Análise da atuação do Vasco contra o Athletico-PR

O Vasco da Gama voltou a expor suas fragilidades, fez uma atuação ruim e saiu de campo derrotado pelo Athletico-PR.

Andrey durante o jogo contra o Athletico-PR
Andrey durante o jogo contra o Athletico-PR (Foto: Matheus Sebenello/NeoPhoto)

Perder nunca é bom, mas uma derrota para o Atheltico-PR, na Arena da Baixada, não chega a ser considerada um resultado absurdo. A maneira como o Vasco caiu por 3 a 0 neste domingo, no entanto, voltou a expor a fragilidade da equipe, que fincou raízes na zona de rebaixamento desde a 18ª rodada e de lá não consegue sair.

Rodada após rodada, o Vasco não dá sinais de evolução nas mãos de Sá Pinto e apresenta um futebol sofrível. Difícil, para não dizer impossível, tirar algo positivo da atuação em Curitiba que possa contribuir para a sequência no Brasileiro. A sensação é que, se hoje a situação ainda não é desesperadora e o time está a apenas um ponto de sair do Z-4, é mais por demérito dos concorrentes diretos do que qualquer outra coisa. Até por isso, o trabalho do treinador português, há 15 jogos à frente do time, é questionado por torcedores.

Ataque improdutivo

O torcedor do Vasco se acostumou a assistir a dois tipos de jogos nos últimos meses. Tem partidas em que a defesa vai bem e outras em que ela vai mal. O setor de criação, no entanto, tem uma regularidade impressionante e nunca encanta. O time depende exclusivamente que uma bola sobre para Cano. Nesse domingo, sobraram duas, e o argentino as mandou para as redes. Em ambas, porém, ele estava em posição irregular.

Sem Benitez, a comissão técnica manteve a dupla com Carlinhos e Juninho na criação. Não funcionou. Vinicius também teve mais uma chance como titular e não a aproveitou. Ele poderia ter mudado a história do jogo. Furou uma bola quase na pequena área, com goleiro batido, no início do jogo. O gol perdido fez falta. Na volta do intervalo, o auxiliar Rui Mota trocou Juninho e Vinicius por Talles e Gustavo Torres. Os dois pouco acrescentaram.

Um fato curioso mostra a fragilidade do ataque vascaíno e a dependência que o time tem de Cano, que tem 21 gols no ano. Surpresa na escalação, o zagueiro Werley fez apenas seu terceiro jogo no Brasileiro e o 14º na temporada. Ainda assim, é o vice-artilheiro do time no ano, com dois gols, ao lado de Talles. Ribamar e Fellipe Bastos, que marcaram quatro vezes em 2020, já deixaram o clube.

Falhas individuais e passividade na defesa

Como dito anteriormente, a irregularidade tem sido a marca da defesa do Vasco no Brasileirão. Tem dias bons e ruins. Neste domingo, foi muito mal.

Werley, ao lado de Castan, foi a novidade. Os zagueiros não tiveram atuações individuais tão ruins, mas o sistema defensivo, como um todo, foi presa fácil. Os volantes Andrey, Marcos Júnior e, posteriormente, Léo Gil estiveram em péssima tarde. Na lateral, Neto Borges foi o pior em campo. E as falhas individuais acabaram sendo decisivas.

Um passe errado de Neto Borges, por exemplo, comprometeu o jogo do Vasco. Logo aos 10 minutos, uma saída de bola com um desatento Andrey abriu o caminho para derrota em Curitiba. Fernando Miguel falhou em seguida no segundo gol. O time desmoronou.

Na etapa final, Léo Gil pisou na bola e falhou no terceiro gol do Athletico. Entregue, o Vasco assistiu passivamente o adversário dominar o jogo. O time paranaense só não ampliou por conta de Fernando Miguel. Apesar da falha no primeiro tempo, o goleiro fez ao menos três grandes defesas na etapa final. Poderia ter sido pior.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Athletico-PR
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Sr Ricardo Sá Pinto chegar de Andrey, Carlinhos, Neto Borges,Werley, Juninho, Thalles Magno, Vinícius e esse tal de Torres porque o senhor está se queimado e coloque alguns meninos do Sub-20 que está na final da Copa do Brasil Sub-20 e também o Riquelme como lateral esquerdo.

Comente

Veja também
Bandeira do Vasco da Gama
Dívidas do Vasco associativo disparam e chegam a R$ 200 milhões  

Balanço financeiro correspondente ao último ano de Jorge Salgado como presidente do Vasco da Gama deve ser apresentado na próxima semana.

Julio Brant é candidato à presidência do Vasco
Julio Brant sai em defesa de Zé Colmeia após polêmica com Pedrinho

Conselheiro do Vasco da Gama foi mais um a engrossar o coro de apoio ao influencer após episódio de suposta censura.

Adson comemorando gol contra a Portuguesa-RJ
Saiba os motivos que fizeram Adson perder espaço no Vasco

Atacante contratado pelo Vasco da Gama, Adson jogou pouco minutos na equipe titular neste começo de Campeonato Brasileiro.

Zé Colmeia, Salgado e Osório
Jorge Salgado se solidariza com Zé Colmeia e aponta ‘censura’ no Vasco

Além de Jorge Salgado, outro integrante da política do Vasco da Gama que se solidarizou foi o conselheiro Julio Brant.

Payet lamenta jogada desperdiçada
Payet sente joelho no treino, não está 100% e segue como dúvida

O meio-campista do Vasco da Gama, Dimitri Payet, sentiu no treino desta terça-feira e seguirá o trabalho gradativo para o retorno.