Análise da atuação do Vasco contra o Fortaleza

As trocas de Luxemburgo e postura do time em campo foram determinantes para a derrota do Vasco da Gama contra o Fortaleza.

Martín Benítez durante o jogo contra o Fortaleza
Martín Benítez durante o jogo contra o Fortaleza (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Vanderlei Luxemburgo diagnosticou o problema corretamente, mas a execução da solução pensada não deu certo. Ao tentar dar mais dinamismo ao time, algo que faltou na derrota para o Flamengo, o treinador mudou peças e esquema de jogo. O resultado foi um setor defensivo exposto que, combinado com má postura dos jogadores, tornou o Vasco presa fácil diante do Fortaleza.

O placar de 3 a 0 só não foi maior pois o time da casa, após encaminhar a vitória no primeiro tempo, deu a bola ao Vasco e esperou o tempo passar. Contou com a total inoperância ofensiva adversária e perdeu chances, o que não lhe impediu de respirar na luta contra o rebaixamento.

Já os vascaínos ocupam a 17º posição, dentro do Z-4, e enfrentam o Internacional, candidato ao título, no domingo.

Luxa teve o desfalque de Léo Matos, suspenso. Cano, sem treinar por dois dias devido a uma indisposição estomacal, começou no banco (como entrou no intervalo, não seria melhor que começasse o jogo, afinal, podendo ajudar a construir o resultado?).

Sem duas peças, Luxa recuou Pikachu para a lateral direita. Na frente, escalou Ygor Catatau. Na comparação com o clássico, modificou mais ainda o time: Leo Gil e Pec deram lugar a Carlinhos e Juninho, e Caio Lopes foi outra novidade. Logo no começo, com pouco mais de um minuto, em boa trama coletiva, Carlinhos chutou de fora da área e acertou a trave. Deu pinta de que daria certo.

Foi efêmero. À medida que o Fortaleza atacava, o Vasco se mostrou um time desorganizado. E fácil de ser envolvido. O esquema com um meio recheado e apenas um homem na frente (ora Catatau, ora Benítez) fracassou rotundamente. Os atletas estavam, na maior parte das vezes, fora de posição, distantes uns dos outros. Além disso, a postura revelou uma marcação frouxa, com muito espaço na frente da área de defesa.

O primeiro gol foi um exemplo. David saiu da esquerda, cortou para o meio, avançou, passou por três marcadores sem ser parado. Fez a jogada do gol de Igor Torres. Eram seis minutos e, a partir dali, o Vasco desmoronou.

Não à toa os outros dois gols começaram em erros de saída de bola. Atrás no placar, o Vasco tentou manter a calma e criar. Se mostrou nervoso e atrapalhado. No segundo gol sofrido, Henrique e Benítez trocaram passes na fogueira, pouco antes da linha do meio de campo, e perderam a bola. Ela foi lançada a David, que pegou a defesa desarrumada. No terceiro, Fernando Miguel fez lançamento ruim para Marcelo Alves, que não dominou a bola. Osvaldo cruzou, e Romarinho completou para o gol.

As substituições durante o jogo não surtiram efeito. Cano não foi abastecido – conseguiu aproveitar um rebote, fez gol, anulado pelo VAR. Benítez continua em má forma física e, nas últimas rodadas, passou a viver má fase técnica: nada dá certo. Pouco para um time que depende demais dos argentinos.

Vasco precisa retomar o que deu certo

Na coletiva pós-jogo, Luxa admitiu a má atuação. Disse que, nos treinos, a escalação apresentou resultado. E não jogou a toalha. Afirmou que é possível, sim, escapar da Série B.

Para tal, o caminho com maiores certezas parece ser o que apresentou resultado anteriormente. Luxa chegou dizendo que o time precisava melhorar defensivamente e vencer confrontos diretos. Conseguiu ao empatar com o Atlético-GO e vencer o Botafogo, confrontos nos quais adotou um sistema claro: dois jogadores pelos lados, um atacante centralizado e um volante entre as linhas. As mudanças feitas contra Fortaleza, Flamengo e Bragantino não funcionaram.

No domingo, diante do Inter, o alento ao torcedor é que trata-se de jogo grande. E, recentemente, o Vasco teve dois bons exemplos: venceu Atlético-MG e empatou com o Palmeiras.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Fortaleza
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
6 comentários
  • Responder

    Agora só falta o VAR favorecer o Vasco contra o Inter e entregar o campeonato ao flamerda. Será tudo que globolixo e organizadores desejam.

  • Responder

    Desastrosa imoral perder desse lixo desse Fortaleza é uma grande vergonha pra nós torcedores virar chacota de todo mundo Luxemburgo faz alguma coisa porra te impõe para de inventar caralho tira esse frangueiro do gol tira esse velho aposentado castan do time faz alguma coisa Luxemburgo do jeito com esses pernas de pau vai cair abre o olho

  • Responder

    Tá na hora de trazer a rapazia do sub 21
    João Pedro meia atacante
    Caio Lopes meio campo
    Artur meia atacante

    • Essa turma do sub21 quando recebe oportunidade não joga nada! Juninho, um menino de 20 anos, já tá acima do peso…Thalles Magno parece que tá com lombriga! Caio Lopes nada fez nas vezes que entrou! Gabriel Pec precisa ganhar uns 20 kg pra ter condições de jogo. E por aí vai….

    • Vdd falou tudo

  • Responder

    Mano eu esse tecido ainda cisma com pekchu Talles professor esses cara já eram. Jogam nada jogamos com menos dois

Comente

Veja também
Pedro Martins em coletiva no Cruzeiro
Pedro Martins receberá ‘salário de atacante’, aponta dirigente do Cruzeiro

Segundo Paulo André, que assumiu sua função no Cruzeiro, o executivo Pedro Martins vai receber um salário alto no Vasco da Gama.

Payet em campo pelo Vasco em São Januário
Payet, Medel, Hugo e mais: Vasco encara o Criciúma com novidades

O meio-campista Dimitri Payet ainda será avaliado, mas deve ser a grande novidade do Vasco da Gama contra o Criciúma.

Pedro Martins estava no Cruzeiro
Pedro Martins se despede e faz balanço do trabalho no Cruzeiro

De saída para o Vasco da Gama, em nota de despedida, Pedro Martins relembra trajetória no Cruzeiro e agradece oportunidade.

Treino do Vasco com campo reduzido
Vasco encerra preparação para encarar o Criciúma; veja trechos do treino

Confira trechos do treino do Vasco da Gama nesta sexta-feira, no CT Moacyr Barbosa, o último antes do jogo contra o Criciúma.

Puma durante jogo contra o Flamengo
Puma interessa a outros clubes, mas pretende recuperar espaço no Vasco

O lateral-direito do Vasco da Gama, Puma Rodríguez, tem sido pouco utilizado em 2024 e chegou a ser cotado em outros clubes.