Alerj aprova projeto para Maracanã ser rebatizado com nome do Rei Pelé

Parlamentares aprovaram mudança de nome do Maracanã de Jornalista Mário Filho para Edson Arantes do Nascimento - Rei Pelé.

Estádio Jornalista Mário Filho - Maracanã
Estádio Jornalista Mário Filho - Maracanã (Foto: Bruno Lordello)

Os deputados da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovaram nesta terça-feira (09), em regime de urgência, a mudança do nome oficial do estádio do Maracanã de ‘Jornalista Mário Filho’ para ‘Edson Arantes do Nascimento – Rei Pelé’. O projeto ainda depende da sanção do governador em exercício, Cláudio Castro, para virar lei, e foi aprovado em votação simbólica. Apenas a bancada do PSOL registrou voto contrário.

O texto aprovado dá o nome de Mário Filho ao complexo, que inclui ainda o ginásio poliesportivo Maracanãzinho, o parque aquático Júlio Delamare e o estádio de Atletismo Célio de Barros. Integrante da única bancada a votar contra, o deputado Flávio Serafini (PSOL) questionou a mudança:

— O jornalista Mário Filho foi um jornalista não só comprometido com a democracia, como também extremamente atuante no campo esportivo — afirmou — Não posso negar que me dói imaginar uma mudança de estádio Mario Filho para Estádio Rei Pel — completou.

Autor do projeto, o presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), afirmou que a mudança não vai alterar a forma como o estádio é chamado:

— O Rei Pelé é o maior jogador de todos os tempos do planeta. Não tenho dúvida que o Maracanã vai continuar sendo chamado de Maracanã — discursou.

Líder do governo Cláudio Castro na Alerj, o deputado Márcio Pacheco também foi favorável à medida:

— Dar o nome deste símbolo mundial ao símbolo maior do futebol, que é o Rei Pelé, não é só muito justo, é necessário, ainda mais em vida — destacou.

Também nesta terça-feira a Alerj aprovou, em primeiro turno, a proposta de emenda constitucional (PEC) que desvincula 30% do saldo de todos os fundos estaduais, para custeio do Programa Supera Rio. Também aprovado pela Alerj, o programa foi sancionado pelo governador em exercício, Cláudio Castro, e garante auxílio emergencial de até R$ 300 às pessoas em situação de vulnerabilidade durante a pandemia de coronavírus.

Fonte: Extra Online

3 comentários
  • Joel Filagrana - 10 de março de 2021

    Olha moro em Santa Catarina, mas vão achar o que fazer e deixem o nome do Marca como sempre foi. E o Pelé que botem o nome em outro estádio. Vão é cuidar da saúde povoem vez de ficar tratando desse tipo de assunto.

    Responder
  • Ferreira - 10 de março de 2021

    Deviam mudar o nome para “Maracanã”. Ninguém vai assistir a um jogo no Estádio Mário Filho e nem irá assistir a um jogo no Estádio “Edson Arantes do Nascimento – Rei Pelé”. O povo, o torcedor vai ao Maracanã. Podem colocar o nome que quiser, o povo já escolheu o seu.

    Responder
  • Valdimar Augusto de Medeiros - 10 de março de 2021

    Muita frescura, respeitamos o rei do futebol mas não precisaria fazer essa mudança do Mario Filho, inclusive já existe estádio com nome de Pelé.

    Responder
Deixe sua opinião

Últimas notícias
21 de janeiro de 2022
Vasco aposta em jogadores com menos idade, maiores e com mais rodagem na Série B

Vasco da Gama muda perfil de contratações e investe em atletas mais novos, com maior estatura e mais tarimbados na Série B.

Nenê curte folga em Cabo Frio e tira foto com torcedor do Vasco

Elenco ganhou folga nesta sexta-feira (21) e o meia Nenê aproveitou para curtir a cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio.

Taça Guanabara só terá VAR nos clássicos

Recurso da arbitragem de vídeo só será utilizado nos jogos da primeira fase que envolvam a participação dos quatro grandes.

Elenco do Vasco campeão da Copinha em 1992 celebra 30 anos da conquista

Jogadores do Vasco da Gama que conquistaram a única Copinha da história do Clube comemoram os 30 anos do titulo.

Rescisões de Caio Lopes e Lucas Santos são publicadas no BID

Jogadores formados na base do Vasco da Gama, Caio Lopes e Lucas Santos tiverem suas rescisões de contrato publicadas no BID da CBF.

Fundo interessado na SAF do Vasco acumula inexperiência e crises de gestão

O grupo americano 777 Partners, que manifestou interesse na SAF do Vasco da Gama, soma falta de experiência e confusões no currículo.

Galarza e Cangá aparecem no BID; Getúlio e Matheus Barbosa aguardam liberação

Matías Galarza e Luis Cangá estão regularizados na CBF e poderão jogar na estreia do Vasco da Gama no Campeonato Estadual.

Confira as informações sobre ingressos para a estreia do Vasco no Carioca

Veja tudo que você precisa saber sobre a venda de ingressos para a partida de estreia do Vasco da Gama no Campeonato Carioca.

Caio Lopes se despede do Vasco

Caio Lopes, ex-jogador do Vasco da Gama, se despediu do Clube nesta sexta-feira através de postagem no Twitter.

Vasco lança ingressos colecionáveis digitais para o Carioca 2022

O Vasco da Gama lançou em parceria com a Block4, ingressos colecionáveis digitais para o Campeonato Carioca 2022.

Veja mais notícias