Atleta indígena do Vasco, Cauan Barros faz tribo em Pernambuco virar vascaína

Meio-campo indígena do Sub-20 do Vasco da Gama, Cauan Barros influenciou os integrantes da sua tribo a serem vascaínos.

Cauan Barros, destaque na base do Vasco, na aldeia em Pernambuco
Cauan Barros, destaque na base do Vasco, na aldeia em Pernambuco (Foto: GE)

O jovem Cauan Barros, de apenas 17 anos, ainda dá seus primeiros passos na carreira como jogador de futebol. Em julho, ele assinou seu primeiro contrato profissional com o Vasco da Gama, quando atuava pelo Sub-17. Hoje, no Sub-20, a jovem promessa de origem indígena, transformou a sua tribo, a Pankararus, no interior de Pernambuco, em um verdadeira arquibancada de São Januário.

Uma reportagem do GE, publicada neste domingo (12), mostrou como a ascensão de Cauan fez com que os integrantes de sua aldeia passassem a torcer e vibrar pelo Gigante da Colina. O meia conta a reação dos familiares ao descobrirem que ele havia sido contratado pelo Cruzmaltino

– O meu pai começou a chorar. Ligou para a minha mãe, que estava no mercado com as irmãs. Quando soube da notícia começou a gritar e chorar. Acho que a ficha ainda não caiu para a minha família. Minha mãe mesmo já falou.

Ao todo, a tribo Pankararus tem 7 mil pessoas cadastradas no Governo Federal e, mesmo ainda levando uma vida simples, sem bugigangas ou aparatos tecnológicos, eles se viram para poder acompanhar Cauan com a camisa vascaína, fazendo uso de antenas para captar os sinais de transmissão das partidas.

– Eu assistindo ao jogo com minha família fui às lagrimas. Todo mundo falando que eu podia chorar. Porque era meu filho que estava fazendo gol – lembrou seu Clecio Monteiro, quando viu o gol de Barros em clássico contra o Flamengo pelo sub-17.

O pai coruja, aliás, foi o maior incentivador para que o filho chegasse a um grande clube. Cauan despertou o interesse do Vasco aos 15 anos, quando já atuava pelo Primavera do interior de São Paulo. Desde então na Colina Histórica, ele é o grande orgulho da família e referência para os mais novos.

– Por ele ter aberto mão da infância, adolescência, por querer vencer, realizar um sonho de querer dar uma vida melhor não só para ele, mas para toda família. Isso é muito emocionante.

Barros, que mora no alojamento de São Januário, em breve estará ao lado de Clecio, Luciana (mãe) e Cauana (irmão) – que estão de mudança para o Rio de Janeiro.

Leia mais sobreCauan Barros
Nenhum comentário ainda.
Deixe sua opinião

Últimas notícias
24 de setembro de 2021
Vascaínos protestam na CBF contra arbitragem

Torcedores do Vasco da Gama protestaram na porta da CBF contra erros de arbitragem na Série B do Campeonato Brasileiro.

Prefeitura do Rio autoriza 7.700 torcedores em São Januário no jogo entre Vasco e Goiás

Com a autorização da Prefeitura do Rio de Janeiro, o Vasco da Gama pode receber até 7.700 torcedores em São Januário no jogo contra o Goiás.

CSA vence o Botafogo e Vasco encerra 25ª rodada em 10º na Série B

O Vasco da Gama finalizou a 25ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro na 10ª colocação, há 10 pontos do G4.

Ernando desfalca o Vasco contra o Brusque

Em recuperação de um edema na coxa, o zagueiro Ernando desfalca o Vasco da Gama no jogo contra o Brusque nesta sexta-feira.

Andrey recebe o terceiro cartão amarelo e desfalca o Vasco contra o Brusque

Andrey, volante do Vasco da Gama, levou o terceiro cartão amarelo e não enfrentará o Brusque na próxima sexta-feira.

Escalação do Vasco contra o Brusque

Confira a escalação do Vasco da Gama para a partida contra o Brusque nesta sexta-feira, pela Série B do Brasileiro.

Olho no rival! Escalação do Brusque contra o Vasco

Confira a escalação do Brusque para o jogo contra o Vasco da Gama nesta sexta-feira, pela Série B do Campeonato Brasileiro.

Confira quais canais transmitem o jogo entre Brusque e Vasco

Confira quais canais transmitem a partida entre Brusque e Vasco da Gama, válida pela 26ª rodada da Série B do Brasileiro.

Brusque terá desfalques contra o Vasco

Zé Carlos e Thiago Alagoano desfalcarão o Brusque contra o Vasco da Gama na próxima sexta-feira, no Estádio Augusto Bauer.

Gomes? Galarza? Amorim? Os cenários para a escalação do Vasco contra o Brusque

Tirando as duas ausências, o técnico do Vasco da Gama, Fernando Diniz, deve manter o mesmo time que mandou a campo nos outros jogos.

Veja mais notícias