficou a classificação.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Corinthians: destaques e decepções

Veja as notas dos jogadores do Vasco da Gama na derrota para o Corinthians, com avaliações detalhadas, destaques e decepções da equipe.

Assista aos melhores momentos de Corinthians 1 x 0 Vasco da Gama

Confira os melhores momentos de Corinthians x Vasco da Gama, com gol decisivo e chances criadas ao longo da partida pelo Brasileirão.

Thiago Mendes reclama de tratamento da arbitragem com o Vasco

Na saída para o intervalo do duelo entre Corinthians x Vasco da Gama, Thiago Mendes fez duras críticas à arbitragem.

Entrada dura em Corinthians x Vasco revolta torcedores nas redes sociais

Lance aconteceu no fim da primeira etapa na partida onde o Corinthians venceu o Vasco da Gama, pelo Brasileiro.

Corinthians x Vasco registra casa cheia e renda elevada; veja números

Presença expressiva de torcedores e alta arrecadação marcaram o duelo entre Corinthians e Vasco da Gama pela 13ª rodada do Brasileirão.