Alerj aprova projeto que declara São Januário patrimônio do Rio de Janeiro

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprova projeto para tornar São Januário patrimônio histórico; confira.

Festa dos vascaínos em São Januário
Festa dos vascaínos em São Januário

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quinta-feira, projeto de lei que declara São Januário, estádio do Vasco, um patrimônio histórico, cultural e turístico do estado do Rio de Janeiro. O projeto segue agora para sanção do governador, que tem até 15 dias para decidir.

Um dos principais objetivos desta declaração é aumentar a atratividade do estádio como destino turístico, chamando atenção de visitantes nacionais e internacionais interessados em vivenciar a cultura do futebol carioca e aprender sobre sua história. Além disso, o projeto reconhece São Januário como um símbolo da luta antirracista não apenas no futebol e no esporte, mas também na história do estado do Rio de Janeiro.

Até a construção do Estádio do Maracanã, em 1950, São Januário foi o principal estádio do Rio de Janeiro e testemunhou momentos históricos para o futebol. Foi palco de partidas oficiais entre grandes times brasileiros e estrangeiros e também serviu como casa da seleção brasileira por muitos anos. O projeto de lei 1950/23 é de autoria dos deputados Vinicius Cozzolino e Prof. Josemar.

Após a conclusão das arquibancadas, São Januário foi considerado o maior estádio da América do Sul até a construção do Centenário, no Uruguai, para a Copa de 1930.

Com 274 metros, a fachada principal é feita no estilo neocolonial, movimento que valoriza a arquitetura colonial e barroca e as raízes luso-brasileiras. Desenhada pelo arquiteto português Ricardo Severo, ela é a porta de entrada para a Tribuna de Honra e setores administrativos do clube, além da sala de troféus. Apesar de ter recebido algumas reformas ao longo dos anos, ela nunca perdeu suas características originais e foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

A declaração de patrimônio não interfere no projeto de reforma do estádio, que está em vias de ter início. O Vasco acelera trâmites burocráticos para começar a grande obra de São Januário em 2025. A fachada, como é tombada, precisará ser mantida.

Fonte: Globo Esporte

2 comentários
  • Responder

    Pronto!!!! Teremos um estádio velho, para sempre.

  • Responder

    Em vez de patrimônio do Rio de Janeiro eu prefiro patrimônio da torcida vascaina.
    como sempre foi com garra e a força dos torcedores vascainos que nossa colina foi construída.

Comente

Veja também
Vegetti em jogo contra o São Paulo
Vegetti busca encerrar jejum pelo Vasco diante do Internacional

Sem marcar há 5 jogos, o atacante Vegetti quer voltar a balançar a rede, já que ainda sonha com a artilharia do Brasileiro.

Edmundo é ídolo do Vasco
Edmundo comenta cogitação de Danilo e indica 2 nomes para reforçar o Vasco

Edmundo foi ousado em indicar dois reforços de peso para o ataque do Vasco da Gama e analisou cogitação de Danilo.

Vegetti comemorando gol contra o Athletico-PR
Postulantes à artilharia, Vegetti e Borré lideram métrica de gols no Brasileiro

Vasco x Internacional marca o encontro entre Vegetti e Borré, atacantes que ainda sonham com a artilharia do Brasileiro.

Jogadores do Vasco em jogo contra o Criciúma
Saiba quem são os 5 jogadores mais valiosos de Vasco e Internacional

O Vasco da Gama tem atualmente o elenco mais valioso que o Internacional, adversário de hoje, segundo o site Transfermarket.

CT Moacyr Barbosa
Veja detalhes do projeto inicial de reforma do CT do Vasco

O Vasco da Gama quer aumentar a quantidade de campos do CT Moacyr Barbosa e integração com profissional e base.