Ano de 2021 marca o centenário da liberação para mulheres se associarem ao Vasco

Em meio ao Dia Internacional da Mulher, o Vasco da Gama vê completar, em 2021, 100 anos da autorização para associação do público feminino.

Torcedoras do Vasco em jogo no Maracanã
Torcedoras do Vasco em jogo no Maracanã

Em meio ao Dia Internacional da Mulher, ocorrido nesta segunda-feira (08), uma singela coincidência envolvendo o Vasco da Gama e seu público feminino marca o ano de 2021.

Isso porque foi justamente há 100 anos, isto é, em 1921, que o Gigante da Colina passou a aceitar mulheres em seu quadro de associados. A informação é de Walmer Peres, historiador do Centro de Memória do Vasco.

– O Vasco da Gama passou a aceitar sócias a partir dos anos 20 do século XX. Na reunião de diretoria de 20 de abril de 1921, o então 1º diretor de Regatas, Deolindo Pinto da Silva, propôs ”para que fossem admitidas sócias no Club” – detalhou Walmer.

Ainda de acordo com o historiador, as primeiras filiadas (indicadas por Deolino) foram Avelina Baltazar Portela e Rosa Portela, sua filha.

Segundo Peres, Avelina era casada com Alberto Baltazar Portela, prestigiado dirigente cruzmaltino à época, e viria a se tornar a primeira mulher a ser benemérita do Clube.

Vale ressaltar que a inserção feminina no Vasco cresce a cada ano. Na administração passada, por exemplo, encabeçada por Alexandre Campello, pela primeira vez na história do Clube o cargo de vice-presidente geral foi ocupado por uma mulher, a registradora pública Sônia Andrade.

Nenhum comentário ainda.
Deixe sua opinião

Últimas notícias
17 de setembro de 2021
Justiça indefere pedido de sobrinho de Eurico cobrando R$ 247 mil do Vasco

Alexandre Brandão Miranda, sobrinho de Eurico Miranda, ainda terá que pagar quase R$ 22 mil pela derrota no processo contra o Vasco da Gama.

Fernando Diniz explica escalação de atacantes do Vasco em lados opostos

Técnico do Vasco da Gama, Fernando Diniz explicou porque escalou os atacantes em lados opostos na sua estreia pelo Clube.

Jogo contra o Cruzeiro marcará o reencontro entre Vasco e Vanderlei Luxemburgo

O jogo entre Vasco da Gama e Cruzeiro no próximo domingo marcará o reencontro do Cruzmaltino com seu ex-técnico, Vanderlei Luxemburgo.

Vasco solicita apenas 1 mil torcedores para o jogo contra o Cruzeiro

O Vasco da Gama teve o pedido atendido pela prefeitura do Rio e o Conselho Arbitral da CBF liberou a presença de público na Série B.

Fernando Diniz nega desgaste físico dos jogadores do Vasco contra o CRB

Técnico do Vasco da Gama, Fernando Diniz disse que os jogadores não tiveram desgaste físico no jogo contra o CRB.

Germán Cano se torna o 6º maior artilheiro do Vasco no século XXI

O atacante Germán Cano chegou a 39 gols e empatou com Alecsandro como sexto maior artilheiro do Vasco da Gama neste século.

Eduardo Paes brinca sobre público no jogo entre Vasco e Cruzeiro: ‘Fazendo meu lobby’

Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro disse que fez ‘lobby’ pela liberação de público no jogo entre Vasco da Gama e Cruzeiro.

Efeito estreantes! Vasco acumulou números superiores que o CRB em empate

Nas estreias de Fernando Diniz e Nenê, o Vasco da Gama elevou o nível de atuação, mas ainda pecou individualmente e deixou a vitória escapar.

Zeca recebe o 3º amarelo e será desfalque contra Cruzeiro

O lateral-esquerdo do Vasco da Gama, Zeca, levou o terceiro cartão amarelo e terá que cumprir suspensão automática diante da Raposa.

Diniz projeta vitória contra o Cruzeiro e cita importância da torcida em São Januário

Fernando Diniz, técnico do Vasco da Gama, projetou a vitória contra o Cruzeiro e desejou que a torcida esteja em São Januário.

Veja mais notícias