Adversários pelo Brasileiro, Vasco e Sport tem ídolos em comum

Vasco da Gama e Sport Recife tem jogadores históricos que vestiram a camisa dos Clubes ao longo da história.

Juninho Pernambucano na 2ª passagem pelo Vasco
Juninho Pernambucano na 2ª passagem pelo Vasco

Vasco e Sport se enfrentam neste sábado, às 21h, em São Januário, pela terceira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, num duelo que marca o encontro entre dois clubes que compartilham jogadores marcantes para suas histórias.

Lembramos três deles: Juninho Pernambucano, Diego Souza e Ademir Menezes. Cada um, em sua época, teve passagem de destaque, tanto pelo lado vascaíno, quanto pelo rubro-negro. Com a direito a títulos, gols e jogos históricos.

Reizinho da Ilha e da Colina

Natural do Recife, Juninho surgiu para o futebol no Sport, onde atuou entre 1993 e 1994. Foram 24 jogos e 7 gols marcados antes da transferência para o Vasco, em 1995, então com apenas 20 anos. Em São Januário, construiu boa parte da carreira como jogador: conquistou títulos como a Libertadores de 1998 e os Brasileiros de 1997 e 2000. Foi para a Europa e voltou para defender o clube novamente, onde encerrou a carreira.

Quando os caminhos se cruzaram, como foi o desempenho de Juninho?

O meia chegou a enfrentar o Vasco uma vez pelo Sport, em 1994, num empate em 0 a 0. Pouco depois, junto com o atacante Leonardo, se transferiu para o clube carioca.

Como atuou mais tempo pelo Vasco, fez mais jogos contra o Sport vestindo a camisa cruzmaltina. O meia enfrentou o Leão em cinco oportunidades e não se deu bem. São três vitórias rubro-negras, um empate e apenas uma vitória.

Os confrontos de Juninho:

Pelo Sport contra o Vasco

  • 09/11/1994 – Sport 0 x 0 Vasco

Pelo Vasco contra o Sport

  • 13/09/1995 – Sport 1 x 0 Vasco
  • 14/08/1996 – Vasco 1 x 2 Sport
  • 25/07/1999 – Sport 0 x 0 Vasco
  • 08/08/2012 – Sport 0 x 2 Vasco
  • 04/11/2012 – Vasco 0 x 3 Sport

Um embate marcante foi o de 1996, quando Juninho viveu uma noite de protagonista e vilão: marcou um dos gols do Vasco na derrota por 2 a 1, mas acabou expulso ainda no segundo tempo.

Em 2012, novamente balançou as redes do Sport, cobrando falta, na vitória vascaína por 2 a 0 na Ilha do Retiro. Na comemoração, Juninho, que foi hostilizado pela torcida rubro-negra, soltou beijos para as arquibancadas.

No mesmo ano, porém, pelo returno do Brasileiro, o Vasco sofreu com a força do Leão em São Januário, na derrota por 3 a 0.

Coração dividido

Diego Souza também brilhou nos dois clubes. No Vasco, chegou em 2011 após passagem pelo Atlético-MG e rapidamente assumiu o papel de protagonista. Foi campeão da Copa do Brasil de 2011 e vice do Brasileirão no mesmo ano. Em 2012, viveu altos e baixos, como a histórica chance desperdiçada contra o Corinthians na Libertadores, quando parou no goleiro Cássio.

No Sport, Diego construiu uma história forte com o clube e a torcida. Chegou em 2014, liderou o time nos anos seguintes e viveu seu auge pessoal em 2016: foi vice-artilheiro do Brasileirão com 14 gols e convocado por Tite para a Seleção Brasileira, mesmo atuando fora do eixo Rio-SP. Voltou ao clube em 2017 e depois em 2023, quando se aposentou vestindo a camisa rubro-negra.

A conexão entre Diego Souza e os dois clubes vai além do campo. O agora ex-jogador já declarou que é torcedor do Vasco desde a infância – e que a paixão passou para o filho dele. Assim como também revelou que o Sport conquistou um lugar especial no seu coração.

