Álvaro Pacheco tem 4 problemas a resolver na escalação do Vasco

O técnico do Vasco da Gama, Álvaro Pacheco, tem problemas no sistema defensivo e no ataque para resolver na equipe.

Álvaro Pacheco comanda 1º treino no Vasco
Álvaro Pacheco comanda 1º treino no Vasco (Foto: Leandro Amorim/Vasco)

Começou, na última sexta-feira (24), a era Álvaro Pacheco no Vasco. O técnico foi anunciado na terça-feira (21) e já vinha trabalhando no clube, mas a primeira atividade com os jogadores só aconteceu na última tarde, no CT Moacyr Barbosa. Agora, o português vai ter pouco mais de uma semana para trabalhar com o elenco até a estreia. E tem missões importantes até lá.

Álvaro Pacheco terá nove dias de trabalho com os jogadores até o clássico com o Flamengo, no domingo (2), às 16h (horário de Brasília), no Maracanã, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. É claro que o português não vai conseguir resolver todos os problemas do time neste período, mas o treinador pode aproveitar os dias para tentar ajustar alguns pontos negativos que o time vem apresentando.

Sistema defensivo frágil

Um dos principais problemas do clube neste começo de temporada tem sido o sistema defensivo. O Vasco tem a segunda pior defesa do Campeonato Brasileiro, com 11 gols sofridos em seis partidas, atrás apenas do Fluminense. O problema, obviamente, não está apenas na zaga, mas as escolhas feitas por Ramón Díaz e, depois, por Rafael Paiva não parecem ter ajudado muito. João Victor, contratado no começo do ano e que entregou atuações regulares, teve poucos minutos para mostrar serviço na sua posição de origem, entrando em campo na lateral-direita nas últimas oportunidades.

Os experientes Medel e Maicon tiveram mais oportunidades, mas ficaram devendo. O segundo até consegue se impor muito bem pelo alto, mas fica devendo por baixo e com a bola nos pés.

Falta de proteção para a zaga

O problema defensivo do time, é claro, não começa na zaga. No meio, os volantes do Vasco ainda não conseguiram dar a segurança que o sistema defensivo precisa. O único jogador do elenco que pode fazer a função um pouco mais defensiva é Zé Gabriel, que não faz boa temporada. Nomes como Hugo Moura, Sforza e Galdames tampouco conseguem ajudar tanto no momento defensivo. Assim, até a abertura da janela de transferências, Álvaro Pacheco precisa encontrar uma forma de proteger melhor a zaga com os nomes que tem à disposição.

Lateral-direita indefinida

Outro problema do setor defensivo do Vasco está no lado direito. Paulo Henrique e Puma Rodríguez pecam na defesa, enquanto o zagueiro João Victor, que joga improvisado na posição, consegue ajudar mais nesta parte. No entanto, o time perde pelo lado ofensivo. Depois da classificação contra o Fortaleza, na Copa do Brasil, o interino Rafael Paiva chegou a afirmar que Puma pode ser improvisado como ponta ou ala, o que indica a opção por uma lateral mais defensivo ou um esquema com três zagueiros, que Álvaro Pacheco já utilizou em Portugal. A ver qual será a opção escolhida pelo novo treinador.

Falta de companhia para Vegetti no ataque

Seja com pontas ou com um segundo atacante, o Vasco ainda não encontrou a formação ideal para o ataque nesta temporada. David parece ter se estabelecido no time neste Campeonato Brasileiro, enquanto Rossi e Adson disputam a posição pelo outro lado do ataque. No momento, Adson que fez dois bons jogos recentemente, tem a preferência da torcida. Como terminou em alta com Rafael Paiva, o jogador contratado no começo deste ano pode ter uma sequência com Álvaro Pacheco, que vai precisar resolver esta falta de companhia de qualidade para Vegetti no ataque.

Fonte: Trivela

Mais sobre:Álvaro Pacheco
13 comentários
  • Responder

    Paye no meio de campo

  • Responder

    Sério que pra vc, aquele meio campo vazio… Pq payet pega mais pela esquerda. Vários momentos se vê a parte central vazia… Sem nenhum jogador. Sério que vc n viu isso como um problema? Pois pra mim, esse é o principal problema do Vasco. Preenchimento do campo e não ficar todo mundo entocado na esquerda e cruzando pro vegetti, pq n tem pra quem passar.

