Alerj aprova projeto que declara São Januário patrimônio do Rio de Janeiro

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprova projeto para tornar São Januário patrimônio histórico; confira.

Festa dos vascaínos em São Januário
Festa dos vascaínos em São Januário

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quinta-feira, projeto de lei que declara São Januário, estádio do Vasco, um patrimônio histórico, cultural e turístico do estado do Rio de Janeiro. O projeto segue agora para sanção do governador, que tem até 15 dias para decidir.

Um dos principais objetivos desta declaração é aumentar a atratividade do estádio como destino turístico, chamando atenção de visitantes nacionais e internacionais interessados em vivenciar a cultura do futebol carioca e aprender sobre sua história. Além disso, o projeto reconhece São Januário como um símbolo da luta antirracista não apenas no futebol e no esporte, mas também na história do estado do Rio de Janeiro.

Até a construção do Estádio do Maracanã, em 1950, São Januário foi o principal estádio do Rio de Janeiro e testemunhou momentos históricos para o futebol. Foi palco de partidas oficiais entre grandes times brasileiros e estrangeiros e também serviu como casa da seleção brasileira por muitos anos. O projeto de lei 1950/23 é de autoria dos deputados Vinicius Cozzolino e Prof. Josemar.

Após a conclusão das arquibancadas, São Januário foi considerado o maior estádio da América do Sul até a construção do Centenário, no Uruguai, para a Copa de 1930.

Com 274 metros, a fachada principal é feita no estilo neocolonial, movimento que valoriza a arquitetura colonial e barroca e as raízes luso-brasileiras. Desenhada pelo arquiteto português Ricardo Severo, ela é a porta de entrada para a Tribuna de Honra e setores administrativos do clube, além da sala de troféus. Apesar de ter recebido algumas reformas ao longo dos anos, ela nunca perdeu suas características originais e foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

A declaração de patrimônio não interfere no projeto de reforma do estádio, que está em vias de ter início. O Vasco acelera trâmites burocráticos para começar a grande obra de São Januário em 2025. A fachada, como é tombada, precisará ser mantida.

Fonte: Globo Esporte

2 comentários
  • Responder

    Pronto!!!! Teremos um estádio velho, para sempre.

  • Responder

    Em vez de patrimônio do Rio de Janeiro eu prefiro patrimônio da torcida vascaina.
    como sempre foi com garra e a força dos torcedores vascainos que nossa colina foi construída.

Comente

Veja também
Vasco perde para o Bahia pelo Brasileiro Sub-20

O Vasco da Gama perdeu para o Bahia pelo placar de 5×1 nesta quinta-feira, pela 5ª rodada do Brasileiro Sub-20.

Coutinho e Adson treinam normalmente e devem enfrentar o Sport

Após problemas físicos, Coutinho e Adson treinam no CT Moacyr Barbosa e devem integrar lista de relacionados do asco da Gama contra o Sport.

Vasco anuncia contratação de promessa da base do Coritiba

Vasco da Gama anuncia a contratação do atacante Whalacy, revelado nas categorias do base do Coritiba e com passagens pelo Palmeiras.

Vasco tenta reduzir folha salarial para contratações na próxima janela

Com desejo de qualificar o plantel na próxima janela, o Vasco da Gama tenta negociar jogadores que estão fora dos planos.

Vegetti pede personalidade e coragem ao elenco do Vasco em preleção

Vegetti pede a palavra antes de duelo entre Vasco da Gama e Puerto Cabello e faz discurso forte no vestiário.

Permanência de Carille no Vasco depende do desempenho contra o Sport

Pressionado no cargo, Fábio Carille terá mais uma chance de apresentar evolução no comando do Vasco da Gama.

Santos ainda deve R$ 6,8 milhões ao Vasco

Com o Vasco da Gama entre as principais dívidas do Santos, o clube paulista deve quase R$ 7 milhões ao Cruzmaltino, por compra de Nathan.

Discurso de Vegetti marca bastidores de Vasco 1 x 0 Puerto Cabello; assista

Assista aos bastidores da vitória do Vasco da Gama contra o Puerto Cabello em São Januário pela segunda rodada da Sul-Americana.

Jair recebe sondagens e pode deixar o Vasco

Fora do confronto diante do Puerto Cabello, Jair está na mira de clubes da MLS e tem futuro incerto no Vasco da Gama.

Marcelo Sant’Anna confirma que Vasco vai priorizar copas em 2025

Diretor de Futebol do Vasco da Gama, Marcelo Sant’Anna garantiu que o foco do Clube em 2025 será a Sul-Americana e a Copa do Brasil.