“Eu, com certeza, até o resto da minha vida vou assistir jogo do Vasco, do Grêmio e do Sport”, declarou.

Ademir Menezes: o pioneiro

Décadas antes de Juninho e Diego, Ademir Menezes foi o primeiro grande elo entre Sport e Vasco.

Ademir iniciou sua carreira profissional no Sport, onde jogou de 1939 a 1942. Com apenas 18 anos, foi campeão estadual invicto, sendo artilheiro do time e da competição com 11 gols.

Durante uma excursão do Sport pelo Brasil, em 1942, ele se destacou em uma partida contra o Vasco, marcando dois gols na vitória por 5 a 3. Esse desempenho chamou a atenção do clube carioca, que o contratou ainda naquele ano.

No Vasco, Ademir escreveu uma das páginas mais lendárias da história do clube. Teve duas passagens: de 1942 a 1945 e depois entre 1948 e 1956, sendo parte fundamental do timaço conhecido como “Expresso da Vitória”. Nesse período, conquistou uma infinidade de títulos e foi figura importante da seleção brasileira, inclusive, sendo artilheiro da Copa do Mundo de 1950.

Em 1957, voltou ao Sport para encerrar a carreira. Seu último jogo foi um amistoso entre Sport e Bahia, na Ilha do Retiro.

Fonte: Globo Esporte

1 comentário
  • Responder

    Ele foi o maior deles , artilheiro inconteste . Disputou uma temporada pelo Fluminense contratou Gentil Cardoso e , este ao ser contratado , pediu a diretoria do tricolor ” ,me dê o Admir e , eu lhes darei o título e , foi o que aconteceu o tricolor das Laranjeiras foi campeão com o Admir fazendo os gols necessário para a conquista do título .Mas o bom filho a casa torna , ele voltou ao Vasco para ser artilheiro e campeão .Na minha opinião ele fez mais para o Vasco do que os outros dois juntos fizeram .

Comente

Veja também
Camisas do Vasco com homenagem a Dinamite vão a leilão

Peças utilizadas pelos atletas titulares na partida contra o Sport irão gerar fundos para Associação de Moradores da Cidade de Deus.

Vasco assina de contrato de formação com 6 atletas da base

Vasco da Gama oficializou a assinatura de contratos com seis promessas oriundas de suas categorias de base.

Homenagens a Dinamite e Vegetti marcam bastidores de Vasco x Sport; assista

Assista aos bastidores da vitória do Vasco da Gama contra o Sport, em São Januário, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

Vasco termina a 3ª rodada no G4 do Brasileiro

Vasco da Gama tem bom início de Campeonato Brasileiro, sobretudo jogando em São Januário, onde soma duas vitórias.

Vasco vence o Maricá pela Copa Rio Sub-20

Vasco da Gama enfrentou o Maricá, neste domingo (13), pela quinta rodada da Copa Rio Sub-20, no Estádio Nivaldo Pereira.

Vegetti entra no top 20 de estrangeiros com mais gols no Brasileiro; veja lista 

Centroavante do Vasco da Gama, Vegetti marcou seus gols de número 24 e 25 na vitória sobre o Sport, pelo Campeonato Brasileiro.

Vitória do Vasco contra o Sport esfria pressão sobre Carille

Técnico do Vasco da Gama, Fábio Carille estava na corda bamba antes do jogo do último sábado (12), diante do Sport.

Lédio Carmona comenta atuações de Coutinho e aponta evolução

O comentarista Lédio Carmona aprovou as últimas atuações e diz que Coutinho superou a desconfiança da torcida do Vasco.

Rayan vive início animador no Vasco e ultrapassa número de gols de 2024

O atacante Rayan já balançou a rede 3 vezes em 9 jogos disputados pelo Vasco em 2025, sendo apenas 5 como titular.

Vasco homenageia Vegetti por artilharia no século XXI

Presidente Pedrinho entrou a placa de homenagem ao atacante do Vasco da Gama, que vem se destacando com gols na temporada.