Após caso de Gabigol, Pedrinho critica punições por comemorações no futebol

O ídolo do Vasco da Gama, Pedrinho, disse, no entanto, que não podem ser toleradas comemorações que envolvam discriminação.

Pedrinho provocou a torcida do Flamengo em 2000
Pedrinho provocou a torcida do Flamengo em 2000

Por meio do Instagram, o ídolo Pedrinho relembrou a provocação que fez na goleada por 5×1 sobre o Flamengo, em 2000, para fazer propor uma reflexão sobre o momento do futebol, em que comemorações se tornam motivo de punição, como pode ser com Gabigol.

Foi justamente o caso do atacante do Flamengo que motivou a publicação do ídolo do Cruzmaltino. Ele explicou o contexto de sua comemoração naquele clássico e fez um apelo para que isso seja levado em consideração. No entanto, ele ressaltou que atos discriminatórios devem ser punidos.

Pedrinho ressaltou que a sua celebração se tornou música e até bandeira na torcida por sua representatividade. O ex-meio-campista classificou como “covardia” pinçar as comemorações isoladamente e destacou que é uma coisa que faz parte do esporte e toda a paixão que envolve.

A publicação

O ano era 2000. Vasco 5 x 1 Flamengo. Vasco: Campeão da Taça Guanabara. A minha comemoração foi uma resposta para a torcida rival que, em coro durante os 90 minutos, – com xingamentos – afirmava que minha carreira tinha acabado por causa das lesões que tive. Fiz uma das minhas melhores partidas mostrando que ainda poderia jogar em alto nível.

Trago essa lembrança no meio da polêmica sobre os limites das comemorações, para propor uma reflexão: precisamos contextualizar as comemorações de acordo com o momento que acontecem. Obviamente que falo que não podemos tolerar atos racistas, discriminatórios ou quaisquer outros que ofendam alguma comunidade.

A minha comemoração virou bandeirão, verso de música, eternizada na história do clube e a torcida mantém o gesto no contexto correto. Pinçar qualquer comemoração isoladamente é uma covardia com o futebol, afinal o futebol é o que é por causa do seu principal combustível: a paixão. A comemoração é a síntese dessa paixão.

Punição

Gabriel Barbosa foi denunciado por comemorar o gol na vitória por 1×0 sobre o Vasco, no meio de semana, na frente dos vascaínos no Maracanã, no risco de pegar alguns jogos de suspensão. O próprio Gigante pode ser punido após denúncia do Flamengo sobre supostos “cantos discriminatórios” dos vascaínos no último clássico.

Mais sobre:GabigolPedrinho
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
3 comentários
  • Responder

    Acredito que nem tem como comparar as duas comemorações. A primeira, do Pedrinho, presenciei no Maracanã. O Pedrinho, foi gol de bola rolando, jogada construída . O jogo foi um chocolate histórico. Vasco Campeão da Taça Guanabara. 5 x 1 impecáveis. Desabafo do Pedrinho. Então, a comemoração de gol de Pênalti (roubado), desses caras, é IRRELEVANTE, e me parece não ser digna de nota.

    • A menina ficoi nervosa. Pênalti roubado? Mão na bola é permitido no vôlei só.

  • Responder

    Pra cima deles meng0

Comente

Veja também
Humorista e vascaíno Whindersson Nunes
Whindersson Nunes não vai se apresentar em São Januário; veja motivo

O evento que aconteceria em São Januário seria para arrecadar fundos para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul.

Vasco venceu o Vitória por 1x0 em 2010, com gol de Zé Roberto
Vasco não venceu os últimos 5 jogos contra o Vitória em casa

O Vasco da Gama vem de dois empates e três derrotas para o Vitória jogando no Rio de Janeiro, com a última vitória em 2010.

Kaique Rocha parou jogada de Pablo Vegetti com a mão
Saiba a explicação do VAR para não expulsão Kaique Rocha, do Athletico-PR

A CBF divulgou o áudio de análise do VAR da jogada que o zagueiro Kaique Rocha, do Athletico-PR, parou a jogada de Pablo Vegetti com a mão.

Torcida do Vasco da Gama em São Januário
Ingressos para Vasco x Vitória pelo Brasileirão 2024

Confira informações sobre a venda de ingressos para o jogo entre Vasco da Gama e vitória, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.

Lúcio Barbosa na coletiva após demissão de Alexandre Mattos
Vasco já teria fechado novo patrocínio master e anúncio pode ser domingo

O Vasco da Gama pode anunciar o novo patrocinador master neste domingo, na partida contra o Vitória, que será em São Januário.