Andarilho do futebol: confira a trajetória de Serginho na Europa

Reforço do Vasco da Gama, Serginho já passou por diversas equipes de ligas periféricas do futebol europeu.

Serginho anunciado pelo Vasco da Gama
Serginho anunciado pelo Vasco da Gama (Foto: Divulgação)

Certamente muitos precisaram acionar os sites de busca após o Vasco anunciar ontem (27) a contratação do atacante Serginho, de 28 anos, praticamente um desconhecido do futebol brasileiro, onde nunca atuou como profissional.

O que aconteceu

Revelado nas categorias de base do Vitória (BA), o mineiro de Belo Horizonte fez carreira no futebol periférico da Europa – mais precisamente na região da Península dos Balcãs — antes de chegar no Girensuspor, da Turquia, onde estava até acertar com o Cruzmaltino.

Depois de deixar o clube baiano, ainda no sub-20, Serginho fez sua primeira aventura em terras europeias em 2015, quando foi para o discreto futebol de Kosovo e defendeu o KF Hajvalia, clube fundado em 1999 e que foi extinto em 2018. Por lá foram dez jogos e três gols.

No ano seguinte transferiu-se para o país vizinho, a Albânia, primeiramente para o Skenderbeu, onde fez 17 jogos e três gols. Em 2017 foi emprestado para o time albanês KF Laci, somando 19 jogos e um gol.

Na sequência, Serginho foi negociado para outro país próximo: a Macedônia do Norte. Lá passou a ter mais destaque e ficou por três anos. Foram cinco gols em 25 jogos no Rabotnicki e mais 14 gols em 54 partidas pelo Shkupi 1927.

A ida para o Girensuspor, da Turquia, aconteceu em 2020, onde somou 93 partidas, com dez gols e 19 assistências. Por lá, obteve o carinho da torcida do clube turco, que não queria que ele fosse embora.

Serginho é considerado um atacante de lado de campo, que pode atuar pelas duas pontas, dando preferência à direita. Sua contratação pelo Vasco teve o aval da 777 Partners, empresa gestora da SAF vascaína. Ele só poderá estrear a partir do dia 3 de julho, quando se abre a janela de transferências.

Serginho: ‘Tenho certeza de que dará tudo certo’

Serginho acompanhou a vitória do Vasco por 1 a 0 sobre o Cuiabá, na última segunda-feira (26), no Estádio Luso-Brasileiro. Em seu vídeo de apresentação, o atacante reconheceu a responsabilidade de atuar no clube, mas se mostrou otimista de que terá uma trajetória de sucesso:

“Fala, galera! Aqui é o Serginho. Chegando no Vascão! Estou muito feliz de estar aqui vestindo essa camisa, sei do peso dela e da pressão, mas tenho certeza de que irá dar tudo certo”.

Além de Serginho, o Vasco já tem fechada a contratação do zagueiro Maicon, ex-Santos, que será anunciado em breve. O clube ainda tem como prioridade um meia e um volante, e também pode fechar com um lateral esquerdo e um atacante.

Fonte: Uol

Mais sobre:EuropaSerginho
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
4 comentários
  • Responder

    Cruz-maltinos…vamos esperar. .pq jogador de ponta pode ser bom. Sem fazer muitos gols.. Juninho veio ser ídolo…chegando de brinde…..cmo foco era o Leonardo atacante . Rossi honrou a camisa. Virou vascaino…sem fazer gols….mais produzem pro centroavante fazer.!!! Vamos aguardar!!!! S.V

  • Responder

    Jogador não tem culpa, quem tem culpa , é quem contrata

  • Responder

    Excelente contratação. Fez na vida toda praticamente o mesmo número de gols que o Pedro Raul fez só no ano passado com o fraco time do Goiás e no forte futebol brasileiro. Será se Serginho faria algum gol no Brasil? Pelos números, bastante improvável!!

  • Responder

    Que belo retrospecto deste atacante que os cabeças coroadas que hoje estão dirigindo o Vasco foram descobrir onde atuou nas maiores potências futebolistas do planeta ou seja Kosovo . Albânia e Macedônia do Norte ,onde marcou cinco gols em um clube que não existe mais e 34 em três anos , será que vai barrar o Pedro Raul ?.

Comente

Veja também
Carlos Eduardo Mansur
Comentarista do GE apostam na vitória do Vasco sobre o Criciúma

Todos os oito comentarista do Grupo Globo apostaram que o Vasco da Gama vencerá o Criciúma, em São Januário, pelo Brasileirão.

Luis Fernandes é benemérito do Vasco
Vasco deve buscar repactuação dos contratos com a 777, orienta CB

O presidente do Conselho de Beneméritos, Luis Manoel Fernandes, disse ainda para que o Vasco sigam os alertas feitos na época da venda.

Wilson Seneme é o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF
Exaltado, Seneme reclama de não expulsão de Ganso no jogo contra o Vasco

Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, se mostrou indignado com a não expulsão de Paulo Henrique Ganso no clássico.

João Victor em São Januário
Banco de reservas do Vasco custou quase R$ 100 milhões

Os jogadores que ficarão no banco de reservas contra o Criciúma custaram quase R$ 100 milhões aos cofres do Vasco da Gama.

João Victor sofreu um acidente leve a caminho da concentração do Vasco
João Victor sofre acidente leve a caminho do Vasco; zagueiro está entre relacionados

O zagueiro do Vasco da Gama, João Victor se acidentou a caminho da concentração, mas não se machucou e não será problema para o jogo.