  • Responder

    Bom, na minha opinião o medel pode jogar como um volante mais defensivo, o Léo na zaga pela esquerda e o João Victor na zaga pela direita, e mantendo o lateral esquerdo piton e na lateral direita da pra investir no puma

  • Responder

    pronto temos um técnico agora ele tem que formar com vasco tem tem jogadores de qualidades é só colocar o jogador na posição de origem que tifo vai dar certo vamos vascoooooo

  • Responder

    Gosto muito para fazer diversas perguntas e respostas certas

  • Responder

    Pra proteger a entrada da área…tem que ser um jogador de qualidade exemplo..Cuella..sangue no olho

  • Responder

    Acredito com esse sistema vai sim melhora

  • Responder

    Na minha opinião, só tem dois esquemas pra dar certo e time não dar muito espaço., o 1° é o 4-4-2 e o 2° é o 3-5-2. O que mais sobrecarrega a defesa são os espaços deixado no meio campo, os adversários fazem o que querem. Temos que ficar mais tempo que o adversário com a posse de bola…

  • Responder

    Vamos ver se vai funcionar né. Tomará que sim. Uma vitória diante do nosso grande seria um bom levante pra levantar a moral do time que anda muito baixa no campeonato da série A. E tem que começar a reagir agora e não deixar pro segundo turno porque se não vamos ter sofrimento até o final do campeonato mais uma vez. Vamos aguardar né.

  • Responder

    O problema está no meio de campo em razão das escolhas de Ramon e de Paiva. Não tem que inventar. Na lateral direita ou joga Paulo Henrique ou Puma. Maicon e Leo jogam bem se contarem com meio de campo organizado. Há vários anos o meio de campo do Vasco é casa de Maria Joana porque inventou com 3 zagueiros ou colocou 4-3-3 sem marcação ou o meia ficou na ponta. Colocar 3 zagueiros é maluquice: perde um jogador no meio, pois 3-5-2 não existe na prática. O europeu inventou e abandonou. Payet tem que jogar centralizado para ser mais produtivo. Ele na esquerda, o Vasco fica com 4 atacantes e deixa o meio de campo aberto. Creio que Paulo Henrique ou Puma e Maicon e Leo vão entregar mais se contarem com um meio de campo mais preenchido. Zé Gabriel e Sforza e dois meias: Estrella ou Gadames e Payet. Um atacante de lado e Vegetti.

  • Responder

    Concordo plenamente com você Batista do Vale, 4-4-2 sem a bola todos atrás da linha da bola, com a bola liberdade para Pitom pela esquerda e Paulo Henrique pela direita atacar os lados na frente dos dois volantes Payer e Guadame movimentando e pisando na área e Veguete e Rayan atacando a área por dentro tempo todo ficar esperto perdeu a bola vai na falta volta todos para trás da linha da bola aí é só treinar que dá certo!

  • Responder

    Então, eu tentaria um esquema com 3 zagueiros

  • Responder

    Gente o vasco tem que joga num 4 4 2 sendo o hugo mora de volante sfoza e guadame de meras de ligação e o payt de meia atacante ser pisando na área pra finaliza tbm. vegete e raian nk atacante. O meio campo formado num lozango.

Comente

Veja também
Álvaro Pacheco em entrevista coletiva
Álvaro Pacheco não teme demissão no Vasco e aposta na continuidade do trabalho

Técnico do Vasco da Gama, Álvaro Pacheco completou três jogos sem vitória no comando do Gigante da Colina.

JP estreia pelo profissional do Vasco
Notas dos jogadores do Vasco contra o Cruzeiro

Notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida desta quarta-feira, contra o Cruzeiro, pela 33ª rodada do Brasileiro.

Galdames em jogo contra o Cruzeiro
Álvaro Pacheco comenta críticas da torcida a Galdames

Criticado por boa parte da torcida do Vasco da Gama, o volante Galdames recebe elogios do técnico Álvaro Pacheco.

Álvaro Pacheco durante jogo em São Januário
Álvaro Pacheco analisa empate do Vasco contra o Cruzeiro; veja a entrevista coletiva

Álvaro Pacheco ficou satisfeito com o desempenho do Vasco da Gama em jogo contra o Cruzeiro e diz que time merecia ter vencido.

Álvaro Pacheco em entrevista coletiva
Álvaro Pacheco ouve gritos de burro e atinge marca negativa pelo Vasco

O português Álvaro Pacheco tem o pior início de trabalho de um técnico sob o comando Vasco da Gama desde 2018.