Andrezinho, do Molejo, relembra música cantada pela torcida do Vasco

O músico da grupo Molejo, Andrezinho, também falou sobre o seu amor pelo Vasco da Gama e relação com ídolos do Clube.

“Colé, colé, colé… sou da Força”.

Quem já frequentou estádios como São Januário e Maracanã ou acompanhou com atenção pela televisão, conhece a música do grupo Molejo chamada Samba Rock do Molejão, grande sucesso nos anos 90, que se tornou um canto marcante na torcida do Vasco da Gama.

A música foi imortalizada pelo ídolo Edmundo, que costumava comemorar gols fazendo a coreografia. A única diferença entre a versão original e a cantada pelo vascaínos é no refrão, que deixou de ser: “Colé, colé, colé… tô na boa” e passou a ser “Colé, colé, colé… sou da Força”, em referência à torcida organizada Força Jovem.

Em entrevista ao Site Oficial do Vasco, o músico do Molejo, Andrezinho, relembrou a música cantada pela torcida. Ele se mostrou feliz e orgulhoso por ter uma música tão marcante para ele sendo reproduzida pela massa vascaína, se disse grato a Edmundo por ajudar nisso tudo, e confessou que fica envergonhado toda vez que cantam e começam a olhar para ele no estádio.

– Fico muito feliz. A torcida do meu time cantando uma música que faz parte da minha carreira, da minha vida e do meu grupo. Isso aí é sensacional. Já tem muito tempo, muito anos, vou agradecer muito ao Edmundo por isso (ele comemorava os gols imitando a coreografia da música). Felicidade plena. Confesso que quando estou no estádio fico com um pouco de vergonha porque todo mundo começa a cantar e fica me olhando (risos). Mas é muito orgulho.

Andrezinho ainda contou que a sua relação com o Vasco começou desde o berço, com a influência de seu pai, o famoso Mestre André, da bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel, que era vascaíno, assim como a sua mãe e a sua irmã também seguiu na tradição vascaína, o que herdaram junto com o amor pela mesma escola de samba.

– Minha relação com o Vasco começou de berço mesmo. Meu pai (o eterno Mestre André, da bateria da Mocidade) era muito vascaíno, minha mãe também era, minha irmã é vascaína. Na realidade, eu só tenho uma sobrinha que não é Vasco. Tirando a minha família espiritual, que é a do Arlindo Cruz (risos), lá eles torcem pro Flamengo. Aqui é todo mundo Vasco. O meu é de herança mesmo, Vasco e Mocidade.

Como não poderia ser diferente, a primeira vez que foi ver o Vasco em estádio foi bastante marcante para Andrezinho, e não foi qualquer partida. O músico contou que foi na partida que marcou o retorno de Roberto Dinamite após a passagemn pelo Barcelona-ESP, em 1980. Na ocasião, o ídolo balançou as redes 5 vezes na vitória vascaína por 5×2 sobre o Corinthians. Ele ainda relembrou outros jogos importantes em que esteve presente.

– A primeira vez que vi o Vasco no estádio foi na volta do Roberto Dinamite do Barcelona. O 5 a 2 contra o Corinthians. Meu primo Antônio Carlos, outro vascaíno doente, me levou ao Maracanã. E lá eu toquei na bateria da Força Jovem. Era muito pequeno, mas brinquei. Outras lembranças de estádio eu tenho um montão. O gol do Cocada eu estava no Maracanã eu e Anderson. Eu Vasco, ele Flamengo. Quando nós não éramos muito conhecidos, íamos em jogos do Flamengo com ele e ele ia nos do Vasco comigo. Sempre fomos muito amigos, unha e carne. Tem um Vasco x Cruzeiro pela Copa do Brasil, que o Paulo Roberto, que era nosso lateral, fez um gol de falta lááá do centro do meio-campo (risos) e tirou a gente. E tem outras histórias, mais pra cá. Maracanãzinho, São Januário então tem muita história. Aquele recorde do Edmundo, quando ele fez seis gols contra o União São João, eu estava lá. Essa época eu andava muito junto com ele. Um frio, estádio vazio, jogo morto no primeiro tempo, segundo tempo ele acabou com o jogo e ainda perdeu um pênalti.

Com o Molejo fazendo grande sucesso, principalmente nos anos 90, Andrezinho teve a oportunidade de conhecer e até de ser amigo de diversos ídolos do Vasco, mantendo a tradição da eterna ligação entre música e futebol. Ele contou sobre a sua relação com jogadores como Roberto Dinamite, Edmundo, Romário, Felipe, Pedrinho, Sorato e Euller, destacando o orgulho por conhecê-los.

