Astovas critica Flamengo e Fluminense pela divisão de ingressos em clássicos

As torcidas organizadas do Vasco da Gama ainda apontaram problemas na venda de ingressos para o clássico deste sábado.

Torcida do Vasco durante jogo contra o Bahia
Torcida do Vasco durante jogo contra o Bahia (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Na tarde desta sexta-feira (05), a Associação das Torcidas Organizadas do Vasco, ou apenas Astovas, apresentou, nas redes sociais, uma carta aberta destinada a “clubes, autoridades e sociedade” abordado temas relacionados aos clássicos entre os quatro grandes do Rio de Janeiro.

A princípio, a crítica foi direcionada ao próximo confronto entre Fluminense e Vasco da Gama. Segundo a Astovas, torcedores do Gigante estão tendo problemas na compra de ingressos, começando pela venda iniciada fora do prazo, o que ocasionou bilhetes cancelados e até dificuldade de reembolso.

Outro ponto abordado é a quantidade de ingressos comercializados para a torcida do Vasco, cerca de 4 mil, o que não é de costume em clássicos estaduais. No começo do ano, os clubes haviam chegado a um acordo para a divisão de público no Maracanã, mas sequer o setor misto foi liberado. Portanto, se repetiu o que ocorreu no Flamengo contra Botafogo, semana passada.

Na ocasião, os torcedores alvinegros ficaram isolados no setor de visitante e viram o Botafogo vencer por 3×2. A partir disto, a Astovas aponta que tanto Flamengo quanto Fluminense “não demonstra ter o indispensável espírito público necessário para gerir um equipamento que pertence a toda sociedade como é o Maracanã”.

Nota na íntegra

Rio de Janeiro, 5 de maio de 2023.

As Torcidas do Vasco da Gama, representadas pela Associação das Torcidas Organizadas do Vasco – ASTOVAS, vem por meio desta denunciar uma série de questões relativas à partida Fluminense x Vasco da Gama, a ser realizada nesse sábado, (6/5), no estádio do Maracanã e propor o segue:

Apesar da partida em referência se tratar de um tradicional clássico do Rio de Janeiro, de grande interesse de ambas as torcidas, a ser disputado no Maracanã, que é o estádio público de referência de nosso Estado, a diretoria do Fluminense, mandante da partida, decidiu restringir o acesso dos torcedores do Vasco ao estádio disponibilizando apenas cerca de 4 mil ingressos para o setor normalmente destinado às torcidas visitantes de outros estados ou outros países. Além disso, o mandante iniciou a venda de ingressos para torcedores do Vasco fora do prazo anunciado. Muitos torcedores que de boa fé compraram seus ingressos no site oficial nesse período tiveram seus ingressos cancelados e vem relatando dificuldades em obter o reembolso.

A estapafúrdia decisão de confinar uma torcida do Rio de Janeiro, também dona do Maracanã, no restrito espaço destinado aos visitantes forasteiros, é inaceitável e tem outro efeito colateral negativo que é a retirada de venda de milhares de ingressos para que seja feito o isolamento requerido pelos órgãos de segurança para aquele setor. Ou seja, mais cidadãos e contribuintes ficam impedidos de acessar o estádio que tem a sua capacidade reduzida nessa configuração.

A mesma lamentável situação foi imposta aos torcedores do Botafogo, em clássico contra o Flamengo (mandante), na semana passada, também no Maracanã.

Além de mandantes das partidas acima referidas, o Flamengo é o atual permissionário precário do Complexo do Maracanã e o Fluminense o seu assistente. Por essas e outras atitudes a dupla não demonstra ter o indispensável espírito público necessário para gerir um equipamento que pertence a toda sociedade como é o Maracanã.

Recentemente, por ocasião das semifinais do Campeonato Carioca, Governo do Estado, Clubes e Federação se reuniram e reafirmaram seu posicionamento unânime na defesa da presença de torcida mista nos clássicos do Rio de Janeiro, apoiando as regras estabelecidas pela FFERJ para o Maracanã: Mandante e visitante com setor norte ou sul reservado às suas torcidas, e demais setores com torcida mista, respeitando-se a venda antecipada com prioridade para os sócios-torcedores do mandante. Nós, torcedores do Vasco, concordamos plenamente com essa posição.

Na edição 2023 do Campeonato Carioca todos os clássicos disputados no Maracanã contaram com boa presença de todas as torcidas, em convivência pacífica dentro do estádio, sem o registro de qualquer incidente. É sempre muito bom ver torcedores rivais torcendo lado a lado para seus times. Um excelente exemplo de tolerância e respeito que o Rio de Janeiro dá ao Brasil e ao mundo.

Aliás, a tradição dos clássicos cariocas no Maracanã vem desde a sua inauguração. Gerações e gerações de torcedores cariocas e fluminenses foram formadas com o encantamento único que é proporcionado pelo Maracanã dividido entre suas grandes torcidas, as que fazem as mais lindas festas do Brasil.

Por tudo isso as Torcidas do Vasco da Gama lamentam a atitude pequena e mesquinha da direção do Fluminense em relação à restrição de ingressos para os vascaínos no clássico de amanhã no Maracanã e solicita que clubes, autoridades, FFERJ e CBF possam chegar a um entendimento para que as tradições do Maracanã e do futebol carioca possam ser preservadas em benefício das torcidas dos 4 grandes clubes do Rio de Janeiro. A fórmula aprovada pelos clubes, estado e Federação para o Campeonato Carioca é a que defendemos para todas as competições. Dessa forma o Estádio do Maracanã poderá cumprir o propósito para o qual foi construído, com os impostos pagos pela população: ser verdadeiramente um estádio de todos e para todos.

Reafirmamos nosso compromisso com a Paz no Esporte e por Respeito, Igualdade, Inclusão.

Associação das Torcidas Organizadas do Vasco.

Clássico

Naturalmente, a massa vascaína deve ocupar todo o setor de visitante no confronto, mesmo o Vasco vindo de derrota. O clássico está marcado para a noite deste sábado (06), às 21h, no Maracanã, válido pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Para o jogo, já foram vendidos mais de 35 mil bilhetes considerando público geral.

    Comente

    Veja também
    Pedrinho, presidente do Vasco
    Pedrinho fala sobre busca por novo técnico e revela futuro de Payet e Coutinho

    Pedrinho afirmou que não tem nada definido sobre a venda da SAF e garantiu o Vasco autossustentável até março de 2025.

    Thiago Carpini, técnico do Vitória
    Vasco faz sondagem por Thiago Carpini, técnico do Vitória

    O presidente do Vitória, Fábio Mota, revelou que o Vasco da Gama fez sondagem para saber situação do técnico Thiago Carpini.

    Estádio de São Januário
    Cláudio Castro declara São Januário patrimônio histórico do Rio e comemora

    O governador Cláudio Castro declarou São Januário, estádio do Vasco, patrimônio histórico, cultural e turístico do Rio.

    Pedrinho em entrevista coletiva
    Pedrinho afirma que tem interesse na venda da SAF do Vasco e revela 5 interessados

    O presidente Pedrinho não deu muito detalhes de quem são os interessados na compra da SAF do Vasco, mas diz que são cinco.

    Projeto da reforma do Estádio de São Januário
    Secretário de Esportes do Rio detalha próximos passos para reforma de São Januário

    O Vasco da Gama já pode concretizar a venda do potencial construtivo para viabilizar a reforma de São Januário.