Amigos na base, Luiz Henrique e Hugo se enfrentam em lados opostos no clássico

Luiz Henrique e o goleiro Hugo fizeram uma longa parceria na base do Flamengo e agora se enfrentam no Clássico dos Milhões.

Hugo e Luiz Henrique
Hugo e Luiz Henrique (Foto: Montagem Uol)

O clássico entre Flamengo e Vasco, hoje (6), pelo Campeonato Carioca, além de poder definir posições no G4 da competição, coloca frente a frente dois jogadores que formaram uma longa parceria na base e chegaram juntos ao profissional, mas que, agora, estão em lados opostos da rivalidade. O confronto no Nilton Santos está marcado para as 16h.

Hugo, goleiro rubro-negro, e Luiz Henrique, meia cruz-maltino, cresceram juntos nas divisões inferiores do clube da Gávea, onde foram multicampeões e chegaram a, inclusive, “dividir” a braçadeira de capitão.

Ainda jovem, o camisa 45 do Fla sempre mostrou certo espírito de liderança e costumava usar a braçadeira. Porém, houve um treinador que tinha predileção para que o capitão da equipe fosse um jogador de linha. O escolhido, então, acabou sendo Luiz Henrique.

À época, o meia, antes dos jogos, abria espaço para que Hugo, capitão até então, também proferisse umas palavras ao elenco. Assim, os dois acabaram se tornando a voz da comissão técnica em campo e, com estilos diferentes, se completaram.

Após a conquista de diversos títulos, como Campeonato Carioca, Brasileiro, OPG e Supercopa do Brasil, os dois foram promovidos ao elenco principal no fim de 2019. A partir deste ponto, porém, o caminho deles seguiu trajetórias diferentes.

Luiz, no início de janeiro de 2020, foi para o Fortaleza, com o aval de Rogério Ceni, então treinador do Leão do Pici. No ano passado, defendeu o Botafogo, por empréstimo, na disputa da Série B do Brasileiro.

O jogador desembarcou em São Januário recentemente, e ainda briga por mais oportunidades com o técnico Zé Ricardo. No setor, há, por exemplo, a concorrência de Juninho e, dependendo do esquema, de Nenê, principal nome do elenco.

Já Hugo permaneceu na Gávea e viu a oportunidade surgir em meio a um surto de covid-19 no elenco, em 2020, com a comissão técnica encabeçada por Domènec Torrent. Dali em diante, mostrou as credenciais e passou a brigar por vaga no time titular. Após altos e baixos — chegou a ser terceira opção em certo momento da última temporada —, iniciou 2022 ganhando espaço com Paulo Sousa.

Mesmo tendo o jovem e Diego Alves à disposição, porém, a diretoria vê falhas e analisa o mercado em busca de possibilidades de negociações para a posição.

Briga pela melhor posição

O duelo, na penúltima rodada, pode ser crucial para a posição de Flamengo e Vasco no G4. Terminar na segunda posição se torna importante para chegar às semifinais com vantagem do empate em pontos ganhos e saldo de gols, além do direito de exercer o mando de campo na primeira ou segunda partida.

Fonte: Uol

Comente

Veja também
Vasco liga alerta com dupla titular às vésperas de enfrentar o Palmeiras

Andrés Gómez e Paulo Henrique ainda não estão 100% recuperados, mas devem ficar à disposição do Vasco contra o Palmeiras.

Quando poupar? Pedro Emanuel tem desafio no Vasco com calendário apertado

Pedro Emanuel tenta equilibrar a carga dos jogadores, mas enfrenta grande dilema no Vasco nesta reta final de temporada.

Bournemouth prepara investida por atacante do Vasco

O Bournemouth planeja formalizar uma proposta po Andrés Gómez, atacante do Vasco da Gama, em janeiro de 2027.

Vasco pretende manter jogo contra o Palmeiras em São Januário

O Vasco da Gama se surpreendeu com decisão do Consórcio Fla-Flu, mas mantém planos para enfrentar o Palmeiras em São Januário.

Vasco retoma interesse em Luciano, do São Paulo, e avalia investida para 2027

As conversas entre o Vasco da Gama e o staff de Luciano estão em estágio inicial, sem acordo ou propostas oficiais.

Pedro Emanuel faz pedido à torcida do Vasco após goleada no clássico

O técnico Pedro Emanuel afirmou que o Vasco da Gama precisará de apoio da torcida na reta final da temporada.

Consórcio libera o Maracanã para Vasco x Palmeiras pela Copa do Brasil

Consórcio Fla-Flu disponibiliza Maracanã para o duelo entre Vasco da Gama e Palmeiras, pela volta da semifinal da Copa do Brasil; veja nota.

Vasco vira a chave para tentar quebrar jejum contra o Palmeiras

Após manter jejum incômodo contra o Flamengo, Vasco da Gama tenta mudar retrospecto em confrontos com o Palmeiras; veja.

Defesa de David, do Vasco, se manifesta após intimação; veja nota

Após intimação para entrega de passaporte, advogado do atacante David, do Vasco da Gama, se manifesta e reafirma inocência; veja mais.

Thiago Mendes dá sinais de cansaço após sequência de 10 jogos no Vasco

Thiago Mendes acumula desgaste e tem queda de rendimento no Vasco da Gama após sequência de dez jogos consecutivos.