– Me orgulho muito de ter amizade com todos eles. Os maiores ídolos do Vasco eu tenho amizade. Uns ainda tenho contato, outros não. Por exemplo, o Edmundo a gente andava junto, ia pra noite, fazia churrasco, sempre estava na casa dele. Quem apresentou o mocotó pro Edmundo fui eu. Minha mãe que fez pra ele. O Roberto Dinamite, nosso maior ídolo, passei a ter contato mais recentemente. É uma pessoa sensacional, me trata com maior carinho sempre. Até na internet. E o Romário desde sempre, quando ele foi pro Barcelona, ele vinha pro Rio e chamava a gente. O samba era com a gente. E tem outros que jogaram no Vasco, Pimentel, Odvan toda vez que a gente faz show lá pra perto da terra dele, ele sempre está com a gente… o Pedrinho, Felipe, pra você ver, o Edmundo me chamava de Felipe e o Felipe ele chamava de Andrezinho. Tínhamos o gênio parecido. Yan, que jogou em 92-93-94. Donizete, Júnior Baiano…. tem uma galera. O Euller quando estava vindo pro Vasco eu encontrei no aeroporto de Congonhas e ele me contou que estava indo assinar com o Vasco. Sorato, gol do título lá em São Paulo.

Andrezinho acompanhado de Dinamite em desfile da Mocidade

Confira outros trechos da entrevista de Andrezinho

Jogo inesquecível

São tantos jogos inesquecíveis. É difícil escolher um só. Esse jogo do gol do Cocada, ainda mais porque ganhar do Flamengo é sempre bom… tem vários. Vou escolher esse de 88. Foi sensacional. Arquibancada, final do jogo, sofrendo uma pressão do Flamengo, ele arrancou pela direita, cortou pro meio e soltou o pé. No ângulo. Sensacional.

Vasco de todos os tempos

Aí é complicado. Vou fazer um time, com suplente, com outro reserva. É muita gente boa. Vamos lá, no gol: Carlos Germano e ainda tem Barbosa, Mazaropi, Acácio, Helton… mas vou de Germano. Lateral-direita tem Mazinho, Jorginho, Paulo Roberto, que jogou muito no Vasco, Orlando Lelé que eu vi jogar também. Zagueiros, Bellini e Mauro Galvão, mas tem Alexandre Torres, Odvan, Júnior Baiano… e tem mais. Na esquerda o Felipe, mas teve Gilberto, Jorginho Paulista. No meio-campo Dunga, Juninho Pernambucano e Geovani mandando bola pro ataque. Na frente é Edmundo, Romário e Roberto Dinamite. Ainda tem Bebeto, Euller, Evair, Sorato, Valdir Bigode…. é muito difícil. O técnico tem que ser o Antônio Lopes. Delegado.

Presença nas partidas de basquete

Tem basquete também, acompanhei muito. Era amigo do Sandro Varejão, Mingão, o Vargas eu tive o prazer de conhecer, Charles Byrd, Rogério, Helinho, Hélio Rubens… o trem caipira. O bonde caipira, como chamavam… era um timaço. Ganhou tudo.

Ídolo no Vasco

Eu costumo dizer que o maior ídolo do Vasco é o Roberto Dinamite. Tenho o Edmundo também como um grande ídolo do Vasco. E costumo dizer que o Romário é um ídolo do Brasil.

Jogador que se identifica e garotos promissores

Hoje nós temos o Castan, capitão, que nos identificamos muito pela postura, pelo jogo. O Fellipe Bastos é vascaíno. Sabemos disso, está firme e forte. Vou ficar nessa dupla. A molecada eu espero muito que do Talles e do Marrony. O Talles tenho quase certeza que vai se tornar um dos maiores pra levar nosso nome adiante.

Site Vasco Notícias

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Pedro Martins estava no Cruzeiro
Pedro Martins se reunirá com Ramón Díaz e buscará reverter demissão

Pedro Martins, o novo executivo, assume a direção hoje com a missão de tentar reverter pedido de demissão de Ramón Díaz.

Euriquinho enquanto era dirigente do Vasco
Euriquinho classifica venda do Vasco como ‘maior assalto da história do futebol brasileiro’

Euriquinho contestou a ideia de que o Vasco não tinha solução e revelou como o contrato com a 777 Partners foi lido na época.

Euriquinho durante participação no podcast Fora de Jogo
Euriquinho revela que Vasco vai falir e diz que consequências do contrato são seríssimas

Criticando o negócio feito pela gestão Jorge Salgado, ele diz que o Clube vai acabar se não houver uma mudança radical.

Vasco conquista a Copa Rio Sub-20
Vasco goleia o Flamengo e é campeão da Copa Rio Sub-20

O Vasco da Gama goleou o Flamengo pelo placar de 4×1 em São Januário e foi campeão invicto na Copa Rio Sub-20.

João Victor em São Januário
Panela de gringos e João Victor querendo sair marcaram desgaste de Ramón Díaz em SJ

Ramón e Emiliano já vinha sendo questionado no Vasco da Gama por comportamentos e escolhas dentro e fora de campo.