Aposta do Vasco, atacante sonha com 1º título da carreira

O atacante Rayan foi destaque do Vasco na temporada e busca o 1º título da carreira neste domingo, no Maracanã.

Rayan comemorando gol contra o Internacional
Rayan comemorando gol contra o Internacional (Fonte: Matheus Lima/Vasco)

O clube que revelou Roberto Dinamite, Romário, Edmundo e outros atacantes históricos pode estar diante de um novo ídolo: Rayan. Badalado desde muito cedo na base, a joia vascaína se tornou o rosto do Vasco em 2025, sobretudo depois da chegada de Fernando Diniz. Ele busca o primeiro título da carreira neste domingo, em pleno Maracanã — palco que consagrou heróis vascaínos —, na grande decisão da Copa do Brasil.

O atacante é o artilheiro da Copa do Brasil de 2025, com cinco gols durante toda a campanha até a final. Ele balançou as redes contra o União Rondonópolis, Nova Iguaçu, Operário, Fluminense. Quando não fez gols contra o Botafogo, converteu o seu pênalti nas cobranças. Agora, ele tenta marcar contra o Corinthians na grande decisão do torneio.

Rayan se tornou o rosto do Vasco após a chegada de Fernando Diniz. Com conexão imediata com o atacante, o treinador fez um único pedido à direção na última janela de transferências: não vender a joia de São Januário. A previsão do técnico era de que negociar Rayan seria vender o ativo por um valor muito menor do que ele valeria. Diniz gabaritou o que aconteceria.

— O Rayan é imperdível. Vender o Rayan agora é vender por um valor muito menor do que ele vai valer. Você não contrata outro Rayan. Ele estava muito abaixo do que pode render. Esse Rayan, para mim, é só um inicio do que eu sinto. Tive uma conexão muito rápida. É um jogador quer vai deixar muita saudade quando ele sair, mas não pode ser agora. Temos que arrumar outra alternativas. Ele é insubstituível.

— Não tem outro Rayan. Aquele outro Rayan jogava muito abaixo do que poderia. Ele faz parte do que projeto para o Vasco — disse Diniz, em maio, após vitória sobre o Melgar, na Sul-Americana.

Rayan não se tornou apenas parte do que Diniz projetava para o Vasco. O atacante virou peça fundamental do time. Sob o treinador, o jovem desabrochou e virou o destaque vascaíno em 2025. São 20 gols marcados pelo clube na temporada. Ele foi eleito a revelação do Brasileirão e tem na Copa do Brasil a chance de conquistar o primeiro título como profissional.

Na base, o atacante foi o rosto de uma geração do Vasco que dominou o Rio de Janeiro, com títulos do Carioca Sub-17 em 2021 e 2022, e títulos do Carioca Sub-20 em 2023 e 2024. Rayan também comandou a seleção brasileira nas conquistas do Sul-Americano Sub-17 em 2023 e do Sul-Americano Sub-20 em 2025.

Fazer história pelo Vasco está nos planos de Rayan desde jovem. Em 2018, com apenas 11 anos, o atacante disse ao ge que tinha o sonho de conquistar o Brasileirão pelo clube. Sete anos depois, ele pode ser campeão nacional pelo clube que o revelou, no qual seu pai defendeu como jogador e sua mãe trabalhou como funcionária.

Em outubro, Rayan revelou ao ge que se sentia especial com a benção que recebeu de Dinamite. Ele pode se tornar ainda mais especial para o Vasco neste domingo, na final da Copa do Brasil, contra o Corinthians, no Maracanã.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Léo Jardim e Hugo Souza podem ser protagonistas na final entre Vasco e Corinthians

Léo Jardim e Hugo Moura foram determinantes para que Vasco e Corinthians chegassem à final da Copa do Brasil.

Bernardo reafirma carinho pelo Vasco e sonha com o bi da Copa do Brasil

Bernardo não esconde seu carinho pelo Vasco da Gama e reforça torcida para o Vasco em final contra o Corinthians.

Vasco pode ter prêmio maior do que o Corinthians se conquistar a Copa do Brasil

O Vasco pode terminar a sua campanha na Copa do Brasil com uma premiação maior que a do Corinthians se for campeão.

Vasco planeja grande festa em caso de título da Copa do Brasil

O Vasco da Gama prepara festa com grupo de pagode e um Dj para a próxima segunda-feira, caso conquiste a Copa do Brasil.

Nuno Moreira está a um passo de marca histórica no Vasco

O atacante Nuno Moreira pode se tornar o primeiro jogador europeu campeão da Copa do Brasil pelo Vasco da Gama.

Germano compara título de 1997 com a Copa do Brasil 2025, e exalta Léo Jardim

O ex-goleiro Carlos Germano torce por título do Vasco na Copa do Brasil e não poupa elogios ao goleiro Léo Jardim.

Veja palpites de jornalistas para Vasco x Corinthians na final da Copa do Brasil

Vasco e Corinthians duelam pelo jogo de volta da grande final da Copa do Brasil, neste domingo, no Maracanã.

Vasco ou Corinthians? Léo Moura revela sua torcida na final da Copa do Brasil

O flamenguista Lèo Moura revelou sua torcida para a final da Copa do Brasil e explicou os motivos da escolha.

Rayan busca artilharia da Copa do Brasil; veja os números

Rayan pode se isolar na posição caso vá às redes pelo Vasco da Gama contra o Corinthians, na decisão de hoje no Maracanã.

Vasco prega humildade e garante confiança para a final na Copa do Brasil

O elenco do Vasco reforça que nada está garantido e garante foco total para a final ca Copa do Brasil, neste domingo.