Arthur Sales é o 14º cria a sair com menos de 100 jogos pelo Vasco na década

Arthur Sales se tornou o 14º jogador formado na base do Vasco da Gama a ser vendido com menos de 100 jogos nos últimos 10 anos.

Arthur Sales, atacante Sub-20 do Vasco
Arthur Sales, atacante Sub-20 do Vasco (Foto: Rafael Ribeiro)

Negociado com o futebol belga nesta terça-feira (31/08), o ex-atacante do Vasco da Gama, Arthur Sales, engrossa uma estatística cada vez mais comum no futebol brasileiro. Ele se tornou o 14º jogador formado em São Januário a deixar o Clube com menos de 100 jogos nos últimos 10 anos.

Um levantamento feito pelo GE mostra que somente três atletas revelados na Colina Histórica, dos 17 vendidos desde 2010, ultrapassaram a marca centenária de jogos pela equipe profissional – o zagueiro Luan e os volantes Allan e Romulo.

Se reduzirmos a lista para 50 jogos, Arthur Sales foi o nono cria do Gigante da Colina a ser vendido sem completar a marca. Em 2020, o lateral-direito Natan foi contratado pelo Boavista-POR sem ter feito uma única partida no elenco principal.

Veja as vendas

Vendas de crias do Vasco
Vendas de crias do Vasco (Foto: ge)

Além do estar sempre em busca de novos talentos, a crise financeira do Vasco, agravada pelo queda de receita em função de estar disputando a Série B, ajuda a explicar as saídas precoces de jogadores que poderiam fazer história no Clube.

Neste cenário, a saída de promessas, muitas vezes para mercados periféricos do futebol, acaba se tornando uma alternativa das mais lucrativas para se driblar os problemas financeiros. As vendas de Talles Magno e Arthur Sales, por exemplo, somaram R$ 57 milhões – o orçamento vascaíno previu R$ 82 milhões em receita de direitos de jogadores.

Na transação envolvendo Arthur Sales, o Vasco manteve 20% dos direitos sobre o atleta. O Time da Cruz de Malta ainda corre o risco de ter 30% do valor penhorado pela Justiça.

Mais sobre:Arthur Sales
1 comentário
  • Responder

    Antes de mais nada sou vascaíno nato de ver Orlando lelé,Zandonaide,Catinha entre outros fora de séries: Então vamos lá depois do Sr Calçada não tivemos presidentes a altura, só amadores e mal intencionados querendo projeção financeira ou politica e nossa grandeza indo por ralo abaixo.
    E essa diretoria mais uma incompetente ou mal intencionada como anteriores se desfaz de um promissor jovem q poderia futuramente render uma boa venda.
    Até quando vamos ver nosso time em mãos de inescrupulosos e amadores que não tem amor a essa instituição vitoriosa que está na história do Brasil com fatos e acontecimentos, será que usam o Vasco pra benefício próprio e quando virá alguém q possa realmente amar nosso clube e dirigir de forma sensata e organizada.
    Enfim espero que apareça e transforme nosso clube em gigante de novo trazendo glórias e alegrias pra essa nação tão sofrida, pois somos gigantes e amamos esse clube.

Comente

Veja também
Leila Pereira abre o jogo sobre negociação entre Vasco e Marcos Lamacchia

Leila Pereira comentou a negociação do Vasco com Marcos Lamacchia e afirmou que o Clube fará um grande negócio.

Vasco muda estratégia e define novo plano para Robert Renan

Vasco da Gama adia compra de Robert Renan, mas negocia a renovação do empréstimo e mantém interesse em contratação futura.

Vasco estuda saídas para o 2º semestre; veja quem pode deixar o Clube

Vasco da Gama avalia mudanças no elenco durante a pausa da Copa, e alguns jogadores podem deixar o Clube no 2ª semestre.

Fim de ciclo: Matheus França deixa o Vasco e volta ao Crystal Palace

Com contrato válido até junho de 2026, Matheus França encerra passagem pelo Vasco da Gama e retorna ao futebol inglês.

Vasco define situação de Marino para a sequência da temporada

Com Marino Hinestroza em baixa, o Vasco da Gama define situação do colombiano para a sequência da temporada.

Novo lateral do Vasco já tem data para se apresentar ao Clube

Após negociações, Vasco da Gama chega a um acordo com o América-MG e consegue liberação de Paulinho antes do prazo previsto.

Pedrinho liga o sinal de alerta e planeja reformulação no Vasco

Após má fase no recorte recente, Pedrinho planeja reformulação no elenco do Vasco da Gama durante Copa do Mundo.

Elenco do Vasco entra de férias e já tem data para reapresentação

Com o recesso para a disputa da Copa do Mundo 2026, Vasco da Gama dá férias para elenco e marca reapresentação.

Vasco fecha o semestre sem cumprir sua principal meta

Em baixa no recorte recente da temporada, o Vasco da Gama fecha o primeiro semestre na zona de rebaixamento do Brasileiro.

Bola aérea segue como pesadelo do Vasco em 2026

Fragilidade nas jogadas pelo alto expõe problema recorrente na defesa do Vasco da Gama e acende alerta na temporada.