Andrey e Marlon Gomes cultivam amizade que beneficia Vasco e Seleção Brasileira

Entrosamento dentro e fora de campo da dupla Andrey Santos e Marlon Gomes já rende frutos para o Vasco da Gama e a Seleção Brasileira.

Marlon Gomes e Andrey Santos
Marlon Gomes e Andrey Santos (Foto: Daniel Ramalho/CRVG)

Sábado foi um dia especial para dois meninos de 18 anos sobre os quais provavelmente ainda vamos ouvir falar muito. Assim que terminou a vitória do Vasco sobre o Tombense, jogo que eles colocaram no bolso e decidiram igual gente grande, Andrey Santos e Marlon Gomes foram para perto da torcida, participaram da festa e se abraçaram.

Andrey e Marlon conservam uma amizade já há alguns anos, de modo que não chega a ser uma novidade para eles o fato de serem, juntos, protagonistas de uma partida de futebol. Isso já aconteceu nas categorias inferiores do clube também nas seleções brasileiras de base. Mas essa foi a primeira pelo time principal do Vasco. E diante de tanta gente, mais de 20 mil torcedores, em São Januário.

– Graças a Deus eu e o Marlon somos muito amigos, tanto dentro quanto fora de campo, desde o sub-15, agora no profissional. Estou vivendo um sonho, e vivendo um sonho do lado de um companheiro, de um amigo que está sempre me apoiando. É um levantando o outro sempre – disse Andrey depois da partida.

“Fico muito feliz com a torcida gritando o nosso nome, a gente só quer retribuir isso dentro de campo”, completou.

Os dois se conheceram no Vasco em 2017, quando Marlon foi captado no Nova Iguaçu e chegou para jogar no sub-15 do clube. Eles chegaram a dividir o mesmo quarto no alojamento de São Januário.

Embora tenham idades muito parecidas, os jogadores nasceram em anos diferentes, o que no meio do futebol tem influência na hora de separar os atletas em categorias nos clubes e nas seleções. Andrey é de 2004 e completou 18 anos em maio. Marlinho, por sua vez, nasceu em 2003 e faz 19 em dezembro.

Por isso eles só passaram a jogar juntos com frequência do sub-17 em diante, com Andrey sempre uma categoria acima da idade – ele é o capitão da seleção brasileira sub-20 com 18 anos, por exemplo.

– Jogar com ele do meu lado é fácil demais, a gente se entende desde a base, desde os 14 anos juntos. Ele é magnífico, eu também completo ele, e assim a gente vai. Foi assim na seleção e está sendo assim agora no Vasco também – afirmou Marlon Gomes.

Juntos, Andrey Santos e Marlon Gomes conquistaram o Campeonato Carioca, a Copa e a Supercopa do Brasil sub-20 há dois anos, ao lado de uma safra bastante promissora. Eles também disputaram a Copinha pela primeira vez agora em 2022, quando o Vasco foi eliminado nas quartas de final pelo São Paulo.

Andrey foi integrado ao profissional logo depois da Copinha, embora tenha passado a jogar regularmente só em abril, a partir da quarta rodada da Série B. Já Marlon foi convocado para um período de transição ao lado de Eguinaldo em julho. O jogo contra o Tombense, quando marcou seu primeiro gol no profissional, foi apenas o seu segundo como titular.

Amizade a serviço da seleção

A parceria entre Andrey e Marlon migrou do Vasco para a seleção brasileira, onde os dois também estão acostumados a jogar juntos. Empolgado depois da vitória sobre o Tombense, abraçado ao companheiro logo na saída de campo, o volante profetizou:

“Se Deus quiser, a gente vai se ver em breve na seleção brasileira principal”.

Eles foram convocados juntos para as principais seleções de base, que são a sub-15, sub-17 e sub-20. No ano passado, eles também fizeram parte da delegação sub-18 vice-campeã da Revelations Cup, disputada na Cidade do México.

A CBF não contabiliza o número de convocações dos atletas, mas, sim, a quantidade de partidas para as quais foram relacionados vestindo a amarelinha: Andrey tem 33 jogos e Marlon, 17.

Como são peças importantes para o time principal do Vasco, no entanto, os dois ficaram de fora da convocação da sub-20 divulgada nesta segunda-feira pelo técnico Ramon Menezes, para um torneio que será disputado no Uruguai. Eguinaldo e Erick Marcus são os representantes vascaínos na lista.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Rossi em campo contra o Fortaleza
Fortaleza nunca venceu o Vasco jogando no Rio de Janeiro

Vasco da Gama recebe a equipe do Fortaleza, nesta terça-feira (20), em São Januário, pela Copa do Brasil.

Torcida do Vasco em clássico no Maracanã
Pesquisa aponta os maiores rivais do Vasco, segundo os vascaínos

Estudo da Quaest, da CNN e da Itatiaia revelou qual time os torcedores do Vasco da Gama consideram o principal rival.

Álvaro Pacheco chega ao Rio de Janeiro
Álvaro Pacheco é o 3º técnico português na história do Vasco

Álvaro Pacheco deve ser anunciado em breve como o novo técnico do Vasco da Gama e o terceiro português na história do Clube.

Philippe Coutinho
Philippe Coutinho aceita reduzir salário para voltar ao Vasco

Craque revelado no Vasco da Gama, Philippe Coutinho está cada vez mais próximo de defender o Cruzmaltino.

Estádio de São Januário
Reforma de São Januário pode ajudar projeto de estádio do Flamengo? Entenda

Mecanismo de “potencial construtivo” é um dos pontos em comum que aproximam os planos de Vasco da Gama e Flamengo.