Ano de 2021 marca o centenário da liberação para mulheres se associarem ao Vasco

Em meio ao Dia Internacional da Mulher, o Vasco da Gama vê completar, em 2021, 100 anos da autorização para associação do público feminino.

Torcedoras do Vasco em jogo no Maracanã
Torcedoras do Vasco em jogo no Maracanã

Em meio ao Dia Internacional da Mulher, ocorrido nesta segunda-feira (08), uma singela coincidência envolvendo o Vasco da Gama e seu público feminino marca o ano de 2021.

Isso porque foi justamente há 100 anos, isto é, em 1921, que o Gigante da Colina passou a aceitar mulheres em seu quadro de associados. A informação é de Walmer Peres, historiador do Centro de Memória do Vasco.

– O Vasco da Gama passou a aceitar sócias a partir dos anos 20 do século XX. Na reunião de diretoria de 20 de abril de 1921, o então 1º diretor de Regatas, Deolindo Pinto da Silva, propôs ”para que fossem admitidas sócias no Club” – detalhou Walmer.

Ainda de acordo com o historiador, as primeiras filiadas (indicadas por Deolino) foram Avelina Baltazar Portela e Rosa Portela, sua filha.

Segundo Peres, Avelina era casada com Alberto Baltazar Portela, prestigiado dirigente cruzmaltino à época, e viria a se tornar a primeira mulher a ser benemérita do Clube.

Vale ressaltar que a inserção feminina no Vasco cresce a cada ano. Na administração passada, por exemplo, encabeçada por Alexandre Campello, pela primeira vez na história do Clube o cargo de vice-presidente geral foi ocupado por uma mulher, a registradora pública Sônia Andrade.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Zinho aponta técnico com perfil ideal comandar o Vasco

Zinho sugeriu nome que seria ideal assumir o comando do Vasco neste momento difícil que o Clube vive na temporada.

PC Oliveira discorda de juiz que não expulsou zagueiro do Athletico em lance com Vegetti

Comentarista de arbitragem analisou os lances polêmicos da derrota do Vasco da Gama para o Athletico-PR, pelo Brasileiro.

Atuação diante do Athletico escancara a realidade do Vasco dentro e fora de campo

Sob o comando da 777 Partners, o Vasco da Gama vive um monto conturbado e desorganizado no ambiente do futebol.

Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Rafael Paiva comenta expulsão de Hugo Moura e elogia atuações de Adson e João Victor

Treinador interino do Vasco da Gama, Rafael Paiva analisou a derrota da equipe para o Athletico-PR, pela quinta rodada do Brasileiro.

Sair da versão mobile